Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Microsoft e Nokia, unidas contra Google e Apple

11 de fevereiro de 2011 45

Anúncio foi feito em Londres pelos executivos Stephen Elop (à esquerda), da Nokia, e Steve Ballmer, da Microsoft.

Foto: Leon Neal, AFP

No mundo dos smartphones, os holofotes se dividem atualmente entre a Apple (com seu iPhone) e o Google, que desenvolve o Android, plataforma móvel presente em aparelhos de marcas como Samsung, HTC e Motorola, entre outras.

Só que ninguém quer ficar para trás nesse lucrativo mercado móvel. Que o digam Microsoft e Nokia. Uma desenvolve o sistema operacional número 1 em computadores no mundo mas não consegue emplacar sua plataforma móvel, e a outra é líder mundial em venda de celulares mas tem patinado quando o assunto é smartphone.

Resolveram, então, unir as forças. O tão aguardado anúncio de parceria foi oficializado nesta sexta-feira.

Para enfrentar a competição de Apple e Google, a Nokia deixará de lado sua plataforma própria passando a oferecer smartphones com o Windows Phone.

Desespero da Nokia?

Para a Microsoft, isso parece ser um excelente negócio. Mais um fabricante entregando telefones com a sua plataforma. E não é qualquer fabricante: a Nokia faz bons celulares, do ponto de vista de hardware. Também é preciso considerar que o Windows Phone deu um salto, não está ruim. Por isso, estou já na expectativa. Não vejo a hora de poder colocar minhas mãos em um celular da Nokia com Windows Phone. E vocês?

A parceria envolve ainda o uso da ferramenta de pesquisas Bing nos celulares da Nokia. Além disso, a tecnologia de mapas da Nokia será usada no Windows Phone e haverá a integração dos aplicativos da Nokia à Microsoft MarketPlace.

Leia também:

Boa notícia para quem tem celulares da Nokia

Microsoft não quer que Apple seja dona do termo App Store

Baixaria online: Google acusa Microsoft de plágio

Bookmark and Share

Comentários (45)

  • Breno diz: 11 de fevereiro de 2011

    o Windows phone não está ruim??? Sério? Que estranho, eu jurava que era simplesmente o pior sistema operacional de celular já feito.
    Outra coisa: eles vão unir forças? Primeiro, a Nokia está, como você disse, patinando, no mercado de smartphones e o windows só faz porcaria como sistema operaciona. Qual força vão unir? Teremos um smartphone ruim com um OS péssimo.
    Eu que não quero ver esse celular tão cedo!

  • Breno diz: 11 de fevereiro de 2011

    o Windows phone não está ruim??? Sério? Que estranho, eu jurava que era simplesmente o pior sistema operacional de celular já feito.

  • Raphael diz: 11 de fevereiro de 2011

    windows em telas míni, não sei não.. não deu certo, e acho improvável que dê.

  • mvbitt diz: 11 de fevereiro de 2011

    Breno, aponte um smartphone melhor em um contexto geral que o NOKIA N8?

  • Felipe Pereira diz: 11 de fevereiro de 2011

    O Windows Phone esta muito bom sim, a plataforma da Microsoft que não prestava era a anterior e se chamava "Windows Mobile", esta sim era muito ruim.

  • Andre O. da Rosa diz: 11 de fevereiro de 2011

    Não adianta! A Apple é o pai da Tecnologia. O jeito era o Bill Gates que só copia as coisas dos outros começar a pensar em ganhar com outras tecnologias. Steve Jobs é o nome da Tecnologia. Quem tem produto Apple sabe a diferença.

  • Anonimous diz: 11 de fevereiro de 2011

    Palm 2.0! Tchau Nokia. :-(

  • BRUNO diz: 11 de fevereiro de 2011

    Sobre smartphone melhor que o Nokia N8 vou dar meu palpite – melhor longe é o Xperia X10 da SonyEricsson. Logo vem o Xperia Arc, melhor ainda. o Android já é imbatível.

  • Breno diz: 11 de fevereiro de 2011

    Mvbitt, eu entendo que a Nokia fabricava os melhores celulares. Lembra daqueles que mandavam texto e a gente achava o máximo? Pois é. Naquela época sim, a nokia era fantástica. Os que eu tive nunca deram problema, diferente dos Ericksson e Motorola. Mas agora, vejo o Iphone como o melhor smartphone, junto com o Blackberry. Tanto é que o blackberry já foi lançado há algum tempo e até agora os outros tentam alcançá-lo. Confesso que nunca trabalhei com o Nokia N8. Por isso não posso acusá-lo ou defendê-lo. Mas no geral, a nokia parou de evoluir, ou diminuiu o passo, à medida que os outros aceleravam e se transformavam em tops. Mas você pode, realmente, ter dito a verdade. Mas como nunca mexi no N8, não tenho capacidade de discutir.

  • Vini diz: 11 de fevereiro de 2011

    Ah pelo maor de deus, isso vai ser uma união de lixos… Comprem um Iphone e sejam felizes…

  • Guilherme diz: 11 de fevereiro de 2011

    Agora sim junta a fome com a vontade de comer, vai dar mer.., Fato!
    Andriod nao tem para bater o melhor sistema operacional de cel que eu jah vi…
    Na boa, como o amigo falou, "unir forças!?" como assim :S

  • Roger Keller diz: 11 de fevereiro de 2011

    Meu deus!!! A Nokia vai trocar o sistema Linux pelo Windows? Bola fora. Vou parar de comprar Nokia, não quero ter que reiniciar meu telefone como meus amigos que possuem o sistema Windows Phone na Sangsung. Eu já parecer de reiniciar meu computador desde que instalei o Ubuntu.

  • shitman diz: 11 de fevereiro de 2011

    Esse bando de tubarões nunca "une forças", eles só se aproveitam uns dos outros enquanto é conveniente. O negócio deles é somente arrancar dinheiro dos incautos deslumbrados com promessas tecnológicas que, geralmente, resolvem os problemas que não existiam antes dos equipamentos que os tais tubarões criam.

  • Rafael da Rosa diz: 11 de fevereiro de 2011

    Simplesmente horrivel esse OS, a Nokia acaba de estragar sua imagem perante seus clientes… fiasco…

  • Rafael da Rosa diz: 11 de fevereiro de 2011

    Tenho um Samsung com Windows Phone, é uma mer****, trava toda hora, cheio de bugs, alem de ser ruim de operar, nada se compara a apple… nao adianta!

  • @jsmith432 diz: 11 de fevereiro de 2011

    Olhando agora parece mesmo que está fadado ao fracasso a parceria. Mas nunca dá para se duvidar da capacidade dessas duas gigantes. É provável que não dê certo, mas não pode-se substimar totalmente.

    Nokia sempre fez o AK-47 dos celulares, os que mais duravam, os simples, práticos. Mas quando falamos em smartphones (e não mais em celulares), eu acho que patinou feio começando pelo N95.

    Hoje existe uma hegemonia de telas com toque, e os apps para Android e iPhone. É inegável o valor agregado de tais apps. A força de um celular MS e Nokia pode vir da integração com o Xbox e seus jogos. Mas ainda não dá para afirmar isso.

    Enquanto isso continuo com meu Android, assisto o esforço de colegas em usar um iPhone, suas frescuras/limitações e espero o que vem por ai.

    De qualquer forma quanto mais concorrentes, mais nós consumidores vamos ganhar. Vai ter a resposta de cada fabricante para cada produto, e a resposta da resposta. :)

  • Fábio diz: 11 de fevereiro de 2011

    Ganhei um smartphone (q depois de algum tempo de uso apelidei de stupidphone, de smart temmnuito pouco) q roda windows, e não demorou nada a começar a me lembrar como “funciona” QUALQUER coisa que rode ruindows. Às vezes é necessário reiniciar o aparelho pa destravar, e outras ele abre com a mensagem “o arquivo seiláoque.exe não foi encontrado”. Impressionante como qualquer coisa q rode windows roda sempre engasgando. Não quero deixar meu irmão triste, já que foi ele q me deu o aparelho, mas to doido pra voltar pro iPhone 2, q mesmo ultrapassadinho roda mais redondo que o aparelho ruindows…

  • Daniel diz: 11 de fevereiro de 2011

    Parceria que já nasceu morta !

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    haha. Boa!

  • Alexandre diz: 11 de fevereiro de 2011

    Os figura aí dos comentários estão confundindo windows phone com o windows mobile……..

    vão estudar.

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    A diferença do Windows Mobile para o Windows Phone é gritante.

  • Joao diz: 11 de fevereiro de 2011

    Vamos ao ponto inical, depende do que e para que voce quer comprar um smartphone.
    Pois todos sao bons e se voce usar para a coisa certa, nao adiantaria voce comprar um smartphone que rode Windows, e fazer com que ele funcione como um Iphone, cada um é otimo para suas funcionalidades.
    Intao nunca terá um Mobile capaz de fazer todas as funcoes que lhe agrade.

  • Alexandre diz: 11 de fevereiro de 2011

    mas tão chingando o Windows Phone 7, achando que se trata do antigo Mobile.

  • Glauco diz: 11 de fevereiro de 2011

    Desculpem, mas os comentários não possuem qq embasamento de mercado (inclusive de quem escreve, por sinal).
    Em primeiro lugar, não desprezem as duas potências se unindo. Lembre que vcs não compram celular pelo sistema operacional e sim pelo hardware+sistema operacional
    Concordo que a Microsoft tinha uma porcaria de Sistema operacional, mas para quem já colocou a mão em um novo Windows Phone 7, garanto que não tem nada de ruim.
    Vários comentários, com certeza, refletem o uso do antigo SO (com razão em reclamar).

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    Concordo contigo. No meu caso, por exemplo, tenho um iPhone e um Android, assim posso tirar proveito do que cada uma dessas plataformas tem de melhor.

  • Ismael diz: 11 de fevereiro de 2011

    As partes que importam continuam as mesmas:

    -Ambas versões são Windows

    -Ambas são da Microsoft

    Isso sim que importa.

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    Glauco, sugiro que tu leias novamente o post: não estou desprezando a união dos gigantes nem dizendo que o atual Windows Phone é ruim.
    Também acho que o pessoal nos comentários está confundindo com o antigo sistema operacional da Microsoft.

  • Ismael diz: 11 de fevereiro de 2011

    Aposto 100 reais como a Nokia não dura dois anos !

    Ao invés de diminuir a confusão de antes, só aumentou, não matou completamente(embora pareça) o Meego e Symbian. Ao invés de focar em um só, ao contrário, acrescentou uma plataforma a bagunça já existente.

    As ações da Nokia já cairam mais de 10% hoje.

    A nokia está praticamente acabando com seu setor de P&D, está se apequenando, virando uma mera fabricante de hardware.

    Para mim isso é só uma prévia, daqui uns dois anos a Nokia vai ser comprada pela MS, e virar o braço de fabricante de hardware mobile do Bill Gates. Isso se ainda valer a pena ser comprada. Senão vai ser desmembrada, vendida um pedaço por vez.

    E como a MS costuma querer ser a única, não só grande, é bom para nós, usuários, que essa união dê errado.

  • Marcelo Fields diz: 11 de fevereiro de 2011

    Eu acho estes novos aparelhos todos bons o que um eh ruim numa coisa compensa em outra e assim vai… eu tenho um iphone e um ipad, mas fiz o jb nso dois, pois cansei de dr dinheiro pra apple! Mas concordo com o cara la de cima… Hj a Apple dita a tendencia… todos querem copiar… o iphone eh muito inteligente, eu nao vi nada igual ainda… Mas isso vai de gosto do usuario… conheço gente que adora android e nao troca… mas a samsung fez a burrada de por no smart dela a versao que nao tem as as melhores operacionalidades do touch… como eu disse todos são bons mas a Apple eh f…!

  • Vainer diz: 11 de fevereiro de 2011

    A Nokia teria ganho muito mais se resolvesse usar o Android.
    Windows é sinônimo de dor de cabeça, seja num smartphone ou num PC.

  • Vainer diz: 11 de fevereiro de 2011

    Pra rir um pouco:

    Eu Não Tenho IPhone: http://youtu.be/iroerRXfWfk

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    Pois é, vou fazer um post sobre. :)

  • Ronaldo diz: 11 de fevereiro de 2011

    Frescura no iPhone, essa naba de Andoid é uma imitação descarada do IOS, o Andoid só é mais popular por estar presente num zilhão de aparelhos, já a Apple possui um aparelho apenas. Me parece lógico que o Android seja mais popular, não melhor. Usuários do Milestone que o digam, quando são deixados de lado pelo fabricante quando o assunto é atualização. Aí só fazendo mandinga para ter uma versão mais atualizada. Agora pergunta para usuário de iPhone sobre o quanto é complicado atualizar o sistema.

  • vanessanunes diz: 11 de fevereiro de 2011

    Ronaldo, tu não eras totalmente pró-software livre? :p

  • Vainer diz: 11 de fevereiro de 2011

    Até que rendeu….hehehe!

  • Vanessa Nunes » Arquivo » O engraçado clipe da música “Eu não tenho iPhone”, da banda Os Seminovos diz: 11 de fevereiro de 2011

    [...] Microsoft e Nokia juntam forças contra Google e Apple no mercado de smartphones var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: "Salvar", Subscribe: "Inscrever", Email: "E-mail", Bookmark: "Favoritos", ShowAll: "Mostrar tudo", ShowLess: "Mostrar menos", FindServices: "Procurar serviço(s)", FindAnyServiceToAddTo: "Encontrar rapidamente qualquer serviço para", PoweredBy: "Serviço fornecido por", ShareViaEmail: "Compartilhar por e-mail", SubscribeViaEmail: "Inscrever por e-mail", BookmarkInYourBrowser: "Adicionar aos favoritos", BookmarkInstructions: "Pressione Ctrl+D ou ⌘+D para adicionar esta página aos favoritos", AddToYourFavorites: "Adicionar a favoritos", SendFromWebOrProgram: "Enviar de qualquer e-mail ou programa de e-mail", EmailProgram: "Programa de e-mail" }; a2a_config.linkname="O engraçado clipe da música “Eu não tenho iPhone”, da banda Os Seminovos"; a2a_config.linkurl="http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/02/11/o-engracado-clipe-da-musica-eu-nao-tenho-iphone-da-banda-os-seminovos/&?topo=13,1,1,,,13#038;quot;; [...]

  • bruuno diz: 12 de fevereiro de 2011

    Vai assistir um filme sobre o steve jobs pra vc ver se ele é tão honesto assim…

  • anderson diz: 12 de fevereiro de 2011

    A nokia esta querendo arrumar um jeito de quebrar a companhia……hehehehehehe.
    Windows………… hahahahahahahaha. Boa piada!

  • vanessanunes diz: 12 de fevereiro de 2011

    Eu recomendo o filme Piratas do Vale do Silício.
    Ah, e também a leitura da biografia do Steve Wozniak, ele faz umas revelações meio fortes sobre o Jobs ali.

  • PC, O PC diz: 12 de fevereiro de 2011

    Gaucho que é gaucho nao usa esmartefone. Gaucho que é gaucho manda Comunicado.
    Mas se gaúcho usasse esmartefone certamente nao seria micosófete, heheheheh

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Mais smartphones do que computadores diz: 13 de fevereiro de 2011

    [...] Este é um momento de grande expectativa no mundo da mobilidade, afinal, Microsoft e Nokia até se uniram para tentar competir contra Google e Apple, os grandes nomes da era…. [...]

  • Tom Ozz diz: 14 de fevereiro de 2011

    A maior mancada da história da Nokia. Perdeu sua identidade e seus fãs. Eu nunca gostei da Nokia, mas quando fui convidado para integrar o grupo de subDesenvolvimento do Moblim, que viria a fazer “parte” do Meego, me animei, porém agora vou deixar aqueles aparelhos desajeitados e pesados de lado mesmo……………

  • Vanessa Nunes » Arquivo » As novas versões do tablet Galaxy Tab e do smartphone Galaxy S diz: 14 de fevereiro de 2011

    [...] Microsoft e Nokia juntam forças contra Google e Apple no mercado de smartphones [...]

  • fuskafox diz: 17 de fevereiro de 2011

    Eu gosto do synbian pois nunca tive problemas com a nokia . Não sei se a qualidade vai se manter com esta parceria com a micosoft . O android poderia ser uma alternativa mais viável pois é software livre . Só o tempo dirá quem está certo ou errado neste tipo de transação !

  • Por que o Google comprou a Motorola Mobility | Vanessa Nunes diz: 15 de agosto de 2011

    [...] O Google, claro, mira na concorrência de Apple e Microsoft, que, lembrando, fechou um acordo para adoção do Windows Phone pela Nokia. [...]

Envie seu Comentário