Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Todos os olhares para Las Vegas

07 de janeiro de 2011 5

Foto: Robyn Beck, AFP

Estes são dias de roer as unhas para quem curte tecnologia. Tanta expectativa é por ser a época do ano em que os olhares do setor estão todos voltados para Las Vegas, a cidade americana das luzes e dos cassinos e que também é palco de uma das principais feiras de tecnologia do planeta, a Consumer Electronics Show (CES). De lá vêm coordenadas apontando que tipo de eletrônico você logo terá em casa.

Por isso é preciso ficar atento às guerras travadas durante o evento. Na edição deste ano, que termina domingo, o ringue é ocupado pelos tablets, aqueles computadores em formato de prancheta. Mais de cem modelos desses equipamentos são exibidos na feira, segundo os organizadores.

Todos querem abocanhar um mercado em expansão graças ao sucesso do iPad, criação da Apple de Steve Jobs. Entende-se a euforia dos fabricantes: as vendas globais de tablets saltarão de 54,8 milhões de unidades neste ano para 208 milhões em 2014, de acordo com uma projeção da consultoria Gartner.

Uma das perguntas que a feira busca responder é se os novos tablets são páreo para o iPad. Até pouco tempo atrás, a questão era outra: os novos smartphones com tela sensível ao toque são tão bons como o iPhone, também da Apple? A evolução do Android, uma plataforma para dispositivos móveis desenvolvida Google, prova que sim.

Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP

Nesta edição da CES, estrearam tablets com uma nova versão do Android (o sistema operacional do Google), construída especialmente para esses equipamentos, caso do Motorola Xoom (foto acima). Outro lançamento dá pistas para quem está indeciso entre um netbook (os laptops com dimensões de tela menores) e um tablet. Com tela sensível ao toque removível, o IdeaPad U1 Hybrid, da Lenovo, é uma mistura dos dois. Novos tablets rodando o Windows, da Microsoft, também debutaram em Las Vegas em 2011. Notem, portanto, que a verdadeira guerra é a das plataformas, duelo entre Google, Microsoft e Apple.

Por mais que os tablets ofusquem tudo mais na mostra deste ano, é preciso ficar de olho também nos televisores que não exigem óculos especiais para assistir a imagens em três dimensões e nos celulares compatíveis com a tecnologia sucessora do 3G (turbinando a velocidade de acesso à web nos telefones). Outra tendência forte é o uso de aplicações móveis como controle remoto, permitindo, por exemplo, abrir a porta do carro ou trocar de canal na TV da sala com o celular. Tecnologias do tipo não são novidade, mas a CES indica que está na hora de prestarmos atenção a elas. É por isso que olhamos para Vegas no início de cada ano.

Mesmo que você não seja um “early adopter”, como são chamados os primeiros a aderir a novas tecnologias, a mostra – que ocorre desde 1967 – tem relação direta com muitos equipamentos que você tem (ou teve) em casa. Os tocadores de CD, que hoje beiram a obsolescência, estrearam em uma CES, a de 1981. Na de 1996, foi a vez do DVD e, em 2003, os discos de Blu-ray. A televisão de alta definição (HDTV) foi apresentada no evento de 1998.

Quando anunciadas, muitas dessas tecnologias ainda são para poucos, com os seus exorbitantes preços de lançamentos e demora para chegar ao mercado brasileiro. Só que tudo isso é muito dinâmico e, logo, esses produtos se popularizam para mais adiante serem aposentados, talvez até frente a uma novidade vinda de uma próxima CES, quando as atenções estarão de novo voltadas para Vegas.

(Texto publicado originalmente na ZH impressa desta sexta-feira).

Quer ver mais da CES 2011? Clique aqui para conferir uma galeria de fotos do evento.

Bookmark and Share

Comentários (5)

  • Edelweis diz: 7 de janeiro de 2011

    oi Vanessa,
    E os outros vao vender apps através de que modelo de negocio? Tera um Google App Store?

  • vanessanunes diz: 7 de janeiro de 2011

    Oi Edelweis,
    Existe a Android Market. De qualquer forma, a loja de apps da Apple ainda é imbatível.
    Claro, para ganhar esta guerra dos smartphones e também a dos tablets, é preciso ter bons apps.
    Acho que não se trata apenas de ter a melhor app store, mas isso conta muuuuito.

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Mais um concorrente para o iPad diz: 10 de fevereiro de 2011

    [...] Tablets, o grande assunto da CES 2011 var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: "Salvar", Subscribe: "Inscrever", Email: "E-mail", Bookmark: "Favoritos", ShowAll: "Mostrar tudo", ShowLess: "Mostrar menos", FindServices: "Procurar serviço(s)", FindAnyServiceToAddTo: "Encontrar rapidamente qualquer serviço para", PoweredBy: "Serviço fornecido por", ShareViaEmail: "Compartilhar por e-mail", SubscribeViaEmail: "Inscrever por e-mail", BookmarkInYourBrowser: "Adicionar aos favoritos", BookmarkInstructions: "Pressione Ctrl+D ou ⌘+D para adicionar esta página aos favoritos", AddToYourFavorites: "Adicionar a favoritos", SendFromWebOrProgram: "Enviar de qualquer e-mail ou programa de e-mail", EmailProgram: "Programa de e-mail" }; a2a_config.linkname="Mais um concorrente para o iPad"; a2a_config.linkurl="http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/02/10/mais-um-concorrente-para-o-ipad/&?topo=13,1,1,,,13#038;quot;; [...]

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Mais smartphones do que computadores diz: 13 de fevereiro de 2011

    [...] assuntos serão, de certa forma, os mesmos que dominaram a Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia em Las Vegas: smartp…. Ou seja, vai se falar muito da plataforma Android e de aparelhos com a tecnologia sucessora do 3G [...]

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Uma filmadora 3D de bolso diz: 16 de fevereiro de 2011

    [...] mais: CES 2011: Todos os olhos para Las Vegas var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: "Salvar", [...]

Envie seu Comentário