Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Nunca se vendeu tanto computador no Brasil

17 de agosto de 2011 8

O Brasil se tornou no segundo trimestre de 2011 o terceiro maior mercado de vendas de PCs do mundo, só perdendo para China e Estados Unidos. “Nunca se vendeu tanto computador em um único trimestre no Brasil”, diz a consultoria IDC, que fez a pesquisa (leia aqui).

Mas peraí, não éramos para estar em plena “era pós-PC”?

A queda da importância dos PCs nas nossas vidas foi inclusive o tema que abordei na coluna desta quarta-feira no ZH Digital. Incluí lá uma de declaração Mark Dean, um dos engenheiros da equipe que projetou o IBM-PC (máquina que é considerada um marco por ter levado à popularização dos computadores pessoais), postada em um blog da IBM: “os PCs estão indo para o mesmo caminho dos discos de vinil e da máquina de escrever” (íntegra aqui, em inglês).

Até pode soar estranho falar em PCs como itens que caminham para a obsolescência em uma realidade como a brasileira, onde, por mais que a inclusão digital esteja avançando a passos largos, o caminho pela frente ainda é longo.

Se para incluir digitalmente o PC é a melhor porta de entrada, já entre os ultraconectados é só mais um meio de acesso à web. Os desktops e laptops não têm mais a importância de outrora porque temos outras opções, como smartphone, tablet e videogame. É a internet o que realmente importa.

Bookmark and Share

Comentários (8)

  • Guilherme Rampa diz: 18 de agosto de 2011

    Como as revoluções Francesa, Industrial, o advento da Tecnologia só está começando. Tivemos a sorte de presenciar e participar das mudanças que a Era Digital começou, digo isso porque sou da época que PC era uma mala de metal gigante, onde monitor era uma geladeira de tão grande.
    A IBM é a fabricante de PC's mais antiga do Mundo se não estou enganado. Foi ela com seus Mainframes maiores que uma casa popular que começaram a corrida pela informação. Mas, naquela época que eles surgiram, foram usados para computar dados do censo dos americanos, lá pelo final do ano de 189… e lá vai número. Não existia internet, ou ARPANET naquela época, na verdade eles nem pensavam na grande rede, queriam apenas um equipamento que calcula-se rapidamente os dados que ali eram inseridos e aquilo foi algo monstruoso tamanho sua velocidade que para nós hoje um Celeron deixa ele para trás tranquilamente!
    Bill Gates, numa de suas afirmações, quando a Internet estava ganhando o corpo que conhecemos hoje, defendeu que a Internet não passava de um modismo que logo seria esquecido. A própria IBM, nunca teve interesse de fabricar na época computadores para pessoa final, porque o usuário final não tinha o porque de ter um computador em casa, algo tão caro e inútil num primeiro olhar. A Xerox achou ridículo o mouse e descartou a ideia quando lhe foi apresentada, mas que a Apple do nosso Steve Jobs aproveitou muito bem e hoje não sabemos o que é um computador sem o bendito ratinho!
    Então tudo foi uma evolução que se comparados com outras tecnologias, é algo assombroso de tão rápido.
    Nunca um Smartphone, por mais avançado que seja, vai ocupar o lugar do bom e velho computador. Como nunca o tablet vai acabar com a cultura de ler um bom livro impresso, eu pessoalmente prefiro um livro a usar um Ipad, pelo menos o livro é mais elegante na minha opinião!

  • Adrian diz: 18 de agosto de 2011

    Nunca se vendeu tanta sucata no Brasil, e por preço de computador de ponta isso é a verdade, só no fiofó dos bolsistas do novededo.

  • vanessanunes diz: 18 de agosto de 2011

    haha!

  • HP abandona mercado de tablets e smartphones (e o de PCs pode ser o próximo) | Vanessa Nunes diz: 18 de agosto de 2011

    [...] Nunca se vendeu tanto computador no Brasil (mas peraí, não estamos na “era pós-PC”?) [...]

  • PC, O PC diz: 19 de agosto de 2011

    Dólar baixo+aumento do poder aquisitivo=+computador
    Ou seja, milhoes de milhoes de gente falando bobagem no faicebuk, no orkut e outras redes sociais da moda.
    Sem contar os teóricos do PÓS PC, do POS INTERNET, DO POS GRADUACAO, DO PÓS JOGO, DO PÓS SEI LA O QUE, HAHAHAHA que vao aumentar geometricamente, hahahahaha

  • Física Interessante diz: 19 de agosto de 2011

    Regra nº1 em Ciência e Tecnologia: Nunca diga nunca!
    Parafraseando o que vc mesmo disse:
    - Bill Gates disse que nunca a Internet iria passar de um modismo
    - a IBM achava que nunca as pessoas iriam querer ter computador em casa
    - a Xerox achou que o mouse nunca iria ter interesse
    - etc…
    Aliás, veja minha página 'Frases Divertidas na História da Ciência': http://www.fisica-interessante.com/historia-da-fi

  • Madruga diz: 19 de agosto de 2011

    Imagina jogar diablo 3 ou WoW sem ser num pc.

    Não da né.

  • Rodrigo diz: 23 de agosto de 2011

    E andam dizendo que esta trocando computadores por Ipad`s e Iphone….. A tecnologia so Cresce nunca diminui independente do valor do Dolar ou de qualquer Crise…. e o setor que mais cresce.

Envie seu Comentário