Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vamos falar muito deles em 2010

01 de janeiro de 2010 3

Reproduzo a reportagem que fiz para o caderno ZH Digital desta semana, apontando cinco tecnologias que prometem estourar no ano que se inicia hoje.

.

Facebook

Os brasileiros começaram a invadir o Facebook em 2009. É a rede social mais popular do mundo, com 350 milhões de usuários. Em novembro, foi acessado no país por 7,1 milhões de internautas residenciais e no trabalho (19% do total).

O páreo é duro, diante da hegemonia do Orkut, rede social em que estão três em cada quatro internautas brasileiros.

Mas o que leva alguém a aderir a um novo site de relacionamento não é só o fato de seus amigos estarem lá. A favor do Facebook há a febre dos games sociais. O FarmVille, em que o internauta administra uma fazenda virtual, é o principal exemplo.

.

Android

No segundo semestre de 2009, começaram a ser vistos nas vitrinas brasileiras os primeiros smartphones com o Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google. No Rio Grande do Sul, são encontrados atualmente seis modelos de quatro fabricantes. É só o começo.

A promessa é de um boom de opções em 2010. A empresa de pesquisas de mercado CCS Insight prevê que mais de 50 aparelhos com essa tecnologia sejam lançados no próximo ano.

.

Realidade aumentada

Com um smartphone que contenha câmera, GPS e bússola, como o iPhone 3G S (lançado em 2009) e os aparelhos com o sistema operacional Android, é possível receber informações extras sobre alguma coisa apontando o telefone para ela. É a fusão do mundo real com o virtual a partir da palma da mão. Por exemplo: você está em uma praça e recebe um texto com a biografia da figura histórica retratada em determinada estátua.

Em 2009, as aplicações de realidade aumentada tornaram-se viáveis. Layar e Wikitude estão entre as mais conhecidas, mas esse mercado vai deslanchar mesmo em 2010.

.

TV digital

Que tal ver a Seleção Brasileira em alta definição? E com os jogos na África do Sul sendo realizados no meio da tarde, o que você fará se estiver longe de um televisor no horário da partida? Poderá assisti-la na tela do seu celular.

Com a Copa do Mundo, espera-se uma adesão em massa dos brasileiros à TV digital em 2010, inclusive em dispositivos móveis.

E como o sinal analógico será cortado em 2016, até lá todos os brasileiros terão de migrar para a tecnologia.

.

E-readers

Em 2009, o hábito de leitura começou a mudar. Graças aos e-readers, como são chamados os equipamentos que permitem ler livros e jornais eletrônicos. Sony Reader, Kindle, da Amazon, e Nook, da livraria americana Barnes & Noble, são os mais famosos, mas a oferta vai crescer em 2010.

Nos Estados Unidos, esses aparelhos são cada vez mais populares, a ponto de o Kindle já ser o produto mais vendido no site da Amazon. A projeção da consultoria Forrester Research é de que as vendas de leitores eletrônicos dobrem em 2010 em relação a este ano.

No Brasil, ainda é a pequena oferta de conteúdo em português. Mas, aos poucos, a barreira começa a ser suplantada.

.

Leia também:

2009 foi o ano de…

Os 10 principais lançamentos de 2009 no setor de tecnologia

Comentários (3)

  • Giórgia Bazot diz: 1 de janeiro de 2010

    Oii Vanessa, tudo bem?

    Gostaria de saber o teu e-mail para tirar algumas dúvidas básicas sobre o E-Book….

    Aguardo o teu retorno.

    Att.

    Giórgia Bazotti Claudino.

    vanessa.nunes@zerohora.com.br

  • Twitter Trackbacks for Vanessa Nunes » Blog Archive » Vamos falar muito deles em 2010 [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 2 de janeiro de 2010

    [...] Vanessa Nunes » Blog Archive » Vamos falar muito deles em 2010 wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2010/01/01/vamos-falar-muito-deles-em-2010/ – view page – cached Reproduzo a reportagem que fiz para o caderno ZH Digital desta semana, apontando cinco tecnologias que prometem estourar no ano que se inicia hoje. [...]

  • Twitter Trackbacks for Vanessa Nunes » Blog Archive » Vamos falar muito deles em 2010 [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 4 de janeiro de 2010

    [...] Vanessa Nunes » Blog Archive » Vamos falar muito deles em 2010 wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2010/01/01/vamos-falar-muito-deles-em-2010 – view page – cached Reproduzo a reportagem que fiz para o caderno ZH Digital desta semana, apontando cinco tecnologias que prometem estourar no ano que se inicia hoje. [...]

Envie seu Comentário