Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Resumão tech da semana

21 de maio de 2011 0

Estes foram alguns dos destaques da semana no mundinho tech:

* Quando o assunto é pesquisa na internet,  busca social (ou seja, dar destaque nos resultados de busca a endereços recomendados pelos amigos) é a bola da vez. Já falei disso aqui e aqui. Nesta semana, o Google anunciou a expansão do seu recurso de busca social (inicialmente disponível em inglês) para outros idiomas, incluindo português. E quem também não quer ficar para trás nessa área tão importante é a Microsoft, que estreou um recurso no Bing que eleva os resultados de pesquisa conforme recomendações dos amigos no Facebook.

* Esta vale mais por curiosidade: a Microsoft divulgou nesta semana (aqui, em inglês) que os browsers Internet Explorer 8 e 9 chegam a bloquear, via filtro de segurança SmartScreen, de 2 milhões a 5 milhões de ataques por dia contra seus usuários.

* E ainda falando na Microsoft… Começa neste domingo nos EUA, por tempo limitado, uma promoção em que estudantes que comprarem um PC com Windows 7 custando mais de US$ 699 levarão um Xbox 360 de graça. Segundo a Microsoft, a promoção deverá ser oferecida no futuro também no Canadá e na França. Bela sacada, afinal de contas, o X360 é o produto mais cool da Microsoft.

* A coisa tá feia para o lado da RIM. Cerca de mil unidades do tablet Blackberry Playbook passarão por recall devido a uma falha do sistema operacional. Isso me lembra que tô devendo um post com minhas impressões ao testá-lo. Em breve, ok?

* Na quinta-feira, a rede social profissional LinkedIn estreou na Bolsa de Valores de Nova York. As ações da empresa mais do que dobraram de valor no primeiro dia. Será que é sinal de que há uma nova bolha da internet a caminho? Para quem lê em inglês, vale a pena dar uma espiada nesta reportagem do New York Times e nesta outra do Guardian.

* Então, o Facebook está mesmo engolindo a internet… Nesta semana, foi a inaurada a LikeStore (www.likestore.com.br), um serviço que permite vender produtos diretamente pela rede social de Mark Zuckerberg. Leia mais sobre o assunto ali no vizinho Blog da Bela.

* E falando em Facebook… Segundo o site Mashable, um casal de Israel deu o nome de Like para a filha em homenagem ao botão Curtir da rede social número 1 do mundo. Xiii, coitada da criança!

* O Brasil chegou a 40,9 milhões de acessos à internet de banda larga no primeiro trimestre do ano, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Mais detalhes aqui nesta reportagem de ZH Dinheiro.

* A consultoria IDC divulgou que foram vendidos 3,6 milhões de computadores no Brasil no primeiro trimestre deste ano.

* O Blogger (serviço de hospedagem de blogs do Google que, a propósito, andou falhando na semana passada) anunciou que terá um novo design. Mais detalhes aqui.

* O Google desistiu de levar adiante seu projeto de digitalizar jornais antigos, o Google News Archives, lançado em 2008. O acervo, porém, seguirá disponível em  http://news.google.com/newspapers. As informações do The Guardian.

* O Orkut, rede social mais acessada do Brasil, ganhou um novo logotipo nesta semana (imagem ao lado). Ahn? Pois é, tá mesmo na hora de o Google entender que não é com um logo novo que o Orkut conseguirá estancar a debandada para o Facebook.

* E a Sony segue aparecendo negativamente nos noticiários de tecnologia. Depois de ter restaurado a rede de jogos PlayStation Network (PSN) no último final de semana, a empresa tirou do ar temporariamente na quarta-feira a página de restaurar senha da PSN para corrigir uma falha de segurança. E mais: na sexta-feira, a agência Reuters noticiou um ataque contra o provedor de internet da Sony no Japão.

* A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta semana um projeto para tornar imunes impostos de livros eletrônicos, conforme noticiou a Agência Senado.

* De acordo com reportagem da revista Veja, a Amazon, maior nome do e-commerce mundial, estaria chegando ao mercado brasileiro.

* Como parte das comemorações da 9ª Semana Nacional de Museus, foi lançado o Museu Virtual de Brasília. Vale pena dar uma navegada em www.museuvirtualbrasilia.org.br (imagem abaixo).

Imagens: reproduções

Leia também o resumão tech da semana passada

>>> Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Envie seu Comentário