Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Uma década de Wikipédia: no Brasil, acesso de 40% dos internautas

14 de janeiro de 2011 1

Amanhã, 15 de janeiro, é dia de festa na internet. Afinal, um site símbolo da cultura colaborativa online está completando uma década. Parabéns, Wikipédia.

A enciclopédia colaborativa online – que tem Jimmy Wales à frente – permite que os próprios usuários criem e editem os seus verbetes. São mais de 660 mil artigos só na versão em português.

No Brasil, a Wikipédia foi acessada em novembro por 17,2 milhões de internautas (em casa ou no trabalho), ou seja, 40% do total, segundo os números que o blogdavanessa.com descolou com José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen Online.

Entre internautas de 12 a 17 anos, 50% acessaram a Wikipédia em novembro (o Ibope ainda não tem os dados de dezembro).

“No Brasil, o principal uso da Wikipédia é por estudantes para seus trabalhos escolares. Os assuntos mais procurados são relacionados a temas frequentes de Ensino Fundamental e Médio”, disse Calazans ao blog.

Em novembro, por exemplo, o verbete mais consultado foi sobre o Dia da Consciência Negra.

O acesso à Wikipédia cai em meses de férias escolares, como julho, janeiro e fevereiro, informou o Ibope Nielsen Online.

Imagem: reprodução

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Wikipedia celebra 10 anos com 410 milhões de visitas únicas por mês | Infosfera diz: 16 de janeiro de 2011

    [...] blog da Vanessa Nunes, tem mais alguns dados interessantes, que apontam que 40% dos internautas brasileiros acessaram a Wikipedia em novembro do ano [...]

Envie seu Comentário