Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Busca social ganha mais destaque. É tendência!

20 de fevereiro de 2011 2

Cada vez mais, o que não for social, não tem vez na internet. Isso vale também para as buscas. Tanto que há toda uma tendência de buscas sociais, o que não vem de hoje, mas ganhou um reforcinho nos últimos dias com o anúncio do Google (dono do buscador mais popular do planeta) de umas mudanças na sua ferramenta de pesquisa para deixá-la ainda mais social.

O Google Social Search foi lançado lá em 2009, permitindo ver nos resultados de pesquisa informações compartilhadas por seus amigos nas redes sociais. Esses resultados, porém, eram mostrados lá no pé do página.

Agora, não mais. Os seus amigos ganharam mais relevância em suas buscas.

A novidade é que os resultados sociais agora são mostrados misturados com os outros resultados de busca, de acordo com a sua relevância. Se algum contato seu compartilhou publicamente um link relacionado ao assunto de sua pesquisa, isso pode ser mostrado nos resultados com uma anotação (que só é visível para você e desde que você esteja logado). Espiem um exemplo na tela abaixo. O resultado social aparece em segundo, com um aviso de que aquele link foi compartilhado por determinado contato meu em tal dia no Twitter (os destaques em vermelho são meus).

Imagem: reprodução

Além de estar logado, é preciso ter suas redes sociais associadas ao seu Google Profile. A má notícia é que o recurso só funciona para o Google.com em Inglês.

@@

Principal concorrente do Google em buscas, o Bing, da Microsoft, também está de olho nas buscas sociais, incluindo nos resultados coisas que seus amigos compartilham ou curtem no Facebook.

@@

Por que busca social é importante?

Ora, as pessoas estão interessadas no que os amigos estão dizendo e compartilhando (prova disso é o sucesso do Twitter). Quando você quer saber se vale a pena ou não ver determinado filme, que opinião conta mais? O que diz um amigo com gostos parecidos aos seus ou o crítico de cinema famoso? Se for a resenha do especialista compartilhada pelo amigo, melhor ainda, né?

Leia também:

Baixaria online: Google acusa Microsoft de plagiar resultados de buscas

A força do boca-a-boca online e a opinião dos iguais, entre outros assuntos

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Uma ajudinha na hora de buscar receitas online diz: 25 de fevereiro de 2011

    [...] Busca social ganha mais destaque. É tendência! [...]

  • Vanessa Nunes » Arquivo » Facebook chat + Windows Live Messenger + Hotmail diz: 27 de fevereiro de 2011

    [...] Busca social, a tendência var a2a_config = a2a_config || {}; a2a_localize = { Share: "Compartilhar", Save: "Salvar", Subscribe: "Inscrever", Email: "E-mail", Bookmark: "Favoritos", ShowAll: "Mostrar tudo", ShowLess: "Mostrar menos", FindServices: "Procurar serviço(s)", FindAnyServiceToAddTo: "Encontrar rapidamente qualquer serviço para", PoweredBy: "Serviço fornecido por", ShareViaEmail: "Compartilhar por e-mail", SubscribeViaEmail: "Inscrever por e-mail", BookmarkInYourBrowser: "Adicionar aos favoritos", BookmarkInstructions: "Pressione Ctrl+D ou ⌘+D para adicionar esta página aos favoritos", AddToYourFavorites: "Adicionar a favoritos", SendFromWebOrProgram: "Enviar de qualquer e-mail ou programa de e-mail", EmailProgram: "Programa de e-mail" }; a2a_config.linkname="Facebook chat + Windows Live Messenger + Hotmail"; a2a_config.linkurl="http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/02/27/facebook-chat-windows-live-messenger-hotmail/&?topo=13,1,1,,,13#038;quot;; [...]

Envie seu Comentário