Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Com o botão "Gostou", o Orkut está copiando o Facebook?

22 de março de 2011 3

Com o crescimento do Facebook no Brasil (258% só em 2010), tenho a impressão de que as coisas não estão nada boas para o Orkut, a rede social do Google que tem a internet tupiniquim como seu último reduto.

Como não dá para ficar parado vendo a concorrência avançar (e a investida do Facebook será fortíssima em 2011 já que agora eles têm uma operação no país, e ainda liderada por alguém que entende muito de Orkut, o Alexandre Hohagen, que era do Google), no início do mês o Google anunciou uma repaginação na rede social que o deixa mais parecido visualmente com o Facebook. E o que começou a aparecer lá também? O botão Gostou.

Xiii, parece que o Orkut quer mesmo ser o Facebook. Espia só o novo recurso:

Vai dizer que isso não lembra o botão Like do Facebook (traduzido no Brasil como Curtir)? No Orkut, o usuário escolhe um emoticon para expressar se gostou ou não do post (há 11 diferentes).

Veja abaixo como é no Facebook. (Aliás, como faz falta uma opção “Dislike”.)


Para ser justa, outros produtos do Google têm o botão Like, como o leitor de feeds RSS Google Reader.

Esse tipo de recurso é tendência porque, cada vez mais, as pessoas estão interessadas mesmo é no que os amigos recomendam. A curadoria da própria rede social em que se está inserido é o que mais conta.

Nesse contexto, o mérito do Facebook foi ter extrapolado o uso apenas como um site de relacionamento entre as pessoas. É um serviço de informações que tem sido usado por veículos jornalísticos e empresas, como um importante canal com seus consumidores.

Esse uso informativo mais sério eu não consigo ver no Orkut.

O Orkut é muito forte nas lan houses, é o queridinho dos chamados “miguxos” (“AKELes ki EscRevi aXXim”), por isso não dá para ignorar que o botão “Gostou” vai fazer sucesso entre os orkuteiros mais leais.

Não me entendam mal, o problema não é o Orkut implementar novidades “a la Facebook”. Se o recurso é legal, ganhamos todos nós que navegamos em redes sociais. O que me parece crítico é que o Orkut dá sinais de ter perdido o bonde na inovação. Sem inovar, fica difícil se manter líder. Posso até morder a língua mais adiante, mas a verdade é que no momento parei de acreditar no Orkut. E vocês?

Imagens: reproduções

Leia também:

Orkut vai ganhar novo visual (de novo!)

Facebook versus Orkut no Brasil

[Dica de vídeo] O combate das redes sociais

Early-adopters versus miguxos

Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • @JulianoOliveira diz: 22 de março de 2011

    Ah, é tudo cópia de algum lugar… Quando o Facebook colocou uma timeline ao estilo Twitter, também teve bastante comentários…

  • luciano diz: 23 de março de 2011

    Nunca gostei do orkut,entao,quando foi invadido,ai sim,sempre esperei uma rede social menos popular,enfim,facebook começaram a invadir a pouco tempo,digo invasão porque recebo convites e convites para add pessoas que nunca vi,porque querem aumentar numero de amigos,nao se deram de conta,que no facebook,oque conta são os relacionamentos e nao os numeros,seus tolos.

  • Duda Nicaretta diz: 11 de abril de 2011

    Olha eu aí!
    Sigam-me: twitter.com/dudanicaretta
    Valeu Vanessa!
    Até a próxima huahuahua

Envie seu Comentário