Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Latitude no iPhone, fiascos hi-tech e outros temas

30 de julho de 2009 4

Para quem não leu no ZH Digital, reproduzo a coluna Tecnologia na Cabeça desta semana.

A opinião dos iguais

O que vale mais: a opinião de um internauta que tu nem sabes quem é ou a informação oficial de uma marca? Uma pesquisa da Nielsen Online aponta que a sugestão de amigos e o relato de outros consumidores na web são tidos como formas mais confiáveis de propaganda. É a força do boca a boca online.

E isso faz sentido. Tanto que há cada vez mais serviços online que exploram a colaboração entre os internautas, como o Yahoo! Respostas e a Wikipédia. Um exemplo bacana é o do Aadvark (www.vark.com), muito elogiado por Vitor Lourenço, o brasileiro que trabalha no Twitter, durante bate-papo com a coluna.

É uma ferramenta existente nos Estados Unidos que permite aos usuários fazer uma pergunta qualquer que é encaminhada para outras pessoas que possam oferecer a resposta na hora. Tipo, qual o melhor pedido em determinado restaurante de San Francisco.

No Twitter, não deixa de ser assim. Seguidamente consultamos quem acompanha nossas atualizações sobre determinado assunto. Mas o destaque do Aadvark é o trabalho de achar as pessoas certas para responder cada pergunta específica. Claro, isso leva em conta as informações fornecidas por esses usuários ao se cadastrar.

Esses serviços têm tudo para pegar por essas bandas também.

@@

O Big Brother do Google

O Google Latitude chegou ao iPhone. A saber, é aquela ferramenta que permite compartilhar com os amigos o local exato onde tu estás, com base no GPS do teu telefone.

Para outros modelos de smartphones, estava disponível há um tempinho. Também já permitia que se informe a localização manualmente, via computador (em google.com/latitude), e tem até versão para o Orkut.

Só toma cuidado com esse oba-oba. Onde fica a privacidade? Será que quero que saibam onde estou? Ok, tu defines com quem deseja compartilhar tuas coordenadas. Certo é que o Big Brother tecnológico só aumenta. E o Google adora dar uma mãozinha nisso.

Ah, para acessar o Latitude via iPhone, tem de ser pelo browser, pois a Apple não liberou como aplicação na App Store. Ou seja, não será possível rodá-lo em background como no Android, BlackBerry, Symbian e Windows Mobile. Isso não é de todo mal, já que não será possível enviar atualizações em tempo real sobre onde andas.

@@

Fiascos hi-tech

O site Cnet fez uma lista do que considera os 25 maiores fiascos hi-tech da última década. O ranking inclui o simpático robô Aibo (foto), da Sony, o celular N-Gage, da Nokia, e o computador Power Mac G4 Cube, da Apple. Mas é liderado mesmo pelo videogame Dreamcast, da Sega. Espia a relação completa aqui.

@@

BITS DA SEMANA

- A Microsoft anunciou que irá descontinuar o Soapbox no final de agosto. É daqueles serviços que ninguém sentirá falta.

- Quer testar o Wave? Até agora restrito a desenvolvedores, o Google distribuirá convites para os usuários a partir de outubro. Te inscreve em tinyurl.com/waveins.

- Ponto para a Lenovo. A fabricante lançou um blog que ensina as pessoas a tirar mais proveito dos netbooks, incluindo dicas de ferramentas de computação em nuvem. Fica em www.ideaisnoar.com.br.

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • Zé Augusto diz: 30 de julho de 2009

    Tive a oportunidade de ler os 25 fiascos hi-tech no link indicado. O UMD na realidade não poderia ser considerado um fiasco uma vez que o PSP da Sony utiliza seus discos para jogar.

    Bem poderiam criar uma lista de fiascos na internet e tranquilamente "Second Life" entraria. Muito se falou que seria o futuro do comércio online e jamais se chegou a idéia almejada. A difícil interface afastou muitos de seus usuários que procuravam algo mais simples.

  • Godofredo Antunes diz: 30 de julho de 2009

    O que vale mais: a opinião de uma empresa ou de internauta que eu nem sei quem é? Acho que a informação oficial de uma marca defendendo seus próprios interesses NÃO TEM VALOR ALGUM, pois apenas está defendendo os seus lucros, jamais o interesse dos seus usuários. Talvez valha mais a opinião de um técnico isento, desde que não esteja sendo pago por ninguém para defender sua marca, claro!

  • Fernando De Biasi diz: 5 de agosto de 2009

    O UMD é sim um tremendo fiasco. Tanto é que na nova versão de seu console portátil, o PSP GO, a Sony já deu um jeito de aposentar a mídia. E quanto ao Dreamcast liderar a lista, há controvérsias, visto que foi um console com uma ótima disponibilidade de títulos.

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Busca social: cada vez mais forte diz: 20 de fevereiro de 2011

    [...] A opinião dos iguais e outros assuntos var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: "Salvar", Subscribe: "Inscrever", Email: "E-mail", Bookmark: "Favoritos", ShowAll: "Mostrar tudo", ShowLess: "Mostrar menos", FindServices: "Procurar serviço(s)", FindAnyServiceToAddTo: "Encontrar rapidamente qualquer serviço para", PoweredBy: "Serviço fornecido por", ShareViaEmail: "Compartilhar por e-mail", SubscribeViaEmail: "Inscrever por e-mail", BookmarkInYourBrowser: "Adicionar aos favoritos", BookmarkInstructions: "Pressione Ctrl+D ou ⌘+D para adicionar esta página aos favoritos", AddToYourFavorites: "Adicionar a favoritos", SendFromWebOrProgram: "Enviar de qualquer e-mail ou programa de e-mail", EmailProgram: "Programa de e-mail" }; a2a_config.linkname="Busca social: cada vez mais forte"; a2a_config.linkurl="http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/02/20/busca-social-cada-vez-mais-forte/&?topo=13,1,1,,,13#038;quot;; [...]

Envie seu Comentário