Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Resumão tech da semana

18 de junho de 2011 2

Foto: Microsoft, divulgação

Confira um apanhado de assuntos desta semana no setor de tecnologia:

* Uma baita notícia para quem, como eu, é fã do Kinect, o acessório de detecção de movimentos do Xbox 360 (na foto acima, o Kinect Disneyland Adventures). A Microsoft liberou o kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês) do Kinect para Windows 7. A proposta é incentivar desenvolvedores a criar aplicações unindo as funções desse sensor de movimentos ao uso do computador.

* A Foxconn adiou de julho para setembro o início de suas atividades de sua nova fábrica no Brasil. Quem diz é o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O motivo? Falta de mão de obra. Sobre o assunto, leia mais em ZH Dinheiro.

* Mercadante também afirmou que o governo estuda estender o incentivo fiscal oferecido a tablets a TVs e telefones produzidos no país. Mais detalhes nesta outra reportagem publicada em ZH Dinheiro.

* A disputa judicial entre Facebook e os gêmeos Winklevoss permanece. É uma novela sem fim esta. Não sabe do que estou falando? Assistir ao filme A Rede Social ajuda a entender.

* Já outra batalha nos tribunais – desta vez, entre Apple e Nokia – chegou ao fim com um acordo entre as gigantes. A finlandesa receberá parte da receita de venda do iPhone. Ahn? Postei sobre isso aqui.

* A Apple passou a vender iPhones desbloqueados nos Estados Unidos.

* Uma editora lançará em agosto uma versão em quadrinhos da biografia de Steve Jobs, o guru da Apple (ao lado). É a mesma que já lançou um gibi sobre Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Imagem: Bluewater, divulgação

* O Google lançou as buscas por imagens e voz no computador, algo que a gigante já oferecia para smartphones, respectivamente, desde 2009 e 2008. Outra novidade deles na semana foi o “Me on the Web”, ferramenta que ajuda a monitorar o que as buscas no Google dizem sobre você.

* Na quarta-feira, teve transmissão do eclipse lunar pelo YouTube (imagem abaixo). Sinais dos tempos, sem dúvida. Sobre o assunto, leia mais no vizinho Conexão ZH.

Imagem: reprodução

* O YouTube também anunciou que transmitirá a Copa América para mais de 50 países (mas ó: Brasil ficou de fora) pelo canal www.youtube.com/copaamerica.

* E os Chromebooks, netbooks com sistema operacional do Google, chegaram às lojas nos Estados Unidos. Para quem lê em inglês, vale muito a pena conferir os pitacos de David Pogue, do New York Times: A laptop, its head in the cloud.

* Esta é para os empresários. Em uma iniciativa do Google, Sebrae e Yola, foi o lançado o Conecte o Seu Negócio (www.conecteseunegocio.com.br). A proposta é ajudar pequenas e médias empresas a criar o seu primeiro site de maneira simples e rápida. O vídeo abaixo explica:

* E o Orkut, hein? Do jeito que está apelando, a coisa está mesmo feio para a rede social do Google.  A última é um medidor de popularidades das fotos. Desse jeito, fica facinho entender por que o Facebook tem crescido TANTO na internet tupiniquim.

* E não é que o Tumblr agora tem mais blogs que o WordPress? As informações são do Mashable.

* O Instagram, rede social de fotos exclusiva para donos de iPhone, ultrapassou 5 milhões de usuários e chegou a cerca de 100 milhões de fotos postadas, segundo números divulgados ao Techcrunch (leia aqui, em inglês). Em pensar que essa bacanérrima app que permite aplicar filtros retrôs a suas fotos (espia nas imagens abaixo) tem apenas oito meses de existência… Aliás, para ter uma ideia da dimensão do fenômeno Instagram, o Techcrunch lembra que o Flickr, do Yahoo!, levou dois anos para chegar a marca de 100 milhões de fotos.

.
Imagens: reproduções

Ah, não deixem de conferir minhas seis dicas de sites para fãs do Instagram.

* E feliz aniversário para a IBM, que completou um século nesta semana.

Embora tenha vendido em 2005 sua divisão de computadores pessoais, a IBM tem um papel fundamental nessa história com o célebre IBM-PC rodando MS-DOS, lá em 1981. O auge da companhia, porém, foi com os mainframes na década de 60.

A IBM lançou um site em inglês comemorativo ao aniversário (www.ibm.com/ibm100/us/en/) e este interessantíssimo vídeo aí, que mostra um pouco de sua história e conquistas. Vale a pena conferir (está legendado em português):

* Também não dá para esquecer que um supercomputador da IBM, o Watson, foi agraciado nesta semana com o título de “Pessoa do Ano” no Webby Awards. Que supermáquina é esta que levou um prêmio concedido a humanos? Contei aqui neste post.

Leia o resumão tech da semana passada

>>> Gostou deste post? Curta o blog no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa) e siga no Twitter @blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • ben-hur diz: 18 de junho de 2011

    É da pra ver que a tecnologia tem muito a evoluir ainda mas por enguanto so podemos acompanhar pra depois poder aproveitarrr,……… as materias, otimo teu blog , ja te indiquei pra amigos …..

    BEN-HUR
    valeuuu

  • vanessanunes diz: 18 de junho de 2011

    êêê. tks! :)

Envie seu Comentário