Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nada a ver

31 de outubro de 2014 8

Toda nação precisa de heróis e cada uma constrói os seus. As versões nunca correspondem aos fatos, vide o glamour do grito da independência na tela de Pedro Américo ou a beleza plástica da primeira missa na tela do catarinense Victor Meirelles. Não foi bem assim, mas fatos históricos necessitam ser belos, a realidade nem sempre é.
Porém aqui em Blumenau exageraram. Fritz Müller, naturalista, botânico, professor de matemática e ciências naturais que viveu entre nós não era um homem belo. Sua formosura era sua genialidade. E fotos do cientista.
Aí resolvem homenageá-lo com uma praça, e olha o monumento que instalaram lá: sentado num quase trono um senhor de pose e roupas europeias que passa longe da imagem e simplicidade de nosso cientista.
Tira um fino do ridículo. Aliás, não tira, não: é ridículo.

Este é o monumento

Fritz monumento

E este é o Fritz real

fritz2

Comentários (8)

  • Julio Cesar diz: 1 de novembro de 2014

    Esse comentário é simplesmente preconceituoso, fútil e desnecessário. Com sua maturidade Sr. Valther deveria saber que o artista que desenvolveu a obra via o homenageado deste jeito. Você agora também virou crítico de artes ou é simplesmente o reclamador geral da nação? Porque na capa de seu blog vossa senhoria não coloca uma foto de bermuda e camiseta furada em alusão a sua pobreza e mediocridade intelectual?

  • Luiz Antonio diz: 1 de novembro de 2014

    Valther,

    Estás coberto de razão, não é de hoje que tenho a mesma impressão.
    Aliás, esta estátua está mais para Charles Darwin do que para Fritz Muller!
    Concordas?

  • LINO HERIBERT KIENEN diz: 1 de novembro de 2014

    É a moda do momento, fotoshop.

  • Mauro Schramm diz: 1 de novembro de 2014

    Existem outras coisas na cidade usando o nome do nobre pensador e que não compartilham em nada com o espírito de nosso Príncipe dos Observadores.

  • Daniel André diz: 1 de novembro de 2014

    Boa… agora vamos usar o nosso dinheiro público para removê-la, derretê-la, remoldá-la com um novo rosto baseado na simulação tridimensional feita com esta fotos. Assim teremos uma bela “praça” do centro de Blumenau com seu ilustre homenageado com lifting às avessas. Isso sim é melhoria de qualidade de vida.

    Ou então poderíamos investir esse dinheiro pra pelo menos tapar alguns dos inúmeros buracos da rua Bahia, Estanislau Schaette, João Pessoa, Gov. Jorge Lacerda, … isso falando do meu bairro e dos demais? Será que não há mais nada pra ser melhorado?

    Comentário desnecessário prestando um desserviço. Se sua intenção era chamar atenção por meio de crítica que seja pelo menos construtiva. Desta vez não deu.

  • MENDONÇA diz: 1 de novembro de 2014

    ACHO QUE O JÚLIO CESAR TEM TODO DIREITO DE DISCORDAR, MAS PODERIA TER SIDO MAIS COMEDIDO NO LINGUAJAR, REFERINDO-SE AO SENHOR WALTHER, QUE PRESTA UM ENORME SERVIÇO À COMUNIDADE BLUMENAUENSE E TODO O VALE.

  • Zoltan Bergmann diz: 1 de novembro de 2014

    Foi você que escreveu isto ou publicaram sem você saber?

  • Aristeo Foloni Jr diz: 2 de novembro de 2014

    Valther, convenhamos que você não estava de muito bom humor ao escrever sobre isso… Tá certo que a estátua não faz jus à aparência e simplicidade do verdadeiro Fritz Müller, mas acho que até ele preferiria a forma em que foi retratado naquele monumento…

Envie seu Comentário