Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Motos e motociclistas

18 de janeiro de 2012 5

Quem me acompanha sabe que defendo a tese de que motocicletas são tão perigosas quanto qualquer outro equipamento mal utilizado.  Acontece que as motos são incrivelmente mal utilizadas por uma legião de insensatos e despreparados, o resultado é o que se sabe e lamenta.

Uma parte do problema é que aqui qualquer garoto, ao atingir os 18 anos, pode adquirir moto de qualquer cilindrada. Se tiver grana, ou se tiver pai com grana muita e prudência pouca, pode sair, de cara, montado numa superbike de mais de 100 HP que atinge 290 km/h.

Esta falta de limites tem feito vítimas aos magotes. Há países em que a liberação para pilotar motos é gradativa, de acordo com a idade. Começa com motos de pequenas cilindradas e, na medida em que o piloto vai se enquadrando, a cilindrada vai aumentando. Quando chega às cilindradas mais altas, teoricamente está preparado para elas.

No Brasil não há este cuidado. O Brasil lidera as estatísticas de mortes, lesões e invalidez permanente causadas por acidentes de motos.


Comentários (5)

  • Giovani diz: 19 de janeiro de 2012

    A moto, ou como se diz, a BR-470 não são perigosas.
    Perigoso são os desmiolados que andam/passam por elas.

  • mario diz: 20 de janeiro de 2012

    A culpa destes acidentes em blumenau é do seterb, temos uma guarda municipal, que so sabe multar, nao fiscaliza as motos, as motos destas empresas e particulares que fazem entregas estao todas fora da lei, temos motos 125 cc trafegando com baus acima da capacidade das motos, alem de que os motoqueiros acham que as ruas sao livres, eles nao podem esperar, andam entre os carros, batem no retrovisor dos mesmos, ultrapassam em locais proibidos, como se moto pudesse faze-lo, nao existe leis para os motociclistas, seterb so fiscaliza ipva, seterb deveria ser responsabilizado criminalmente por permitir estas motos em estado ileguais de uso, cade estes promotores que sao pagos por nos e nao fazem nada

  • Giovani diz: 20 de janeiro de 2012

    Mário concordo com você que as motos de motoboys não são fiscalizadas. Algumas são até um absurdo o que colocam (ou tiram).

    Mas quanto a fiscalização, encima das motos é triplicada e rigida.
    Só reparar nas blitz o que é parado de motociclista e o que é parado de carro.
    Tem lógica também, pois geralmente é a moto que esta com o documento atrasado, motorista sem carteira, entre outras infrações.

    Falta é mais fiscalização.

  • Pedro diz: 21 de janeiro de 2012

    Perguntem ao promotor Gustavo porque ele mandou retirar as lombadas eletrônicas… por que ele não gasta energia dele cobrando fiscalização do Seterb, ao invés de fraudar o trabalho da PMB?

  • Margit diz: 30 de janeiro de 2012

    Viviamos num paraiso e não sabíamos, sou moradora a 50 anos na Rua São Valentim na Itoupava Norte, depois que abriram na rua 25 de agosto o acesso que vem da fortaleza, virou uma pista de corrida na descida da rua 25 de agosto que continua na rua são valetim que o destino é sair na escola max tavares do Amaral, com certeza que a cidade precisa crescer e se expandir, mas gostaria que a policita de transito fosse fazer uma visita , somos cidadãos Blumenauenses que pagamos nossos impostos e com certeza merecemos um pouco de atenção antes que muitas mortes irão acontecer;

Envie seu Comentário