Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os 10 principais lançamentos do ano no setor de tecnologia

19 de dezembro de 2009 8
.
De todos os lançamentos no setor de tecnologia em 2009, considero que estes 10 foram os mais importantes:
.
Bing
A Microsoft deu uma gritante melhorada em sua ferramenta de busca online com o lançamento, em junho, do Bing. Alguns dos recursos mais legais – que fazem uso da semântica para apresentar os resultados – ainda não estão disponíveis na versão em português.
.
iPhone 3G S
No mesmo mês, veio a nova versão do iPhone (o 3G S), capaz agora de gravar vídeos, entre outras novidades. A Apple diz ter vendido um milhão de aparelhos só nos três primeiros dias. O iPhone segue sendo o celular mais cobiçado do mundo. No Brasil, a terceira geração do smartphone da Apple chegou em agosto. Atualmente, é vendido pelas quatro operadoras com atuação no Rio Grande do Sul.
.
Snow Leopard
Chegou em agosto nos EUA e em setembro no Brasil a nova versão do sistema operacional dos Macs. Aqui no blog, postei minhas impressões sobre a plataforma.
.
The Beatles: Rock Band
Foi às lojas em setembro, unindo tanto o interesse em Beatles quanto a febre dos jogos musicais. Sou muito mais o New Super Mario Bros Wii, mas tenho de admitir que este jogo é um marco na indústria do entretenimento, daí a minha escolha como o lançamento do ano na área de games.
.
Wave
O Google passou a liberar em setembro convites para usuários comuns testarem o Google Wave, sua nova ferramenta colaborativa que mistura e-mail, chat, fórum, wiki etc. Aqui no blog, já discuti se o Wave é ou não algo revolucionário. Fiquei frustrada, confesso. Na categoria tecnologia, foi o termo mais tuitado em 2009.
.
Loja online da Apple no Brasil
No dia 6 de outubro, o Brasil ganhou uma Apple Store online. Os produtos da maçã, aliás, estão ficando cada vez mais populares por essas bandas – hoje, encontra-se MacBook por menos de R$ 3 mil.
.
Kindle no Brasil
No mesmo mês, a Amazon anunciou a venda do Kindle para mais de cem países, incluindo o Brasil. Trata-se do mais famoso leitor de livros eletrônicos do mundo. Também dá para ler jornais no aparelho, inclusive Zero Hora. Postei  um vídeo com minhas impressões ao usar esse dispositivo de leitura.
.
Windows 7
O lançamento mais importante do ano no setor de tecnologia. Afinal, é a nova versão do sistema operacional mais utilizado no mundo, o Windows. Disponível a partir de 22 de outubro, trouxe importantes melhorias em relação ao Vista. É uma troca que vale a pena. Também já publiquei minhas impressões de uso da plataforma.
.
Novo Orkut
O Orkut é a rede social mais importante do Brasil. No finalzinho de outubro, foi repaginada – mas para ter acesso precisava de convite. Nunca vi tanta gente desesperada por um. Nesta semana, o Google avisou que até o final do ano fará a migração de todos os usuários para o novo Orkut.
.
Milestone
Batizado no Brasil de Milestone, o Motorola Droid é o primeiro telefone com a versão 2.0 do Android, o sistema operacional do Google para celulares. Nos destaques do ano, eu não podia deixar de incluir um smartphone com Android, pois houve uma enxurrada desses aparelhos no país em 2009. O Milestone chegou a tempo do Natal.
.
.
A lista está em ordem cronológica e não levou em conta produtos que ainda não estão disponíveis para o grande público, o que deixou de fora, por exemplo, o Projeto Natal, da Microsoft, e o sistema operacional para netbooks Chrome OS, do Google.
.
De qualquer forma, sei que não há consenso nesse tipo de escolha. E confesso que não foi fácil deixar de fora as melhorias no Chrome (com galeria de extensão e versão para Mac e Linux), o micro tudo em um touchscreen da Positivo (que é representativo, por marcar a entrada da líder em vendas de PCs no Brasil no mercado de máquinas tudo em um com tela sensível ao toque, uma megatendência).
Outro celular que merecia destaque é o N97. Tive oportunidade de testá-lo (e a tela touchscreen tem tudo que o BlackBerry Storm tentou e não conseguiu – ok, preciso fazer um post sobre isso). Da Apple, destacaria ainda o maravilhoso mouse multitouch e o iPod Nano com vídeo.
.
Agora, tua vez: para ti, qual foi O GRANDE LANÇAMENTO DO ANO?
Deixei alguma outra coisa importante de fora da lista? Deixa teus pitacos aí! ;-)
.
Leia também:
Bookmark and Share

Comentários (8)

  • Tomás diz: 19 de dezembro de 2009

    Bom dia Vanessa, voce falou do Iphone, mas não podemos deixar de fora o HTC HD2, e tembém o N900, que na minha opinião batem o da maçã, o problema é quando lançarão aqui no brasil, e, o mais importante, lá fora custam: o HTC mais ou menos U$ 750,00 eo N900 uns U$ 550,00 e aqui, teremos que pagar quase tres vezes isso, será que são duas partes de impostos?

  • marcel diz: 19 de dezembro de 2009

    nokia n97 da show no i phone…

  • Rafael diz: 19 de dezembro de 2009

    Eu acho também que não existe telefone melhor que os Nokia, são os melhores em bateria, não estragam, o SymbianOS tem vários aplicativos. Tenho um N95 8G e adoro ele. Gostaria de trocar pelo N97 pelo teclado QWERTY. Todos dizem que o único defeito do iPhone é que a qualidade das chamadas é ruim. Poxa! É um telefone e chamadas ruins!

    Abraços!

    Adoro o teu blog, leio todos os dias, e te acho uma gatinha :)

    Rafael

  • Marcelo diz: 19 de dezembro de 2009

    Colocar uma mudança no design da interface do Orkut como um dos 10 principais lançamentos de tecnologia??? Essa foi forte!

    Oi Marcelo, vou (tentar) me defender. Coloquei na lista só por causa da comoção que causou. Em relevância como lançamento, não deveria estar entre os 50 top, but…

  • Roberto diz: 19 de dezembro de 2009

    É.. realmente concordo com mais de 80% do Brasil, e discordo contigo.. o Google Wave foi uma frustação pra todos que achava que era alguma coisa revolucionaria.. mas foi muito pra pouca coisa.. foi a coisa mais twitada, exatamente por esse motivo.. por simplesmente frustar a todos..

    Não concordo que o Wave está nessa lista. Têmos tantas outras coisas que fizeram a diferença no inico e no meio do ano..

  • Ronaldo diz: 19 de dezembro de 2009

    Certo, o iPhone 3Gs possui um processador de 600mhz, o Samsung Jét possui um de 800mhz. Não podemos crer que o smartp. dá Apple é 'tudo', Iphone isso, aquilo, blablabla. Tem aplicativos sim, na maioria desnecessários, desenvolvidos apenas pra um público que apenas quer novidades, como se o 'novo' fosse sempre o melhor. Foi badalado sim pela mídia, mas não é o Zeus entre os celulares.

  • Carla diz: 19 de dezembro de 2009

    Eu acho que nao pode ficar para atras o Blackberry Bold com a touchpad (9700), e menor e bem mais leve que o original Bold. Blackberry smartphone ainda e a melhor opcao para uso comercial e nao pessoal.

  • Fernanda diz: 1 de janeiro de 2010

    Creio que quem fala mal do iPhone nunca realmente ficou com um por uma semana. Principalmente o 3GS é impressionante. Rápido em tudo. Nenhum outro touchscreen responde como ele, tem a facilidade de uso e simplicidade. Os aplicativos ajudam muito, basta querer achar os que são úteis para cada momento. Não vou falar mal dos outros, cada um tem realmente seu grupo de usuários que vai ser feliz com eles, é o que eu acho. Vanessa, percebi que falou de muitas coisas que não foram ainda muito bem aceitas, como o Bing e o Wave, mas valeram realmente para o ano de 2009. Tarefa difícil. Bom 2010.

Envie seu Comentário