Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Enxaimel

28 de maio de 2010 6

Caro Valther,

admiro muito a tua personalidade e a maioria das opiniões sobre os assuntos comentados na coluna, mas permito-me discordar frontalmente em relação à arquitetura do novo prédio dos Correios. Entendo perfeitamente o seu ponto de vista, era o mesmo de alguns “administradores” locais que já passaram pelo Paço Municipal e é também a opinião de alguns leigos que nada entendem de arquitetura mas gostam de dar opinião em tudo.

Sugiro que vc leia o post que fiz no meu blog há cerca de um mês – veja emhttp://blogdolindner.wordpress.com/2010/04/03/estilos-em-arquitetura/ Qualquer pessoa com um mínimo de cultura (desculpe – não é evidentemente o seu caso!) e vivencia internacional, percebe que aquilo é uma “casa de bonecas”. Assim como o próprio prédio da Prefeitura Municipal, que é somente uma “casca”, pois o seu interior nada reflete de enxaimel ou algo parecido.

Assim como é Gramado (mais autentico – porque não é aquele “enxaimeloso”) ou até na Alemanha, aquela cidadezinha às margens do Reno. Só que lá ao menos fizeram os interiores também no estilo enxaimel!

Blumenau precisa caracterizar um “estilo” (não existem estilos) mantendo a sua arquitetura atual e antiga , ao menos em toda a área central da cidade, que deveria ser preservada exatamente como está hoje (até com o novo prédio dos Correios). Entre Beira-Rio e Rua Sete/ entre Rua Paulo Zimmermann e Rua Alwin Schrader, a cidade deveria ficar EXATAMENTE como está , sem construir e/ou demolir nada e utilizando as áreas ainda “livres” para a criação de parques e áreas públicas verdes – com uma única modificação: implodir o esqueleto do América! A Mobilidade Urbana agradeceria! e a Qualidade de Vida também!

Arquiteto Alfredo Lindner jr., Blumenau

Comentários (6)

  • eduardo machado diz: 28 de maio de 2010

    Tem que parar com essa palhaçada de construções em estilo enxaimel,até pq quem conhece a Alemanha,sabe que lá tem umas das arquiteturas mais modernas do mundo.

  • André diz: 28 de maio de 2010

    Achei bonito o prédio do Correio, melhor que o antigo.

  • Fábia diz: 28 de maio de 2010

    Achei pertinente o comentário do Arquiteto Alfredo Lindner Jr. Devemos conservar as construções antigas, com suas características próprias da época em que foram edificadas. Enxaimel ou não! Inclusive como deveria ter sido preservado o antigo prédio dos Correios, que era muito bonito e um marco para a cidade!

  • Bueno diz: 29 de maio de 2010

    Quando eu era criança, eu tive uma casa na árvore.
    Ainda quero construir uma casa em forma de caverna.
    Acho legal esse saudosimo de gerações passadas.

  • Alfredo Lindner jr. diz: 29 de maio de 2010

    Valther, quando enviei este comentário por e mail, não imaginei que acabasse no blog, mas acho legal. Apenas para mostrar um pouco desta história real – como não consigo copiar e colar aqui – na edição do dia 1o. de fevereiro de 2005 do Santa, no Informe Economico (que era assinado pela Ana Paula Bandeira) há uma foto do prédio antigo dos Correios (demolido em 99) e um comentário da Ana Paula dizendo “curioso, nenhuma das vinte empresas de Blumenau e região convidadas a participar da licitação do projeto se interessou”. Como já naquela época eu não “engolia sapo”, me comuniquei com ela e pedí que ela me informasse quais foram as empresas (20 ????) convidadas. Depois de muita insistencia dela, ela me respondeu dizendo que NÃO conseguiu a informação, da Regional dos Correios, em Florianópolis. Obviamente foi uma daquelas licitações publicas que todos nós conhecemos!

    Aproveitando…concordo plenamente com o comentário da Fábia (acima), dizendo que “deveria ter sido preservado o antigo prédio dos Correios, que era muito bonito e um marco para a cidade!” MIL VEZES MAIS BONITO! E LEGÍTIMO – NÃO UMA CASCA.

  • Charles diz: 31 de maio de 2010

    Eu já penso diferente : nem falso enxaimel (já que o verdadeiro é muito caro e inviável de fazer) muito menos aquele prédio horrível que era o correio antigo. Coloca um prédio comercial envidraçado. Na Alemanha em cidades modernas eles são a bola da vez. Se é pra copiarmos, vamos copiar direito os “alemões”.

Envie seu Comentário