Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2013

Ibsen

31 de maio de 2013 0

Ibsen, o norueguês que teima em entender o Brasil, ligou:

- É verdade que vocês estão consumindo cerveja sem álcool?

- É.

- E é verdade que muitas cervejas sem álcool contêm algum percentual de álcool?

- É. Mas mínimo, entre 0,02% e 0,5%.

- Passa no bafômetro?

- Não.

- Então?

- Desista, Ibsen.

Conheço o Ibsen, ele não desistirá.

Salgado

31 de maio de 2013 0

Para a turma que, como eu, assanhou-se com a possiblidade da vinda da “caçadora de herdeiros” Brigitta Fischer ao Brasil, aí vai um pouquinho de água fria na fervura: não é de graça. Quando um herdeiro é localizado, a comissão da agência de Brigitta varia de 28% a 33%.

Só perde para percentual de obras ou compras superfaturadas no Brasil.

Ruídos urbanos

30 de maio de 2013 4

Apitos do guarda de trânsito, gritos de sirenes da polícia, bombeiros e ambulâncias, roncos de ônibus, buzinas, sons de obras sendo executadas, reformas no apartamento ao lado e caminhão do lixo nas madrugadas são barulhos urbanos inevitáveis. Com eles temos que conviver.

Mas há os evitáveis: som automotivo exibicionista, escapamentos abertos e o mais constante deles: caixas de som nas portas de lojas berrando ofertas ou nos expondo ao gosto musical de quem controla aqueles equipamentos.

No Centro de Blumenau, é de estourar o saco. Nos bairros também.

Contraponto

29 de maio de 2013 4

Do amigo Fabrício Wolff, Diretor de Imprensa da prefeitura de Blumenau, vem a explicação para a penúria financeira da Diretoria do Bem Estar Animal, assunto abordado recentemente pela coluna.

Como foi criada no dia primeiro de janeiro deste ano, e a previsão orçamentária é feita de um ano para o outro, não é possível que, legalmente, tenha verba própria este ano. Ano que vem é outra conversa, aí tudo entra nos conformes.

Diz ainda que este ano será de trabalho de organização e criatividade, e que o eternamente prometido Centro de Zoonoses é uma prioridade da nova Diretoria, e que será realidade no atual mandato do prefeito Napoleão.

Coisa (só) nossa

29 de maio de 2013 1

Fala sério, em que outra cidade, além de Blumenau, se vê uma cena urbana assim? A capivara cheia de si, nariz empinado, passeando na calçada do Biergarten e certamente se dirigindo à faixa de pedestres para atravessar a rua, civilizada que é.

Mais típica, impossível.

(Foto: Jandyr Nascimento/JSC)

Willkommen

29 de maio de 2013 4

Estou ansioso para conhecer Brigitta Fischer. Eu e a alemoada do Vale. Trata-se de uma historiadora alemã que é “investigadora de herdeiros”. Está para chegar ao Brasil. Pretendo esperá-la no aeroporto.

Na Alemanha morrem todos os anos 60 mil pessoas sem sucessor conhecido, e sua tarefa é encontrar herdeiros.

Numa dessas a gente tira o pé da, digamos, miséria.

É o bicho!

28 de maio de 2013 1

A Diretoria de Bem Estar-Animal, ligada à secretaria da Saúde, criada recentemente pelo prefeito Napoleão Bernardes, ainda não gerou efeito. Falta de recursos, do Centro de Zoonoses e de entusiasmo por parte da administração pública. O pessoal nomeado quer fazer, mas não tem o que fazer.

Criar diretorias é tão fácil como criar ministérios; difícil é fazê-los funcionar. Claro que há prioridades acima desta prioridade. Creches, por exemplo. Mas uma coisa não exclui a outra.

Tem mais: se não for por amor aos animais, que seja pela saúde pública. Os bichos jogados na rua, às centenas (milhares?),são, sim, um caso de saúde pública.

Vai longe...

28 de maio de 2013 0

A polêmica da nova ponte do Centro de Blumenau ganhou novo fôlego. Agora é sobre pista simples ou dupla.

Tecnologia problemática

28 de maio de 2013 2

Sábado passado, um leitor foi a um estabelecimento comercial de Blumenau, dos grandes, e comprou um mouse. Pagou à vista, e o atendente retirou da mercadoria aquela etiqueta eletrônica que é um dispositivo contra roubo, se alguém sair sem retirá-la o alarme dispara e os seguranças são acionados.

Quando nosso amigo passou pelos detectores, na saída, adivinhem?

Pois é, o alarme berrou, os seguranças caíram em cima para evitar o “furto”. Ao ser apresentado o produto e a nota fiscal quitada, disse um deles: “Ah, esse produto aí sempre dá problemas. Desculpe.”

Dispensa comentários.

Nagel

27 de maio de 2013 0

Do amigo Rubens Heusi:

“Hoje (24 de maio) quero homenagear meu grande e saudoso amigo Nagel Milton de Melo. Faria 84 anos. Nos deixou em 29-03-2012. Estivemos juntos desde a época do Jornal A Nação como cronista social em sua página “De Melo apresenta”.Também naquele jornal escrevia com o pseudônimo de “Von Sipegel”.

Foi Secretario do Colégio Estadual Pedro II,apresentador de Bailes de Debutantes no Teatro Carlos Gomes – nunca lembrado.  Jornalista inteligente, sabia fazer uso das palavras. Idealizou e inaugurou o busto do Cachorro Sorriso no Bar Cananga, em Balneário Camboriú, que lá está até hoje para alegria dos turistas. Sempre foi um sonhador. Morador de anos em Balneário Camboriú, onde caminhava diariamente pela orla batendo papo, e que papo!, com os amigos. Mantinha na Página 3 uma página sobre turismo e amenidades da praia, onde terminou sua gloriosa carreira de jornalista. Deixou saudade.

Saravá meu irmão!,  como gostava de dizer.”

(Foto: acervo de Rubens Heusi/Especial)