Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

De palestras com nomes criativos aos assuntos que dominam o interesse dos desenvolvedores no Fisl12

01 de julho de 2011 0

Foto de Cristiano Sant’Anna, indicefoto.com, divulgação

Texto de Guilherme Mar*, direto do Fisl12

No Fórum Internacional Software Livre (Fisl), um evento que defente da liberdade do software e a cultura colaborativa, quem seleciona a maioria das palestras que vai para a grade de programação é o próprio público.

Como muita gente só olha o título na hora da escolha, aí que se nota a “criatividade” de quem submete uma palestra ao evento. Listo algumas que estão na grade de programação:

* Morra QTP, morra! (Um comparativo entre ferramentas proprietárias e open source)

* Contribuir e coçar é só começar

* Peça seu código em casamento: TDD do jeito certo

* Nós somos piratas! O capitalismo é selvagem

Além disso, há também as apresentações dos palestrantes convidados – muita gente de fora do país.

O Fisl tem de tudo mesmo, de atividades voltadas a leigos a palestras altamente técnicas. Há desde como montar uma guitarra open source para o Frets On Fire a discussões sobre o futuro do marco civil da internet e a ética hacker. E também não dá para esquecer as pequenas palestras que ocorrem em paralelo nas estandes das empresas e nos espaços dos grupos de usuários.

Apesar da diversificação de temas, percebe-se que, para quem é desenvolvedor, três assuntos dominam:

1) O desenvolvimento para Android, o sistema operacional móvel do Google que é baseado em Linux.

O Google trouxe alguns de seus engenheiros que trabalham com Android para promover a plataforma no Fisl.

Aliás, uma curiosidade que dá ideia de quão importante esse assunto é: sabia que mais de MEIO MILHÃO de aparelhos com Android são ativados POR DIA no mundo? É o que tuitou recentemente o chefe da divisão do Android no Google, Andy Rubin.

2) O desenvolvimento em HTML5 e CSS3 é outro assunto que se está falando bastante. Também pudera, o futuro da web, os browsers modernos, tudo isso passa por essas tecnologias.

3) O MeeGo. Pois é, para quem achava que o sistema estava parado, quase morrendo, a Intel está investindo forte no patrocínio do MeeGo no Fisl, promovendo um evento chamado MeeGo Day.

Hoje hospedado pela Linux Foundation, o MeeGo é um sistema operacional baseado em Linux voltado para dispositivos móveis. A Nokia era a grande entusiasta junto com a Intel, tinha prometido para seus aparelhos, até lançou recentemente o N9 com a plataforma, mas não dá para esquecer que a finlandesa havia anunciado antes uma parceria com a Microsoft para rodar Windows Phone em seus aparelhos.

Bueno, e me vou que ainda tem um montão de palestras para eu ver. :)

* Guilherme Mar tem 23 anos e é desenvolvedor de sistemas. Atende no Twitter @guilhermemar. Ele também escreveu aqui no blog sobre o CTG do Fisl12.

Participe da cobertura colaborativa do Fisl12 no blog. Envie contribuições para contato@blogdavanessa.com.

Leia tudo o que já foi publicado sobre o Fisl12 aqui no blog

Bookmark and Share

Envie seu Comentário