Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Tecnologia na Cabeça #111: Yahoo! Meme, os queridinhos dos buscadores, um dicionário online gratuito e o sistema de pagamentos pelo celular Square

12 de dezembro de 2009 0

A coluna Tecnologia na Cabeça desta semana no caderno ZH Digital

Meme ganha o mundo

Meme é aquele conteúdo que se espalha rapidamente pela web. Também é o nome que o Yahoo! deu a um serviço de compartilhamento de textos, fotos e vídeos. Até lembra o Twitter, mas a proposta é bem diferente: o foco é conteúdo, não conversação.

Disponível em meme.yahoo.com, foi criado pela subsidiária brasileira do Yahoo!. Já falei dele aqui na coluna, meses atrás, mas evoluiu bastante de lá para cá. Antes, era fechado a convites. Agora, até já ganhou o mundo. Depois de contar com versões em espanhol, inglês e língua indonésia, estreia hoje em chinês.

A aposta do Yahoo! é na simplicidade. Quer que as pessoas postem e disseminem sem complicação tudo que produzem ou encontram pela web. O desafio é deixar mais social a vida de quem nunca usou um blog, disse à coluna o diretor de engenharia e desenvolvimento de produtos para América Latina do Yahoo!, Antonio Carlos Silveira, um dos pais do serviço.

– O foco é na simplicidade, criar algo para o usuário leigo, não competir com um blog ou com o Twitter. O Meme está entre esses dois mundos, o de um blog tradicional e o de um microblog – comentou.

Os mais buscados

Não tem melhor termômetro da internet do que as listas dos mais buscados no ano no Google, Yahoo! e Bing. Nas três, deu Michael Jackson em 2009. Na vice-liderança, não houve consenso: no Bing, foi o Twitter; no Google, o Facebook; e, no Yahoo!, Twilight (a série vampiresca Crepúsculo).

Destaque para as buscas bem regionais. Em terceiro lugar no Google, ficou o Tuenti. A saber: é uma rede social que é febre entre os espanhóis. Em 10°, uma busca bem brasileira: torpedo grátis.

É curioso checar a lista das cidades mais pesquisadas no Brasil no Google Maps. Em terceiro lugar, vejam só, a gaúcha Santa Maria. Porto Alegre é só a sétima.

O iPhone como maquininha de cartão de crédito

Esta é para ficar de olho. Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, está por trás do Square (squareup.com), um sistema de pagamento pelo celular.

Com um adaptador, um aparelho como o iPhone, aí na imagem, transforma-se em um maquininha capaz de aceitar cartão de crédito para uma cobrança.


Bits da semana

- E o Google não para. Depois de turbinar o Translate com traduções em tempo real, agora define termos, inclusive em português.

O Google Dicionário fica em www.google.com/dictionary.

Leia também:

A estreia da coluna no Kinde

Bookmark and Share

Envie seu Comentário