Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Orkut ameaçado?

31 de maio de 2011 9

Embora não seja a rede social mais popular no Brasil (leia-se: terra do Orkut), o Facebook tem ganhado cada vez mais adeptos no país. E mais mesmo!

Fiquei impressionada com um levantamento do site SocialBakers, especializado em estatísticas sobre o Facebook, disponível em www.socialbakers.com/blog/171-facebook-is-globally-closing-in-to-700-million-users/.

Somente no mês de maio o Facebook ganhou 1,9 milhão de novos usuários no Brasil (no total, já são 19 milhões). Da lista de 20 países em que a rede social mais cresceu, adivinha quem é o líder? Brasil-sil-sil.

De acordo com o SocialBakers, o Facebook está beirando a 700 milhões de usuários no mundo.

Enquanto isso, o Orkut segue tendo no Brasil o último reduto. Resta saber até quando…

Palpites?

Leia também:

Sete dicas para tornar o uso do Facebook mais agradável

Por onde anda o brasileiro cofundador do Facebook?

Com o botão “Gostou”, o Orkut está copiando o Facebook?

Facebook versus Orkut no Brasil

[Dica de vídeo] O combate das redes sociais

>>> Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (9)

  • Fernando diz: 31 de maio de 2011

    O único ponto forte do Orkut são as suas comunidades. Se bem que algumas são viradas em correntes e spams. Eu não utilizo o Facebook e muito pouco uso o Orkut, mas o que falam é que o FB não é isso tudo. Quem sabe eu não crie uma conta e descubra as vantagens sobre a maior rede social do mundo.

  • FELIPE diz: 1 de junho de 2011

    eu tinha o orkut e abandonei, deixei ele de lado, facebook mil vezes melhor, mais pratico e tudo mais, sem falar nos erros que da o orkut, meu orkut está lá abandonado, agora so uso o FB, visual mais leve, e sem falar na praticidade.

  • @RomuloWi diz: 1 de junho de 2011

    Da seu palpite Vanessa…. Bye bye Orkut?

  • vanessanunes diz: 1 de junho de 2011

    Respeito muito o Orkut. Quase nunca vou lá, mas respeito. Muita gente entra na internet para interagir com os amigos/parentes via Orkut. Chega a ser um motivador para inclusão digital. Impressionante. Mas, claro, para early-adopter, Orkut é coisa do passado já.

  • asceviva diz: 1 de junho de 2011

    O Orkut só vai desaparecer, se Google desativá-lo. Por maior que tenha sido o crescimento do FB, é preciso considerar duas coisas: 1) a maioria dos usuários do FB continua usando o Orkut. Se em muitas redes sociais os que passaram a usar o FB usam atualmente muito pouco o Orkut, em outras isso não acontece: continuam usando o FB tanto quanto o Orkut 2) Existe uma quantidade muito expressiva de pessoas, que ainda prefere usar o Orkut e não quer saber de migrar para o FB. Até abrem um perfil lá no FB, mas fica bem abandonadinho. 3) O que vou escrever aqui é muito pessoal, não sei se pode ser generalizado. Bom, fazia tempo que eu não entrava no meu Orkut. Este ano, 2011, passei a adicionar meus alunos de faculdade. Como conseaquencia disso, se de um lado ganhei muitos adds no meu FB, por outro lado ocorreu algo que eu não esperava: depois de séculos de estagnação, vi meu Orkut receber uma quantidade expressiva de adds neste ano. Descobri que não está morto, está vivíssimo! Mais: dentre os alunos que me adicionaram, embora a maioria tb use o FB, há uma parcela expressiva (mais ou menos a metade) que não larga do Orkut e prefere o Orkut. Parece túnel do tempo, agora tenho que entrar no Orkut todos os dias outra vez.

  • Fabiano Jorge diz: 1 de junho de 2011

    Pessoalmente, passei a usar mais o FB porque tem aplicativo pra smartphone. Não preciso de PC pra ver o que se passa. Acho que isso está fazendo muita gente que pode comprar Smartphones deixar o orkut de lado. Eu estou bem próximo de deixar minha conta no orkut dizendo apenas: Vá até meu perfil Facebook. O Orkut parou no tempo. E nesse meio, o tempo passa MUITO mais rápido que para outros setores…

  • Élvis Storck diz: 1 de junho de 2011

    Na internet temos nascimentos e mortes (digitais) a todo momento, é um mundo que cresce tão rápido quanto o pensamento, mas para crescer tem que ser bom.
    O orkut foi o "BUMM" das redes sociais, se tornou referência para "mercado" e para as pessoas se inter-conectar, o Facebook fez sua aposta levando em consideração outros fatores, mas aproveitou o conceito da rede social. Vimos outras tentativas que não deram certo, como GAZZAG, entre outros que não conseguiram crescer o suficiente para aparecer, pois não tiveram o "PLUS" necessário para agradar os usuários.
    Ainda temos um grande crescimento por parte do LINKEDIN que aborda uma conexão baseada em currículos e amizades através de vínculos de trabalho.
    Basicamente, para continuar vivo e poderoso o ORKUT vai ter que apresentar uma nova cara, uma evolução que chame a atenção de todos novamente, senão, o migrakut (ferramenta do facebook) tem chance de passar a frente.

  • Rafael “Neutral” diz: 1 de junho de 2011

    Hoje sou usuário do Twitter ao invés do Orkut, embora não tenha deletado minha conta.

    Sou resistente e não uso Facebook. Porque sei que vou viciar, prefiro não usar.

    Vanessa, não acha que o aumento de adeptos do Facebook se deu também depois ao filme “A Rede Social”?

  • vanessanunes diz: 1 de junho de 2011

    Oi Rafael,
    Sim, acho que o filme contribuiu, mas longe de ser o único motivador.

Envie seu Comentário