Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Mais um buscador?

04 de junho de 2009 0

Tu precisas de mais um buscador de internet? Eu não, mas a toda hora surge um novo serviço se dizendo “Google killer”, sonhando desbancar a ferramenta que virou sinônimo de pesquisas na web (o verbo “googlear” que o diga).

Elas tentam, afinal, são as buscas que movem a rede. Na prática, nada muda para nós, usuários. Até vamos dar uns cliques nesses novos serviços, por curiosidade, mas continuaremos recorrendo ao São Google.

Por isso, não se enganem com a badalação em torno do Wolfram Alpha (www.wolframalpha.com). Ok, até é legalzinho para dados exatos, como saber a população de determinada cidade. Mas logo vai cair no obscurantismo. Puxa na memória que recordarás do oba-oba que foi o lançamento daquele buscador criado por ex-funcionários do Google, o Cuil. Já a Wikia Search, criada pelo mesmo cara da Wikipédia, foi até descontinuada.

Tudo isso para dizer que esta semana marca a estreia do Bing (www.bing.com), o novo buscador da Microsoft (enquanto projeto, era chamado de Kumo, não que o nome tenha melhorado…). Pense nele como uma melhoria da ferramenta de buscas da Microsoft, jamais como um “Google killer”.

Não é com Microsoft, Yahoo! ou Wolfram que o Google precisa se preocupar, mas sim com o Twitter. O que um microblog tem a ver com buscas? Tudo, quando é usado como termômetro sobre o que está sendo dito no momento no mundo. Ou seja, buscas em tempo real.

*Texto publicado originalmente em minha coluna no ZH Digital desta semana.

Fico devendo um post destacando o que eu achei mais legal no Bing. Porque, adianto, tem coisas beeeem bacanas na versão para os EUA.

Posts relacionados:

Dicas para aperfeiçoar tuas buscas no Google

O iPhone 3.0 e a tendência de buscas no celular

Bookmark and Share

Envie seu Comentário