Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

"Campanha Banda Larga é um Direito Seu" será lançada nesta segunda

24 de abril de 2011 8

Nesta segunda-feira, dia 25, ocorrerá o lançamento nacional da Campanha Banda Larga É Um Direito Seu, que defende uma internet barata, de qualidade e como um direito de todos, independentemente da localização ou condição sócio-econômica. Serão realizadas plenárias simultâneas em São Paulo (19h), Rio (19h), Salvador (19h), Brasília (19h30) e Campo Grande (19h30) com transmissão pelo site campanhabandalarga.org.br.

A campanha é liderada por várias organizações da sociedade civil e ciberativistas. O grupo avalia que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi um primeiro passo, mas é preciso avançar mais. Como diz o manifesto da campanha, inclusão digital é um “passo necessário à efetiva inclusão social” e “essencial para o desenvolvimento econômico do país”. Concordo!

A íntegra do Manifesto Banda Larga, com todas as propostas da campanha, está em http://campanhabandalarga.org.br/?page_id=7. Reproduzo alguns trechos:

“Reconhecer o caráter essencial da banda larga, definindo-o como serviço público, sujeito a metas de universalização, controle de tarifas garantindo seu baixo valor, obrigações de continuidade voltadas à sua prestação ininterrupta e garantia da prevalência do interesse público na utilização da infraestrutura necessária ao serviço.”

“Delimitar as condições de prestação adequada do serviço por meio de critérios objetivos que visem à efetiva proteção do consumidor e a utilização das redes em toda a sua potencialidade.”

“Garantir a paridade de banda para download e upload, imprescindível para o uso multimídia alternativo, fiscalizando o cumprimento das taxas de transmissão contratadas e disponibilizando meios tecnológicos para verificação deste cumprimento pelo próprio usuário.”

O vídeo abaixo também ajuda a entender a campanha:

Bem bacana a iniciativa!

Sou da opinião que é mesmo fundamental que a sociedade se mobilize em pró de uma “internet barata, de qualidade e para todos”. Afinal, “bandalargar” o Brasil não basta se o serviço não for de qualidade. É preciso banda larga de verdade, não banda lerda e salgada, como é atualmente. Até comentei isso aqui no blog há alguns dias: 79% das conexões à internet nas residências brasileiras são inferiores a 2 Mbps, segundo um estudo da Nielsen.

>>> Leia mais em Internet no Brasil: banda larga ou lerda?

Imagem: Campanha Banda Larga É Um Direito Seu, divulgação

>>> Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (8)

  • PAULO ALEXANDRE diz: 24 de abril de 2011

    A nossa Banda Larga ainda está devendo muito. Pagamos caro, mas a incomodação é GRANDE. É preciso que a ANATEL, ou os Órgãos de protetores do consumidor estejam atentos para as promessas não cumpridas.
    A banda larga ainda é lenta, cai, há momentos que dá vontade de mudar.
    Já mudei uam vez, já estou querendo mudar outra vez, mas até quando?

  • Luiz diz: 24 de abril de 2011

    A Banda Larga Móvel é uma vergonha, basta medir a da VIVO entre as 20:00 e as 23:00, que dos 01 MBts prometidos, fica abaixo de uma discada comum navegando a menos de 56 kbps e caindo constantemente. Pior ainda é que todos os responsáveis pela fiscalização fazem de conta que está tudo bem, as teles continuam vendendo os planos livremente e somente lucrando cada vez mais.

  • Anderson diz: 24 de abril de 2011

    Caros, estamos sozinhos neste barco, a ANATEL é o mais discarado orgão do governo, pois não faz nada, é um órgão político para Inglês ver, se não fosse a OI empresa que assumiu a BRT, não estaria fazenso o que fza com seus cliente, simplesmente uma total falta de respeito não esto nem falando dos TP´s Telefones Públicos que é uma vergonha de cada 10 , 11 não funcionam e dizem que a ANATEL faz alguma coisa, O QUE??????

  • Danilo diz: 25 de abril de 2011

    O Governo fez um oba oba com a promessa de Internet Banda Larga para todos visando as eleições. O assunto será retomado próximo a campanha de reeleição da Dilma. No inicio prometia-se Banda Larga barata. Estimava-se um custo de aproximadamente 8 reais. Hoje já se fala em 35 reais. Nada está sendo feito. Lembram-se da TV Digital para todos?. O tempo passou e o sinal só esta disponível nas capitais e muitas vezes deixam a desejar. Poucos foram os projetos do PAC conluidos, cerca de 30%.

  • Duda Nicaretta diz: 25 de abril de 2011

    Pagamos caro a internet… Eu por exemplo pago R$50,00 por 300K, e agora a minha conexão tá lenta… Falaram pra mim colocar a net de 512K por R$60,00
    Tá loko…

  • Up Bos diz: 27 de abril de 2011

    Não sou tão a favor assim, iamos transformar a Web em uma segunda Rede Globo!

    Temos que restringir certas coisas…

  • A Banda Larga e o Cibercomunismo « Baixa Cultura diz: 29 de junho de 2011

    [...] Consumidor (IDEC) e pelo Coletivo Intervozes, junto a mais de 90 instituições organizadas desde 25 de abril. O Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, ao saber do protesto, achou que os usuários estavam [...]

  • Fábio diz: 3 de novembro de 2011

    Moramos em um lugar q cobra 25% de ICMS na conta de energia elétrica, pois considera que eletricidade não é um item fundamental e imprescindível. O que dizer da banda larga??

Envie seu Comentário