Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Minhas primeiras impressões ao brincar no Google+

03 de julho de 2011 19

Imagens: reproduções

Não foi amor ao primeiro ao clique. Nem ao segundo ou terceiro. Mas como eu adoro uma novidade internética, sigo insistindo.

Desde quarta-feira, tenho me aventurado lá no Google+, rede social ainda restrita a convites e que é a investida do Google contra o domínio do Facebook. Só que fica martelando na minha cabeça aquela perguntinha: será que preciso de mais uma rede social? Ou então: será que tenho tempo para mais uma rede social?

Partilho ainda da opinião de que o serviço ficou parecidinho com o Facebook, mas faço um adendo: o visual do Google+ é muito mais elegante. Espiem só (e notem que, de saída, já tem versão em português):

Apesar de não ter me empolgado de cara, o Google+ tem lá seus méritos. Começando pelo conceito de círculos.

Lidamos de forma diferente com as pessoas com quem nos relacionamos. O problema é que há uma banalização do termo “amigo” nesta era das redes sociais. Contato não é amigo, e o Google+ chama a atenção para isso. Claro que dá para separar os contatos em grupos/listas nas outras redes sociais, mas o Google+ simplifica essa tarefa.

A tela abaixo é dos círculos, os grupos que você cria para os contatos que você quer seguir. É só arrastar o retângulo da pessoa para o círculo desejado.

A pessoa não fica sabendo o nome do círculo em que foi incluída. E o que é melhor: quando alguém lhe adiciona no Google+,  você é informado, mas aquela pessoa só fará parte dos seus círculos se você quiser. Significa que não há a necessidade de  reciprocidade que está presente, por exemplo, no Facebook ou no Orkut. É algo que lembra mais o conceito de seguir/ser seguido do Twitter.

Na hora de compartilhar alguma coisa, você determina quem poderá ter acessado ao conteúdo.


Na imagem acima, na coluna da esquerda, onde diz Stream, vem logo abaixo uma lista dos círculos. É só selecionar um para acompanhar, no centro da tela, o fluxo de atualizações das pessoas daquele grupo.

Também ali pela coluna da esquerda dá para acessar o Sparks. A proposta desse recurso é que você indique tópicos e então receba conteúdo constante sobre aquele tema. Do jeito que está hoje, não achei lá muito interessante.



O que promete mesmo fazer sucesso é o Hangout, que permite bater papo em vídeo com até 10 pessoas. Muita gente vai usar o Google+ só por causa disso.

Uma rede social só se torna interessante mesmo a partir do momento em que seus amigos estão lá. Só que também não basta só ter um perfil lá, é preciso estar interagindo pelo serviço.

No caso do Google+, ainda é cedo para saber se vai pegar porque estamos na fase do hype de lançamento, e o burburinho é ainda maior devido à exigência de convite para experimentar.

Inicialmente, é natural que a gente vá passar um bom tempo lá brincando e tentando encontrar necessidades para mais essa rede social. Ainda não vi nada que me prendesse para valer no Google+, mas sei bem que isso não ocorre de uma hora para outra quando se trata de um serviço do tipo.

Sobre a outra rede social do Google, o Orkut, que é uma instituição na internet brasileira apesar de ignorado no resto do mundo, vale dizer que o Orkut e o Google+ me parecem bichos bem diferentes. Pelo que vi do Google+ até agora, o Orkut seguirá tendo o seu nicho na internet tupiniquim.

E aí, vocês estão experimentando o Google+? Gostaram, odiaram ou estão em cima do muro? Me contem!

>>> Acompanhe o blog também pelo Twitter (@blogdavanessa) e Facebook (www.facebook.com/blogdavanessa)

Bookmark and Share

Comentários (19)

  • Ane diz: 3 de julho de 2011

    Oi Vanessa.. sou como vc.. adoro estar ligadas nas novidades da net..acompanho seus posts no blog diariamente e me sinto super atualizada depois disso.. eheheheh
    Com relação a nova rede do Google, pelo que pude perceber, vou curtir ainda mais o Google + .
    Preciso de um convite, tens como me mandar?

    Obrigada, beijos e sucesso!

  • Guilherme Mar diz: 3 de julho de 2011

    Estou experimentando agora a nova rede social (mais uma para acompanhar) e como falado, ele é muito elegante, é claro, conseguiu ser mais clean, não está poluido (mas também não tem muita gente na minha lista ainda :) .

    A idéia de organização de amigos apresentada é muito boa, e pelo visto a tecnologia utilizada é bem melhor (imagino o HTML5 sendo utilizado com vontade), esta moderno com varias animações e rápido.

    Vi que eles ressusitaram o Buzz, ele está ali, com o conteúdo da época que o Buzz foi lançado. O que vai ajudar bastante o google é a integração com os outros serviços.

  • vanessanunes diz: 3 de julho de 2011

    Oi Ane, não tenho convites para o Google+, infelizmente. Mas fica de olho aqui no blog e no twitter @blogdavanessa que, assim que tiver, aviso e distribuo aqui ou no twitter. :)

  • Ane diz: 3 de julho de 2011

    Obrigada mesmo assim guria! Bjus e boa semana!

  • vanessanunes diz: 3 de julho de 2011

    pra ti também! :)

  • rbfn04 diz: 3 de julho de 2011

    Pois é, eu recebi um convite, mas o Google disse que ultrapassou as expectativas inicias de pessoas, ou algo que o valha… Curioso pra ver qualé do +

  • Igor diz: 3 de julho de 2011

    To loco pra ter um convite (não resisto a uma ferramente nova da internet) =P…. mas já q não tenho e o google não ta deixando ninguém distribuir os que tem, Vanessa pode me responder se no Google+ tem algo parecido com as comunidades do orkut?

    Porque pra mim a Rede Social perfeita ia ser algo como o Facebook, mas com as comunidades do Orkut :D

  • adriana amaral diz: 4 de julho de 2011

    Achei ruim a questão da privacidade, pois as pessoas te add sem pedir permissão.

  • @ppalaoro diz: 4 de julho de 2011

    Você pode colocar os contatos em mais de um circulo?

    Eu não usei essa rede ainda por falta de oportunidade, mas estou curioso, vamos ver qualé.

  • vanessanunes diz: 4 de julho de 2011

    Sim, pode.

  • vanessanunes diz: 4 de julho de 2011

    Não tem comunidades.

  • José Luís diz: 4 de julho de 2011

    Acho que esta nova versão vem simplificar para novos usuários de site de relacionamento como o Facebook.

  • Sérgio Lima diz: 4 de julho de 2011

    Olá… estou nessa com certeza, sou googlemaníaco, fã de carteirinha. Espero receber um convite logo para entrar.
    abs
    Sérgio

  • Emerson diz: 4 de julho de 2011

    Achei bem parecido com o facebook também.
    Instalei a APP pro Android, mas achei bem pobre ainda o software.
    Vamos ver no que dá…

  • vanessanunes diz: 4 de julho de 2011

    Também achei a app pobrinha. Tenho que fazer um post só sobre ela.

  • Tiago diz: 4 de julho de 2011

    Achei interessante o Google+, porém também achei que faltou algo, hoje o facebook me prende muito mais que o novo plus.

    Acredito que o Google+ tem tudo para brigar forte no futuro com o facebook, porém ainda falta muito para isto, uma das ferramentas que testei e achei o máximo é o hangout, eu e um amigo abrimos um hangout, achamos muito leve o serviço para conferência por webcam, interessante também que dá para compartilhar algumas coisas tipo youtube. É um compartilhamento bem interessante, pois ele bota os microfones no mudo e para falar fica parecendo um walk talkie.

    Outra questão muito interessante é a questão de poder compartilhar com pessoas ainda não inscritas na rede e as mesmas podem solicitar não receber mais estas mensagens.

    A integração com o gmail também é algo a se considerar, pois ficou muito bem feita, assim como os círculos que todos tem comentado bastante…

    Enfim, tem coisas muito legais, mas ainda tem muito a melhorar para começar a brigar com o facebook…

    PS: Alguns bugs já apareceram como é o caso dos meus convites, tenho 500, envio para as pessoas e ninguém recebe… Inclusive em vez do número de convites diminuir quando convido pessoas, isto não ocorre, engraçado até que sábado foi para 550 em uma das minhas tentativas de convidar pessoas hehehe.

  • alexsfagundes diz: 6 de julho de 2011

    Não cheguei a ler todos os comentários, mas posso dizer que estou gostando muito do Google+, a maneira com que são divididas as informações, e o que mais me chamou atenção foi o Sparks, que é uma maneira muito simples de estar por dentro dos assuntos que lhe interessa. Caso alguém precise de convite, eu sei uma forma de enviar, nem sempre funciona, mas posso tentar, basta deixar o email.

  • A novidade do dia: videochat no Facebook | Vanessa Nunes diz: 6 de julho de 2011

    [...] que um dos recursos mais bacanas do Google+, rede social lançada na semana passada pelo Google, é o Hangout, que permite fazer chamadas de vídeo em grupo (até 10 [...]

  • Brincando no Google Hangouts | Vanessa Nunes diz: 17 de agosto de 2011

    [...] Minhas primeiras impressões sobre o Google+ [...]

Envie seu Comentário