Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por que o Google comprou a Motorola Mobility

15 de agosto de 2011 3

Esta semana começou agitada no setor de tecnologia com o anúncio de compra da Motorola Mobility pelo Google por US$ 12,5 bi. A divisão produz smartphones e tablets, como o Atrix e o Xoom, respectivamente.

No segmento dos telefones, o sucesso da plataforma Android, desenvolvida pelo Google, é inquestionável. Vende mais que iPhone. No segmento dos tablets, porém, o desafio do Android é maior (o iPad, na minha opinião, segue imbatível).

O Google, claro, mira na concorrência de Apple e Microsoft, que, lembrando, fechou um acordo para adoção do Windows Phone pela Nokia.

Mas ó: o grande interesse do Google na Motorola Mobility deve-se a suas patentes. “Nossa aquisição da Motorola incrementará a competição ao fortalecer o portfólio de patentes do Google, o que nos ajudará a melhor proteger o Android de ataques anticompetitivos da Microsoft, Apple e outras empresas”, diz um post do blog oficial do Google atribuído a Larry Page, cofundador e CEO da empresa (íntegra aqui, em inglês).

O Google não engoliu ter perdido uma recente disputa por patentes da Nortel que estavam sendo leiloadas. A companhia chegou a acusar Apple, Microsoft e Oracle de se organizarem em uma campanha contra o Android: “Um smartphone pode envolver até 250 mil reivindicações de patente (em grande parte questionável), e nossos competidores querem impor uma ‘taxa’ para essas patentes duvidosas deixando o Android mais caro para os consumidores. Eles querem tornar mais difícil para que fabricantes vendam aparelhos com Android”, escreveu David Drummond, vice-presidente sênior e diretor jurídico do Google, em um blog da empresa (íntegra aqui, em inglês).

Ou seja, a lógica do Google é a de defesa do Android. Faz sentido.

@@@

O Google avisou que o Android continuará uma plataforma aberta e que a empresa seguirá trabalhando com os seus outros parceiros de hardware. A Motorola será administrada como um negócio independente.

Aí estão alguns números do Android, segundo o Google:

* Mais de 150 milhões de aparelhos ativados com a plataforma, sendo 550 mil ativações por dia

* Rede de 39 fabricantes e 231 operadoras em 123 países

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Felipão diz: 16 de agosto de 2011

    Olha só esse comentário sobre quem vende mais! parece que não sou só eu e o Rafa da neuro a estar do lado branco da força!

  • aline diz: 17 de agosto de 2011

    Acho que a motorola deveria verificar o tempo de bateria..com mais recursos, a bateria tem que durar mais…

  • Resumão tech da semana | Vanessa Nunes diz: 20 de agosto de 2011

    [...] * O destaque da semana, sem dúvida, foi o anúncio de compra da Motorola Mobility pelo Google. Sobre isso, leia mais aqui neste outro post. [...]

Envie seu Comentário