Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

De volta ao passado?

12 de março de 2014 2

Cidades com topografia plana têm vida fácil, não necessitam de túneis ou viadutos, que são obras caras. Podem expandir sua malha rodoviária com certa facilidade.

Não é o caso de Blumenau, uma cidade quase sem solução razoável para seu trânsito espremido entre morros. Por isto a tese de que para melhorar a qualidade de vida local a cidade teria que encolher já não parece tão maluca assim.

O argumento baseia-se na população dos anos 1980, metade da atual, e frota de veículos de menos da metade da que hoje se comprime nas ruas. Parece devaneio de saudosistas, mas tem lá sua lógica.

Só que não tem jeito, tem?

Foto: Lucas Amorelli/ Agência RBS

Foto: Lucas Amorelli/ Agência RBS

Comentários (2)

  • Andre Kohls diz: 12 de março de 2014

    É pura falta de planejamento e muita ganância na exploração imobiliária da região que vem ocorrendo nos últimos 20 anos que transformou a cidade e região neste caos. Lugares que antes eram somente casas residenciais ou até mesmo pasto, hoje são grandes loteamentos ou prédios com muitos andares e para cada apartamento/casa geralmente um carro. Soma-se cada região, cada prédio e cada apartamento/casa, temos esta quantidade enorme de carros por m². Agora a culpa é da cidade que não brota ruas para escoar o transito. Solução? Por ordem nesta exploração imobiliária, descentralizar ao máximo e eficiência no transporte alternativo e também no coletivo. Blumenau deveria ter a metade da população que hoje vive aqui para ter alguma coisa organizada. Graças a péssima “administração” do país, que força a população a migrar para todos os cantos em busca de melhores condições e a grande ganância dos que sabem de que todo habitante precisa de moradia, temos entulhados de gente e carros para todos os lados. Infelizmente a região toda entrou na mesma rota sem fim do caos dos grandes centros desorganizados e destruídos de que o Brasil se orgulha tanto em divulgar para o resto do mundo.

  • Luciano de BLUMENAU diz: 13 de março de 2014

    Bem isso mesmo Andre Kohls !! Concordo plenamente !!

Envie seu Comentário