Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2011

Democracia

31 de março de 2011 3

O direito dos jornalistas de criticar pessoas públicas, quando motivado por razões de interesse coletivo, não pode ser confundido com abuso da liberdade de imprensa.

Esse foi o fundamento do ministro Celso de Mello para rejeitar pedido de indenização do desembargador aposentado Francisco de Oliveira Filho, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, contra o jornalista Cláudio Humberto.

Vale por três

31 de março de 2011 9

Curitiba, parâmetro brasileiro para o transporte público, adotou  este trem aí – Mega BRT biarticulado -, considerado o maior ônibus do mundo.

Tem 28 metros de comprimento,  2,6 metros de largura e 2,20 metros de altura interna. Pode transportar até 300 passageiros.

Caberia em Blumenau, neste esforço que se faz para melhorar o transporte público? Nossa topografia é complicada, mas vai que dê…

(Foto: Divulgação)


Amigos

30 de março de 2011 2

Valther,

sei que recebes dezenas de e-mails diários e que talvez nem leias este;  mesmo assim vale a tentativa:

- Como esta semana está repercutindo o caso do cão que atacou a criança da cidade de Joinville, e sendo defensora e amante dos nossos amigos de quatro patas, gostaria que pudesses colocar esse vídeo para as pessoas assistirem e vendo o lado bom do que eles fazem a nós, seres humanos, e o quanto temos a aprender com eles.

Fatalidades acontecem, muitas  vezes pelas más condições a que  são submetidos.

Cintia Henning, de Blumenau.





Batalha inglória

30 de março de 2011 4

O sujeito é detido com droga no bolso, alega que é consumidor e livra a cara. Traficantes varejistas usam esta brecha da lei. Sempre portam pequenas quantidades e, assim assegurados, comercializam sem receio.

Aí outro sujeito é filmado – imagem e som – oferecendo cocaína, dando preço e forma de pagamento – até no cartão -, e então alega que foi tudo brincadeira e é liberado. Não houve flagrante, diz a autoridade policial, certamente fundamentada na lei.

E os consumidores consomem, e fazem rodar a roda do tráfico, eles que são a razão de existir tudo isto.

A polícia corre atrás, investiga, faz campana, detém e prende, a lei manda liberar, e só ficam na rede peixes miúdos que entopem os presídios.

A polícia enxuga gelo.

Zé Alencar

29 de março de 2011 3

A morte redime os políticos. E ressuscita os chavões. O ex-vice-presidente José Alencar faleceu hoje, depois de bater de frente com o câncer. Não foi sem luta, a morte teve que suar para levá-lo. Grande sujeito, o Zé Alencar, na doença.

Agora, a redenção e os chavões. Todos, absolutamente todos os políticos enaltecem o político que se foi. Quem sempre bateu no Zé, bate agora naquela tecla que todos batem: “Zé Alencar deixa um vazio… o Brsil perde um grande homem… personagem da história… exemplo de patriota…”

É difícil detectar alguma sinceridade nas manifestações. Diria até que é impossível. Assim como também é praticamente impossível fugir dos chavões. O que dizer numa ocasião assim?

Mas que a morte redime, redime. Pelo menos no curto prazo.


Ligação internacional

28 de março de 2011 1

Ibsen é um norueguês interessado no Brasil. Nunca pisou aqui, mas quer saber tudo daqui. Não se explica. Ligou-me ontem:

- E José Boiteux?

- Sim?

- Não tem prefeito e não tem vereadores. Como pode?

- Tem prefeito. Interino. E tem vereadores, sim.

- Mas se estão impedidos de trabalhar, é a mesma coisa que não ter, não é?

- Olha, Ibsen…

– E a puxada de cavalos, este ano, como será?

- Já foi. O Ministério Público autorizou.

- Ministério Público? Eles entendem de cavalos?

-Olha, Ibsen…

- E o processo do Mensalão, como terminou o julgamento?

Desconversei, aleguei outra ligação me aguardando, desliguei. Já antevia a próxima pergunta:

- Como é que o preço da gasolina de vocês depende da safra de cana?

Ah, meu Brasil...

27 de março de 2011 5

Desculpem o mau jeito, mas a semana começa sob o impacto de duas péssimas notícias: em agosto deste ano, ou seja, daqui a pouco, 22 réus do Mensalão estarão livres de uma das principais acusações, o de formação de quadrilha. Prescrição, sabem como é…

A certeza do esvaziamento do processo é tanta que alguns dos réus já ocupam cargos importantes no governo federal.

A outra também tem a ver com políticos: a entrada em vigor da Lei da Ficha Limpa pode levar até dez anos. Outra vez o tempo corre a favor dos réus. Uma década é tempo suficiente até para limpar fichas. Ou cair no esquecimento.

Sem luz

25 de março de 2011 1

A gente nem se dá conta de que a maior causa de interrupção do fornecimento de energia elétrica é o abalroamento de postes. Em miúdos: motoristas que detonam postes. E cada um derrubado deixa uma multidão de consumidores no escuro.

Muitos daqueles motoristas estão bêbados,  daí? A fiança por dirigir embriagado é merreca, nem faz cócegas. Basta pagar, ir para casa curar o porre e tudo ficará como antes. O máximo de desconforto que poderá ter será ressarcir o prejuízo da Celesc, isto se não resolver contestar, e assim protelar ad infinitum o processo.

Desconforto para valer têm aqueles que ficam no escuro por causa de alguns bebuns.

O outro desconforto  é com a impunidade que vigora neste país, e com tantas leis boazinhas.



Cada uma!

24 de março de 2011 1

O Concórdia ganhou do Figueirense, na última quarta-feira. E já tem gente afirmando que é o resultado positivo das câmeras de vigilância que foram instaladas dentro dos apartamentos dos atletas.

Ah, vocês não sabiam? Pois foram.

A dúvida é saber o que é mais ridículo: as câmeras ou a afirmação.

Ao vivo

23 de março de 2011 0

Nesta quinta, 19h30, Pancho e eu estaremos mais uma vez, ao vivo (ainda bem!), conversando com os amigos que nos acompanham no twitter, e também com os que não. Será pelo Twitcam, direto da Redação. Do Santa, claro.

No horário, divulgaremos o link por Twitter e pelo site do Santa. Participe com perguntas e acrescente o seu ponto de vista sobre os assuntos debatidos.

Então é assim:  um bate papo. Vocês e nós. A tecnologia é uma maravilha.