Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A novidade do dia: Google +1

30 de março de 2011 5

O Google lançou nesta quarta-feira o botão +1. A novidade vai começar a aparecer ao lado dos resultados de buscas, como vocês podem conferir na tela abaixo:

Imagens: reproduções

Para que serve?

Bem, é um sistema de recomendação de sites. O propósito é o mesmo do Like (Curtir, em português), do Facebook. É para funcionar como um selo de aprovação pelos seus contatos nas redes sociais.


Segundo o Google, “quando você usa o botão +1, seu nome passsa a ficar associado com aquele link em buscas, anúncios e por toda a internet”. Se o tal link aparecer em uma pesquisa feita por alguém do seu círculo social, lá vai estar o aviso sobre sua recomendação.

Para ter acesso ao botão +1, você precisa estar logado no Google e ter um perfil no Google Profiles.

Diz o Google que a novidade vai começar a aparecer aos poucos para pesquisas no google.com em inglês e que outros idiomas deverão ser acrescentados no futuro. Minha dica é chegar lá no Google Labs (http://www.google.com/experimental/index.html) e habilitar o +1 (foi o que eu fiz).

A tela abaixo aparece na primeira vez que você usa esse sistema de recomendação:

Na sua página no Google Profiles, dá para ver todos os sites que você já marcou via +1.

Meus pitacos

Esse lance de recomendação dos amigos é assunto quente. As pessoas estão cada vez mais interessadas no conteúdo que tem respaldo das suas redes sociais. Recentemente, o próprio Google aprimorou sua ferramenta de buscas para dar mais destaques nos resultados a links compartilhados por contatos, por exemplo, no Twitter (escrevi sobre isso aqui).

A ideia do Google é que, no futuro, os próprios sites contem com esse botão +1, como hoje se tornou comum com o Facebook Like.

Aliás, que disputa boa será essa entre Facebook Like e Google +1, né?

Apesar do Like ser hoje um recurso consolidado, a vantagem do +1 é que nasce associado ao buscador mais popular do planeta. Como o Google já avisou que a recomendação dos usuários será levada em conta na hora de determinar a relevância de uma página nos resultados de busca, vai ter muito site interessado no botão +1…

E aí, curtiram a novidade?

Leia também:

Google aprimora seus recursos de busca social

Com o botão “Gostou”, o Orkut está copiando o Facebook?

Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (5)

  • Paulo diz: 31 de março de 2011

    Só para variar, vc não pára de babar o ovo do Google.
    Tente falar bem dos demais, só para variar.

    PS: sim, o Google está vendo a vaca ir para o brejo em relação ao Facebook.

  • vanessanunes diz: 31 de março de 2011

    Ah, Paulo, não seja tão injusto comigo.
    Neste post, por exemplo, estou dizendo que o Google perdeu o bonde da inovação no Orkut e começou a apelar: http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/03/22/?topo=13,1,1,,,13
    Sobre falar bem dos demais, é só tu leres meus posts sobre o iPad.

  • Gustavo diz: 5 de junho de 2011

    vanessa, like é curtir, em portugues, ou é gostar e o facebook traduziu como curtir? sera q nao estamos confundindo a tradução que a empresa fez com o significado real? alias, tomemos cuidado: curtir é gíria, por isso nao poderia ser a tradução de um verbo. acredito que o fato de o fecebook brasil ter substituido gostar por curtir (alias, pq?) nao significa que o verbo nao seja gostar.

  • vanessanunes diz: 5 de junho de 2011

    O significado de gostar e curtir é o mesmo. Do meu ponto de vista leigo, não vejo muito problema em traduzir Like como Curtir.

  • Like X Plus | Vanessa Nunes diz: 13 de julho de 2011

    [...] O botão +1, do Google, e a tendência das buscas sociais [...]

Envie seu Comentário