Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os destaques do segundo dia de Fisl12

30 de junho de 2011 0

Foto: Cristiano Sant’Anna, indicefoto.com, divulgação

Segue nesta quinta-feira a maratona de palestras do 12º Fórum Internacional Software Livre (Fisl), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

Da programação do dia, selecionei alguns destaques, começando pela palestra “Usuários no centro do design”, da antropóloga Charline Poerier, pesquisadora da Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu). A especialista falará sobre usabilidade de software às 10h.

Às 11h, a apresentação de Paulo Bastos tem como tema o projeto ScienceLeaks, que quer ser o Wikileaks do campo científico.

No mesmo horário, Chris Hofmann, diretor de engenharia e projetos especiais da Fundação Mozilla, fala sobre o Firefox e a adoção de HTML5 pelos navegadores modernos.

Ao meio-dia, a pauta é a enciclopédia colaborativa online Wikipédia e o futuro da colaboração, em palestra de Jessie Wild, da Wikimedia, a empresa mantenedora da Wikipédia.

A mesa-redonda que discute a participação das mulheres no mercado de TI ocorre às 14h. Aliás, confira aqui entrevista do blog com Paloma Costa, coordenadora do grupo Feminino Livre.

Às 15h, Jacob Appelbaum, um dos líderes do projeto Tor, que permite a navegação anônima na rede, discute os perigos do vigilantismo online e a construção de uma web melhor.

Presidente da Linux Internacional e uma das figuras mais queridas da comunidade de software livre, Jon “Maddog” Hall fala às 16h sobre o Projeto Cauã, que foca na inclusão digital e na profissionalização de quem trabalha com software livre.

Às 17h, na última  rodada de palestras do dia, vale a pena conferir o debate “Ética Hacker e o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil”, com participação de hackers e ciberativistas.

À noite, o agito fica por conta da festa “A Vingança dos Nerds”, no Eclipse Studio Bar.

Para a programação completa do segundo dia de Fisl12, chega aqui. E lembrando: todas as palestras podem ser acompanhadas em streaming pela TV Software Livre.

Leia também:

Bookmark and Share

Envie seu Comentário