Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Touradas em Madri

01 de julho de 2013 4

O Maracanã não repetiu, mas o fato foi citado. Para registro, eis aí a marchinha famosa de João de Barro, o Braguinha, e o relato. Coisa antiga, uma preciosidade.

“Quem foi ao Estádio do Maracanã na tarde de 13 de julho de 1950, quando em disputa do Campeonato Mundial de Futebol o Brasil venceu a Espanha por 6 a 1, teve a oportunidade de assistir a um fato emocionante. Empolgado pela exibição da seleção brasileira e sugestionado pelos gritos de ‘olé’ da multidão, um grupo de torcedores começou a cantar – logo após o 4º gol, marcado por Chico aos onze minutos do 2º tempo – a marcha ‘Touradas em Madri’. De reprente, como num passe de mágica, a canção contagiou os 200 mil espectadores presentes, levando-os a transformar o espetáculo, que se supunha apenas futebolístico, numa das maiores demonstrações de canto coletivo de que se tem notícia até hoje. Era como se o coro dos torcedores atuasse em contraponto às jogadas dos craques brasileiros, as duas se completando num mesmo espetáculo. ‘Touradas em Madri’ foi feita numa época em que, por causa da guerra civil, a Espanha era notícia em toda a imprensa, surgindo dai o tema da composição.”

(Fonte: Site MPB Cifrantiga)

Comentários (4)

  • Anderson Ramos diz: 2 de julho de 2013

    200 mil??

  • Anderson Ramos diz: 2 de julho de 2013

    De fato, aproveitando a facilidade da internet ( antigamente eu teria que procurar em 1 dos muito volumes de um enciclopédia ) o maior publico foi de 199 854 pessoas. Acho que aí nem se conta os jogadores e comissão técnica. Eu não consigo imaginar tanta gente em um único lugar. Cantando em couro então deve ser algo alucinante.

    Valther, voce não imagina como me policio pra não escrever errado no seu blog, desculpe se algumas coisas passam.

Envie seu Comentário