Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de abril 2011

Vai depender das crianças

30 de abril de 2011 3

Mil metros cúbicos de resíduos sólidos, quantidade que dá para cobrir um campo de futebol com entulhos.

Isto é o que foi retirado do fundo do rio Itajaí somente por uma draga, em pouco mais de um mês de trabalho, no Complexo Portuário de Itajaí.

Entre os resíduos estão grande quantidade de pneus, redes de pesca, ferragens, entulhos da construção civil, além de fogões, geladeiras, móveis, entre outros eletrodomésticos e utensílios de casa descartados pela comunidade no rio.

Cá entre nós, vai ser preciso acabar toda água aproveitável antes que os brasileiros comecem a preservar. Se der tempo.

Mas calma… as novas gerações já dão sinal de que a mentalidade pode ser mudada rapidamente. Está nas mãos delas a esperança de um planeta inteligentemente preservado.



i.com.br

Desacelere

28 de abril de 2011 2

Placas

28 de abril de 2011 1

Considerando o número de fiscais que além desta têm outras funções;  considerando o número de ruas de Blumenau, e considerando ainda que apenas 171 ruas foram fiscalizadas desde quando a Lei das Placas começou a vigorar, o Santa calculou que serão necessários 45 anos para terminar o serviço.

Dedução: os legisladores fazem leis sem se preocupar com a estrutura disponível para fazê-las cumprir.

Dedução 2: num país civilizado, cumprir-se-ia a lei sem necessidade da fiscalização.

Dedução 3: isto aqui é Brasil…




Buraco da discórdia

28 de abril de 2011 3

Este buraco está aberto faz mais de um mês na Rodovia Jorge Lacerda, em frente ao número 961, em Itajaí, na entrada de um condomínio onde trabalham aproximadamente 800 pessoas e circulam mais ou menos 400 veículos/dia entre carros e caminhões.

O buraco deve ter uns 40 centímetros de profundidade, o que obriga os motoristas a desviarem do mesmo ao adentrar ou sair do condomínio, muitas vezes quando você está entrando tem que parar sobre a pista para evitar “cair” no buraco. Já liguei várias vezes ao Deinfra, órgão responsável pela manutenção das rodovias estaduais, porém, até agora não fizeram nada a respeito.

Vocês devem estar se perguntando: por que o próprio condomínio não fecha o buraco? Simples: se alguém for flagrado mexendo no acostamento, que faz parte da pista, é autuado pelo Deinfra. Creio que eles estejam esperando acontecer um grave acidente no local para tomar alguma providência.

Mayco Leandro Vieira, Itajaí.

Maldito dragão

27 de abril de 2011 2

Esta é para o pessoal um pouco mais antigo: vocês estavam certos de que a inflação, no Brasil, eram favas contadas, não é? Depois de décadas nos massacrando, foi abatida pelo Plano Real,  a vida melhorou, o dinheiro passou a ter valor, dava para fazer planejamento financeiro.

Aí, quando estavam já acostumados com a nova realidade, eis que a maldita volta, bagunçando o preço dos combustíveis e, por consequência, bagunçando a economia. Respondam rápido: quanto custa um litro de leite, hoje, agora? Pois é, já não dá para ter certeza.

A gente tenta ser feliz. A gente quer ser feliz. Mas dá?

Os 10 piores alimentos

26 de abril de 2011 4

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: Sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet

“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. “Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

(Postado em Vida e Saúde em 08/04/2011)

Que época!

26 de abril de 2011 4

Já vi este vídeo um zilhão de vezes. É o som de minha juventude, e isto não é necessário explicar, todos temos.

Aos que viveram aquela época, sei que é um presente. Aos que quiserem saber o que curtíamos, sugiro que aumentem o som. E curtam.

Não foi desta vez

25 de abril de 2011 5

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina participou de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau, hoje. O pessoal deve mesmo estar chateado com ele, pois saiu sem ser indicado para receber o título de Cidadão Blumenauense.

Por enquanto…

Casa desarrumada

25 de abril de 2011 1

A presidente Dilma disse nesta segunda-feira, 25, que o governo está no combate acirrado à inflação. Faz bem, por dois motivos: inflação é um flagelo que conhecemos bem, só quem tira vantagens dela é o sistema financeiro;  a popularidade do governo depende de mantê-la em níveis aceitáveis.

Sabe também a presidente que a causa do descontrole dos preços é o próprio governo federal. Do governo anterior, que botou os pés pelas mãos. Ela não pode dizer isto, tem que aguentar o tranco e consertar o estrago, até porque fez parte do governo anterior.

Está sendo dolorido para ela, até o programa que é a menina dos olhos da presidente – o PAC – está sofrendo cortes. Mais difícil será cortar as despesas de governo, que são exageradas, porque a sustentação de seu apoio parlamentar depende dos partidos políticos, cuja boa vontade é mantida com verbas e cargos. Patriotismo é coisa de discurso.

Assim sendo, e por isto, o combate à miséria, prometido por Dilma, vai ter que esperar um pouco. Só depois de arrumar a casa é que poderá se dedicar à ele.

Não é fácil ser estadista. Fácil é ser presidente do Brasil. O tempo dirá de que barro é feito a presidente Dilma.

Adaptação - O evangelho

24 de abril de 2011 1