Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Os destaques do primeiro dia de Fisl

29 de junho de 2011 1

Durante quatro dias, a partir desta quarta-feira, Porto Alegre é a capital do software livre.

Na grade de programação do 12º Fórum Internacional Software Livre (Fisl12), que ocorre até sábado no Centro de Eventos da PUCRS, há cerca de 400 atividades.

Do primeiro dia de evento, destaque para o debate “Cultura digital, Democracia e Governos no século XXI“, às 14h, com participação do governador Tarso Genro, ciberativistas e hackers como Jon Maddog Hall, presidente da Linux Internacional.

As palestras no Fisl iniciam às 9h. Nesse horário, Simon Phipps fala sobre a Open Source Initiative, organização voltada à promoção do software livre em que ele é diretor.

Às 11h, o tema é o Ubuntu, a distribuição GNU/Linux mais popular. A apresentação sobre o presente e o futuro deste sistema operacional livre será feita por Jon Melamut, executivo da Canonical, empresa o desenvolve.

No mesmo horário, a necessidade de uma internet aberta é o assunto da palestra de Stormy Peters, da Mozilla.

Ao meio-dia, a equipe do Android, sistema operacional móvel do Google, promove um workshop para iniciantes na plataforma. A ideia é guiar os participantes no desenvolvimento de sua primeira app para Android.

Os 10 anos da enciclopédia colaborativa online Wikipedia também estão na pauta do Fisl, em palestra às 14h de Barry Newsted, chefe do departamento de desenvolvimento global da Wikimedia, a mantenedora da Wikipédia.

Às 16h, destaque para a apresentação de Carol Smith, que administra o Google Summer of Code, programa do Google voltado a estudantes.

As palestras no Centro de Eventos da PUCRS encerram às 18h, mas as atividades do primeiro dia de Fisl seguem.

Às 21h, ocorre o debate “Transparência e Liberdade na Internet” no Bar Ocidente com presenças de peso: Jacob Applebaum (Projeto Tor), Daniel Domscheit-Berg (OpenLeaks), Paulo Bastos (ScienceLeaks) e Barry Newstead (Wikimedia). Em seguida, por volta das 23h, rola a festa de abertura do Fisl (a entrada é gratuita para participantes do evento – só apresentar o crachá).

Para a programação completa do fórum, cheguem aqui.

O Fisl12 conta até agora com 4,5 mil inscritos – número que vai crescer até o final do evento.

Aí na foto, quatro analistas de TI de Uberlândia (MG) que chegaram em Porto Alegre ontem à noite cheios de expectativa para o fórum. “Estamos interessados em mapear casos de sucesso no uso de software livre e as oportunidades na aplicabilidade dessas tecnologias na empresa onde atuo”, planeja Paulo Vicente Ferreira Filho (bem à direita na foto).

Foto: arquivo pessoal

SERVIÇO

O que é? 12° Fórum Internacional Software Livre (Fisl12) – www.fisl.org.br

Onde e quando? No Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, de 29 de junho a 2 de julho, das 9h às 18h

Inscrições: no local (custo de R$ 250 – metade para estudantes)

Para quem não vai: as palestras serão transmitidas via streaming no site da TV Software Livre. Outra boa forma de acompanhar o evento é pelas hashtags #Fisl12 e #Fisl no Twitter. E aqui pelo blog, é claro! :)

Leia tudo o que já foi publicado sobre o Fisl12 aqui no blog

>>> Siga o blog no Twitter (@blogdavanessa) e no Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Odair Fonseca de Souza diz: 29 de junho de 2011

    Estarei lá, mais uma vez!!

Envie seu Comentário