Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Próximo Windows terá mudança radical de visual. Confira!

02 de junho de 2011 10

Imagem: Microsoft, divulgação

Se você usa Windows, o sistema operacional mais popular do planeta, prepare-se: a próxima versão da plataforma, chamada internamente de Windows 8 pela Microsoft, passará por uma mudança RADICAL de interface.

No novo Windows, você dará adeus aos ícones. O menu Iniciar é outro com os dias contados.

Até o conceito de janelas, que, pô, dá nome à plataforma, também ficará um tantinho de lado.

A aposta para a área de trabalho é em um mosaico do que a Microsoft chama de “tiles” (ladrilhos, em inglês). Espia na imagem acima. Cada um desses blocos é uma app. A justificativa da empresa é de que blocos são melhores que ícones porque oferecem mais espaço para exibir notificações e atualizações em tempo real. Por exemplo, você já vê o último tweet, a previsão do tempo, assim por diante.

A inspiração veio claramente do Windows Phone 7, o sistema operacional de smartphones da Microsoft, onde já é assim.

O que está por trás da mudança é a necessidade de adaptar o sistema operacional mais usado no mundo para a era dos tablets. A própria Microsoft afirma com todas as letras que a plataforma será voltada para aparelhos com telas sensíveis ao toque.

A nova geração do Windows foi demostrada pela primeira vez na conferência D9, que está sendo realizada na Califórnia nesta semana.

Segundo a Microsoft, embora a nova interface tenha sido desenhada e otimizada para telas sensíveis de toque, funciona  com mouse e teclado. Além disso, a interface tradicional do Windows estará disponível, permitindo ainda usar aplicativos mais convencionais.

Bem, a melhor forma de entender a transformação que o Windows vai sofrer é conferir este vídeo aí da Microsoft (em inglês). Notem como as apps ficam lindonas em tela cheia.

Se na mudança do Windows XP para o Windows Vista, o visual repaginado encontrou resistência, deixando muito usuário perdido no uso, imagina só como será na estreia do Windows 8. Só não dá para ignorar que a interface do Windows tem ficado cada vez mais elegante ao longo das suas versões.

Ah, aproveito também para chamar a atenção para o bloco inferior à esquerda da tela Start. Parece mesmo indício de que teremos pela frente uma loja de aplicativos para computadores com Windows, seguindo o que é uma tendência do mercado (a Mac App Store, para computares da Apple, estreou em janeiro deste ano).

A expectativa é de que o novo Windows seja lançado até o final de 2012. Por essa prévia, parece bem interessante. Curti, e vocês?

Leia também:

Conheça o Ninite e instale vários softwares no Windows de uma só vez

O futuro do Skype nas mãos da Microsoft

Para quem usa o Internet Explorer: baixe logo o IE9

SP1 do Windows 7: o que é, como e por que instalar

>>> Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (10)

  • @RomuloWi diz: 2 de junho de 2011

    Adeus Desktops :'(

  • Vitor André diz: 2 de junho de 2011

    Achei legal o visual. Espero que seja leve, rápido e funcione!

  • joao diz: 2 de junho de 2011

    no fim das contas, o que tem por trás desta tela inicial? o bom e velh istema do windows rodando hahahaha, continua mesma merda de sempre! dshuhudauhas ficou ali o excel e o windows explorer exatamente igual é hoje em dia… querer transformar pc em tablet é ridículo! cada um tem sua funcao! me poupem microsoft!

  • Diego diz: 2 de junho de 2011

    O novo Windows tem so um objetivo: Fazer a Microsoft ganhar mais dinheiro. Todas essas alteracoes sao meras frescuras para os consumistas de plantao. Duvido que se o sistema fosse gratuito, ele sofreria tantas mudancas em tao pouco tempo. Resumindo, dinheiro jogado fora.

  • Paulo diz: 2 de junho de 2011

    Achei Excelente. Nestes últimos dois anos a Microsoft tem trabalhado em várias soluções de muita qualidade.
    Com certeza, serie um usuário.

  • Uillan diz: 3 de junho de 2011

    Hum! Achei o visual legal, mas acho que combina mais com Tablets do que com um PC Desktop.

  • Jonas Vargas diz: 3 de junho de 2011

    Nao quero ser daquelas pessoas que rejeitam toda novidade que aparece. Por um lado eu gostei, por outro tenho certos receios com essa tendencia de softwares voltados a tablets principalmente que torna a pessoa dependente de estar conectado na rede.

    Temos que esperar pra ver, se a previsão é 2012, logo ja teremos versões de teste desse sistema.

    Essa tendencia tablet na minha opinião apesar de ser inovadora e da moda, tira o foco de desenvolvedores para que se crie um sistema mais confiavel e útil.

  • Rafael Vargas diz: 3 de junho de 2011

    Sei lá, vai ver eu sou tradicional, eu não gostei, acho mais facil de organizar do jeito atual, mas talvez seja questão de acostumar. Mas é como falaram, isso é só uam interface, por baixo ta o mesmo lixo atual, não vai ser isso que vai evitar travamentos e bugs.

  • Resumão tech da semana | Vanessa Nunes diz: 16 de julho de 2011

    [...] * A Microsoft divulgou que foram vendidas mais de 400 milhões de licenças do Windows 7. Isso equivale a sete cópias por segundo. E lembrando: o Windows 8 já está no forno e trará mudanças radicais no visual da plataforma. [...]

  • Joao diz: 16 de julho de 2011

    Tenho Windows Phone 7. Por um lado achei ótimo, pois não me arrependo nem um pouco de ter comprado WP7 ao iPhone, realmente é muito superior ao meu ver.
    Por outro lado é que o sistema vai ficar diferente, caso não se tratar de touchscreen.

Envie seu Comentário