Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pátria monoglota

18 de julho de 2015 2

Estima-se a população brasileira em 207 milhões de almas, com divisão equilibrada de gênero, praticamente meio a meio entre homens e mulheres. Mas não é disto que pretendo falar, e sim do fenômeno chinês: lá, num projeto de governo, 300 milhões de chinesinhos estão aprendendo o idioma inglês. Além disto, a ordem é que todos os trabalhadores estatais com menos de 40 anos dominem pelo menos mil frases naquele idioma. Eles olham o futuro, a língua inglesa é a do comércio, da aeronáutica, das finanças, da internet, enfim, sabendo inglês todo mundo navega numa boa pelo mundo.
Enquanto isto patinamos em nossa pátria educadora maltratando o português, usando camisetas com palavras inglesas estampadas que não sabemos o que significa e supondo que cheese (queijo) é X.

Comentários (2)

  • carlos r diz: 18 de julho de 2015

    Idiomas são fáceis de aprender pela internet, só ter vontade.

    Tem fóruns de discussão(Reddit, páginas diversas em phpbb, redes sociais), cursos online de graça(EDX, Alison, Coursera), livros(Projeto Gutenberg, Domínio Público, ou comprando nos sebos edições usadas em brochura, costumam custar entre R$5 e R$20).

  • Miguel José Teixeira diz: 20 de julho de 2015

    Para nós, que já tivemos um “presidento” que orgulhava-se de ser semianalfabeto, resta-nos em “off”, murmurar: “no words. . .”

Envie seu Comentário