Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A fauna do Fisl: gnus e pinguins são destaques

26 de junho de 2009 3

O Tux, pinguim-símbolo do Linux, sempre roubou a cena no Fisl. Este ano, está tendo que dividir as atenções com outro animal especial para a comunidade de software livre, o gnu, que tem sido visto circulando e posando para fotos com participantes do fórum.

Tem gente que não sabe, mas gnu é um animal, um boi-cavalo do continente africano. Mas também é a sigla de GNU is Not Unix. O projeto GNU foi iniciado por Richard Stallman, nos anos 80.

Nos anos 90, o finlandês Linus Torvalds desenvolveu o kernel (que é o núcleo do sistema operacional). É o Linux (cujo mascote é um simpático pinguim “batizado” de Tux). A escolha estaria relacionada com o fato de Linus ter dito que gostava de pinguins. O nome Tux viria da junção de Torvalds + Unix.

Fica a dica: jamais chamem o Linux apenas de Linux na frente do folclórico Stallman (e de outros xiitas do software livre). Tem que ser GNU/Linux.

Update: fiz umas alterações nos dois parágrafos acima. Ficou mais claro?

Bem, eu tenho me perguntando qual deles tem sido mais parado fotos com os participantes do Fisl, o gnu ou o pinguim?

Fotos: Jefferson Botega, ZH

A fauna do software livre vai além de pinguins. Há raposas (ou panda-vermelhos, como preferirem), javalis etc.

Postado por VAN

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Cárlisson Galdino diz: 27 de junho de 2009

    Não existe um “Sistema Operacional Linux”. Linux é apenas o kernel. O sistema operacional é quase todo fruto do projeto GNU. Não se trata de um conjunto de bibliotecas utilizado por Torvalds para fazer “o Linux”. O Linux foi feito do zero por Torvalds e sua equipe e é apenas o kernel. Para evitar mal-entendidos como o que se tornou evidente nesta matéria é que Stallman pede que chame o Sistema Operacional de GNU/Linux.


    Isso não é uma matéria, é um  post em um blog. E eu não acho que o que eu escrevi esteja tão grotescamente errado assim. Tu não queres que eu chame o Linux de sistema operacional, é isso? Eu disse no post que era o kernel, o núcleo do sistema operacional.
    Talvez o problema, então, seja a frase “com base nas bibliotecas…”. Tu tens razão, se foi feito do zero, a frase dá a entender que foi feito com base nisso.
    O que eu quis dizer é que tanto o que o Stallman quanto o que o Linus fez são necessários para quem tenhamos hoje o sistema operacional GNU/Linux – ou, como as pessoas chamam comumente, Linux (quase ninguém atende mesmo o pedido do Stallman). E não ficou claro mesmo. Vou riscar a tal frase. Se ainda não estiver ok, avise. Obrigada.

  • Everton diz: 30 de junho de 2009

    É GNU/Linux mesmo, mas quem não conhece o assunto e está lendo pelo /blogdavanessa nem vai perceber que algo está errado. Quem está aprendendo vai ficar na dúvida e pesquisar mais. Alguns especialistas no assunto vão tentar explicar pra vanessa oq está errado. Outros vão desencanar e dizer “fo**-se”, quem não sabe oq é nunca vai entender mesmo… GNU é todo o sistema operacional (todos os programas) Linux é só o núcleo (mas está longe de ser “só”).

    Por isso que eu amo OS X. :p

  • Lucas Klassmann diz: 26 de junho de 2009

    Todos estão sendo uma diversão especial, mas tenho que dizer que o GNU está genial! Acho que é o que tem aparecido mais.

Envie seu Comentário