Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Um pedacinho da Campus Party no Fisl e vice-versa

24 de junho de 2011 0

Mascotes do movimento de software livre, como o pinguim-símbolo do Linux, eram vistos aos montes na Campus Party 2011.
Foto: Flávia de Quadro, indicefoto.com, divulgação

E o Fisl faz escola…

Mais tradicional evento de tecnologia do Rio Grande do Sul, o Fórum Internacional Software Livre (Fisl) tem uma relação muito próxima com a Campus Party Brasil, principal encontro de geeks do país, que ocorre desde 2008 em São Paulo.

Também pudera. O xerife da Campus Party Brasil, Mario Teza, conhece o Fisl como poucos, afinal, participa da sua organização desde a primeira edição, há 12 anos.

Daniela Costa, que é diretora de Marketing da Futura Networks, empresa que organiza a Campus Party, foi também  “importada” do Fisl. Trabalhou na comunicação das edições de 2006 a 2009 do fórum em Porto Alegre.

Daí minha curiosidade em saber se algumas experiências do Fisl tinham sido aproveitadas na Campus Party.

Veja o que disse Daniela Costa em entrevista ao blog:

“O modelo de caravanas, por exemplo, é algo que trouxemos do fisl. As caravanas para a Campus Party surgiram no Brasil, não existiam na Espanha (onde o evento foi criado), e facilitaram muito a participação de campuseiros de fora de São Paulo. O Brasil é muito grande, desta forma, contamos com a participação de campuseiros de todos os estados.
Parte do trabalho que desenvolvemos com as comunidades também tem como base a experiência do fisl.
Para 2012, queremos desenvolver algo como as Páginas Amigas, uma iniciativa do fisl que valoriza a parceria com blogs, fóruns e sites que divulgam o evento de maneira espontânea.”

Neste ano, pela primeira vez, a Campus Party terá um estande no Fisl, o que marca o início de uma nova estratégia de estar  próxima do seu público o ano inteiro.

Daniela explica:

“Uma das formas que encontramos para estar com os campuseiros é participar de eventos de comunidades ligadas às diferentes áreas da Campus Party. Além do fisl, temos mapeados eventos de games, mídias sociais, desenvolvimento e demais áreas do conhecimento da Campus Party.
Sempre que participamos de um evento ficamos atentos em busca de novas ideias. O que percebemos é que a troca de experiências enriquece ambos os eventos.”

No estande da Campus Party, será realizado o Barcamp oficial do Fisl, diariamente, das 9h às 18h. Nesse tipo de atividade, que costuma ser promovida na Campus Party, não há programação definida. A ideia é chegar lá e discutir ideias e projetos de forma colaborativa, bem a cara do Fisl.

No dia 1 de julho (sexta-feira), às 10h, ocorre o Encontro Comunitário da Área de Software Livre da Campus Party. A proposta é aproveitar o Fisl para pensar a programação da área para a Campus Party.

O Fisl começa na próxima quarta-feira e segue até sábado no Centro de Eventos da PUCRS.

Leia o que já foi publicado no blog sobre a edição deste ano do Fisl

Leia o que já foi publicado no blog sobre a Campus Party

>>> Acompanhe o blog também pelo Twitter (@blogdavanessa) e Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa)

Bookmark and Share

Envie seu Comentário