Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Segurança insegura

29 de novembro de 2009 12

Neste domingo os guardas de trânsito de Blumenau trabalharam dobrado: jogo do Metropolitano e desfile de Natal.

Conversei com alguns deles, que levaram o assunto para a aprovação da Guarda Municipal (armada) em Balneário Camboriú. Torcem para que seja aprovada igual aqui. Relatou-me um deles:

- Virei a noite de sábado para domingo, tive que deter bêbados, noites dos fins de semana são perigosas. E eu lá, só na moral, sem uma arma para me garantir, os baderneiros sabendo disto. Dá medo. A tensão rebenta com a gente.

Tudo bem, dá para entender. O que não encaixa é guarda de trânsito virando a noite sem apoio da Polícia Militar para garantir a segurança.

Só na moral não dá, nem é recomendado.

Postado por Valther Ostermann

Comentários (12)

  • Guto Oliveira diz: 30 de novembro de 2009

    Esquecestes de mais um evento: a Meia Maratona… Neste eles tiveram o maior trabalho.

  • Leandro Karasinski diz: 1 de dezembro de 2009

    Não é função da Guarda de Trânsito deter bêbados. Eles precisam sim é do apoio da PM. Esse é o problema, a falta de apoio da PM. Não se pode corrigir um erro comentendo outro. Com certeza acaba em morte. A única arma para a guarda de trânsito deve ser o bloco de multa.

  • Dias diz: 30 de novembro de 2009

    Realmente fica dificil de falar com pessoas que não pensam segurança pública, guarda municipal desarmada é o mesmo que pedreiro sem colher! Não existe trabalho bem feito sem condições para isso… só na moral fica dificil

  • Cláudio diz: 30 de novembro de 2009

    É o que dá, quando os municípios se metem a suprir um serviço que é atribuição do Estado. Desistem de obter algo do Estado porque não tem força política. Aqui em Bal.Camboriú estão cometendo esta mesma asneira. A propósito, uma das várias emendas aprovadas sobre a lei de criação da guarda aqui em BC é que não vão poder atuar em trânsito, nem em ações ambientais.Serão guardinhas de praças que vão se incomodar com os bebuns. Se a PM já não se acerta bem com a Polícia Civil, que dirá com mais uma?

  • Sidnei Venturi diz: 30 de novembro de 2009

    E aquele abono de R$ 2.000,00 para os delegados ?? Saiu ?? Pra eles deve ter saído !!

  • Julio de Blumenau diz: 30 de novembro de 2009

    Tá tudo errado. Não tem comando nessa cidade.
    Isso passa por gerenciamento, coisa dificil de ver em Blumenau.

  • Ivan diz: 30 de novembro de 2009

    Gambá, como assim não concordar com a autuação? A autoridade ali não é a polícia? Se vc não concorda com a mesma, recorra. Típica mania de brasileiro de se achar o máximo em tudo, inclusive passar por cima da autoridade constituída.

  • Gambá diz: 29 de novembro de 2009

    Muito bom. Já existem duas polícias ineficientes e agora querem criar mais uma. Assim quando pararmos numa blitz, vamos também correr o risco de ser baleados por não concordar com a autuação. Eu acho que o que falta para as polícias é inteligência.

  • Gambá diz: 30 de novembro de 2009

    Concordo contigo Ivan. Falei besteira e assumo. Mas ainda assim, continuo com medo de levar um tiro quando colocar a mão no bolso para apresentar os documentos. O Valther reproduziu no Post a fala do agente de trânsito: “Dá medo. A tensão rebenta com a gente”. Podemos deduzir que alguém com medo e tenso, portando uma arma, pode ser muito perigoso para mim e para você. Como o Valther falou, é preciso que a PM apoie as operações da GMT. Reitero apenas que: Já temos polícias ineficientes demais.

  • Marcelo Greuel diz: 30 de novembro de 2009

    É necessário e urgente a criação da guarda municipal patrimonial, armada ou não, precisa ser melhor avaliado ,isso, para cuidar dos pequenos delitos, nossas praças e parques, maratonas , desfiles , competições esportivas e tudo o mais, para que a Polícia Militar possa estar nas áreas mais carentes e onde a criminalidade é cada vez maior e não cuidando de pequenos delitos. A guarda de Trânsito é para cuidar de trânsito .Só do trânsito.

  • Bueno diz: 1 de dezembro de 2009

    O guarda de trânsito, em Blumenau, deveria ter treinamento com o BOPE, pois o que mais tem é motorista metido nesta cidade. Metido a besta. Metido a ter razão. Principalmente quando, de madrugada, tá com os cornos cheios de alcool e vem com aquele papinho: “Voxe xabi cumguem dá falanu? Xô amigu du Marxal, xe xabia?”. Ah, se eu fosse guarda de trânsito. A multa era enfiada na boca do imbecil com a tonfa, pra deixar de ser besta.

  • Valdemir Nicoletti diz: 30 de novembro de 2009

    Concordo com o JULIO. Estamos sem comando nssa cidade. Temos um camara de vereadores, cujos edís, ainda não sabem a que vieram. Enquanto alguns “vereadores vivem tirando licença pra seuplente assumir e ficar só 30 dias, outros ficam criando leis que não pegam ou fazendo títulos de homenagem. E prefeito, bom esse já sabemos que não temos faz tempo! E nem vice temos também. Vivemos em uma cidade onde obrigações temos bastante, mas serviços em retorno…sem comentários.

Envie seu Comentário