Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2012

Repúdio repudiado

31 de agosto de 2012 25

Agora que baixou a poeira, pode-se avaliar com serenidade a moção de repúdio, aprovada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, ao comandante da Polícia Militar.

A conclusão é que os vereadores perderam excelente oportunidade de evitar uma polêmica inconveniente. O ato foi repudiado pela maioria esmagadora dos leitores que se manifestaram através de e-mails, e também nos cafezinhos da cidade.

Nestes tempos de acentuada sensação de insegurança, a polícia é vista como parceira preferencial, e talvez única, no combate à violência que as leis lenientes não seguram.

Resumo da ópera: os vereadores deram um tiro no próprio pé.

Caldo

30 de agosto de 2012 1

O leitor Luiz Colombi, vizinho do Ribeirão da Velha, não se conforma com a negritude daquelas águas. Terça-feira passada registrou o fato, perto da ponte da Rua Paraíba.

– É lastimável, diz Colombi.

 

Águas negras.

(Foto: Luiz Colombi/Especial)

 

Frustrações

30 de agosto de 2012 0

Em todas as eleições, durante as campanhas eleitorais, lamento a brevidade da vida, pois sempre nos prometem o paraíso na Terra.

Em todas as eleições, três meses após o resultado, paro de lamentar.

Ponto de vista

29 de agosto de 2012 4

As cidades são projetadas para pessoas ou para automóveis? A resposta, para mim, é cristalina: são projetadas para pessoas com automóveis. Um forte indício é que o fechamento de ruas para o lazer, aos domingos, gera reclamações imediatas. É um sentimento de “meu espaço invadido” que não procede.

Ruas de lazer, aos domingos, podem sofrer adequações de roteiro e até de horários, mas devem ser consideradas como mera devolução temporária de espaço para o convívio humano.

Algo que sempre vem bem.

Nem demais, nem de menos

29 de agosto de 2012 0

Desde a Constituição de 1988 os direitos estão em alta, os deveres em baixa. Privilegiar os direitos foi ato compreensível, considerando que o período anterior era de pouca liberdade. No entanto, a dose foi maior que o recomendado. Está na hora de voltar ao equilíbrio entre um e outro, para eliminar o risco de nos tornarmos um Estado permissivo.

Em miúdos: ao direito de não se submeter ao teste do bafômetro corresponde o dever de não dirigir embriagado. E assim por diante.

Gato vascaíno

29 de agosto de 2012 0

O gato com as cores do Vasco, que pelos leitores passou a ser chamado de Gato Vascaíno, cuja foto num ponto de ônibus  de Blumenau foi publicada em minha coluna no Santa e aqui no blog, continua rendendo.

O leitor Sebastião Proença mandou esta “arte”. Meu Vasco anda tropeçando, afastou-se até da vice-liderança, que era seu lugar cativo, e aí temos que conviver com estas brincadeiras saudáveis.

Tem nada, não, aquele gato vai dar sorte, chegaremos lá, seremos campeões, este ano. Se o Atlético parar com a mania de ganhar de todo mundo, claro.

(Foto: Sebastião Proença/Especial)

Cansativo

28 de agosto de 2012 0

Não seria mais barato se as eleições coincidissem e só acontecessem de quatro em quatro anos?

Tudo bem que nossa democracia é recente, mas parece que exageramos na dose.

Inexplicável

28 de agosto de 2012 2

O Instituto Nacional do Seguro Social não se segura nem assegura aposentadoria digna para quem contribui durante uma vida. Para evitar o tombo do padrão financeiro, o aposentado brasileiro não cogita descansar. A aposentadoria não cumpre sua finalidade, virou bônus, nada mais que um acréscimo de renda para quem continua ralando. E contribuindo.

Não é surpreendente que esta situação perdure como se não fosse o desaforo que é?

Faixa de pedestre

28 de agosto de 2012 3

Sinaleira na Fonte Luminosa, início do Bairro Garcia, Blumenau. Enviado pelo colega e amigo Vinicius Batista.

O vídeo faz parte da campanha de respeito à faixa, desencadeada pelo Rotary Club Hermann Blumenau.

Blumenau

27 de agosto de 2012 4

A gente tem que gostar de uma cidade em que acontecem cenas como esta, no último domingo.

Platéia cativa.(Foto: Edson Passold/Especial)