Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Resumão tech da semana

15 de maio de 2011 1

Um apanhado de assuntos da semana no setor de tecnologia:

* E parece que a novela PSN está perto do fim… Neste sábado, a Sony anunciou que começou a restauração da rede de jogos online PlayStation Network (PSN), o que está sendo feito país por país. A Sony também liberou uma atualização para o sistema do PlayStation 3, o que vai fazer com que todos os usuários da PSN tenham de trocar as suas senhas. Lembrando: em abril, a PSN foi invadida e dados de usuários vazaram naquele que foi – até agora – o maior mico tech do ano.

* O destaque da semana, sem dúvida, foi a compra do Skype pela Microsoft por US$ 8,5 bilhões. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, aí na foto abaixo, avisou que a ideia é integrar o Skype a serviços e dispositivos da Microsoft como Windows Phone, Windows, Outlook e Xbox 360/Kinect. Leia mais neste post aqui.

Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

* O Skype anunciou que irá restabelecer o serviço Número Online no Brasil.

* O #FAIL DA SEMANA vai para o Facebook, que reconheceu ter contratado uma empresa de relações públicas para promover uma campanha de comunicação contra o Google. Leia aqui.

* Imagina ser homônimo do criador da rede social mais popular do planeta? O advogado Mark Zuckerberg, de Indianópolis (EUA), até criou um blog sobre o assunto, o “I am Mark Zuckerberg” (em português, Eu sou Mark Zuckerberg). Segundo a rede de TV CBS (aqui, em inglês), ele teve perfil no Facebook excluído porque a equipe do site pensou que fosse um fake do outro Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, mas depois o site reconheceu o erro, pediu desculpas e reativou a conta.

* Uma falha no serviço de publicação de blogs Blogger, do Google, deixou na mão os seus usuários por um total de 20,5 horas. Segundo o Google (leia aqui, em inglês), o problema ocorreu devido ao corrompimento de dados durante uma manutenção programada do serviço.

* O Twitter anunciou a abertura da central de tradução do serviço para o português, e está convidando os usuários a  ajudarem na tarefa. Interessado? Chega aqui.

* A Apple ultrapassou o Google como marca mais valiosa do mundo. O ranking é da agência de marcas Millward Brown.

* Durante o IV Congresso Internacional Governo Eletrônico e Software Livre (Consegi), em Brasília, foi lançado o portal Otoridades (http://otoridades.com.br), que tem como proposta denunciar abusos de poder no Brasil. A iniciativa é da comunidade Transparência Hacker.

* O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) completou um ano na quinta-feira, mas ainda não fez avanços. :( Leia aqui uma reportagem sobre esse assunto.

* A Level Up! abriu as inscrições para o campeonato brasileiro do jogo Ragnarök Online (imagem abaixo). Elas podem ser feitas até a próxima quarta-feira em http://games.levelupgames.com.br/ragnarok/hotsite_rbc2011/.

Imagem: Ragnorök Online, reprodução

* As novidades do Google foram várias nesta semana devido à realização da sua conferência anual de desenvolvedores. O destaque foi o anúncio de que os netbooks Chromebooks, fabricados inicialmente por Samsung e Acer e com sistema operacional do Google baseado em web apps, chega às lojas em 15 de junho por valores a partir de R$ 350. Comentei aqui.

* A Chrome Web Store, a loja de apps do browser do Google, chegou a todos os seus 160 milhões de usuários (e em 41 idiomas). Confiram em chrome.google.com/webstore. Aliás, o game Angry Birds estreou lá nesta semana, mas ó: também dá para usar outros browsers para jogar pássaros furiosos contra porcos verdes ladrões de ovos (espia neste post aqui).

* Com 200 mil aplicativos compatíveis para cerca de 300 dispositivos que rodam Android, a Android Market incluiu novos recursos para facilitar a busca de apps lá. Para mais detalhes, leia aqui.

* Foi lançado o Google Music by Beta. O serviço, que só está disponível nos Estados Unidos, permite armazenar sua coleção musical online para então acessá-la seja no smartphone ou no computador. É similar ao Cloud Drive, da Amazon.

* Mais de 3 mil filmes foram adicionados ao catálogo do YouTube (youtube.com/movies). Nos Estados Unidos, é possível alugar para ver online títulos como Inception e O Discurso do Rei, entre outros.

* O Google Imagens agora permite dividir a pesquisa por assuntos. Na imagem abaixo, o resultado de uma busca pela palavra Brasil (é preciso marcar “Por ordem de assunto” na coluna à esquerda).

Imagem: reprodução

Leia também o resumão da tech da semana passada

>>> Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • joao bento diz: 15 de maio de 2011

    Vanessa, legal estes resumão.
    Joao Bento -PoaRS

Envie seu Comentário