Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O fim da "era Orkut" nos lares brasileiros

10 de setembro de 2011 75

Foto: Adriana Franciosi, banco de dados, ZH

“Facebook vs Orkut” foi um dos temas quentes desta semana na internet tupiniquim.

Citando como fonte o Ibope Nielsen Online, a revista IstoÉ Dinheiro divulgou que o Facebook desbancou o Orkut no Brasil em agosto, só que essa conceituada instituição de pesquisas rebateu dizendo que não ainda tinha finalizado os dados e que, portanto, desconhecia a fonte da reportagem.

Agora, o Ibope Nielsen Online finalmente divulgou os números oficiais de agosto, confirmando a supremacia do Facebook. Espia só:

Facebook: 30,9 milhões de usuários únicos (68,2% dos acessos feitos em residências e no trabalho)

Orkut: 29 milhões de usuários únicos (64% dos acessos feitos em residências e no trabalho)

Twitter: 14,2 milhões de usuários únicos (31,3% dos acessos feitos em residências e no trabalho)

É preciso deixar bem claro que os dados levam em conta apenas acessos feitos de residências e de locais de trabalho, ficando de fora do cálculo logo o maior reduto do Orkut no Brasil, as lan houses, o que não é pouca coisa, já que um terço dos acessos à internet no país ocorre em lan houses, segundo dados de 2010 do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Pensando na internet brasileira como um todo, não é porque nós “early adopters” pulamos do barco faz tempo que isso significa que o barco ficou abandonado e vai afundar, né? A internet está cheia de nichos, e talvez seja esse o caminho do Orkut, não mais como a grande rede social generalista entre brasileiros. Aos longo dos seus sete anos, tem cumprido um papel importante de porta de entrada para os novatos na internet e no mundo das redes sociais. Acho que esse cenário não muda a curto prazo.

E vocês, o que acham? Pitacos?

Confira também:

Gartner alega para a “fadiga de mídias sociais”

Orkut, um site que mudou a internet brasileira

Dica de vídeo: o combate das redes sociais

Bookmark and Share

Comentários (75)

  • Jocker diz: 10 de setembro de 2011

    "early-adopters"… essa foi boa!

  • Alberto diz: 10 de setembro de 2011

    Vanessa, concordo com você. Contudo, acho importante frisar que o caminho que o Facebook está fazendo é parecido com o do orkut. Existem os mesmos nichos no face. Comunidades de interesse estão surgindo, e cada vez mais usuários dominam as potencialidades oferecida pela plataforma. Os novos usuários chegam não só com o conhecimento técnico, mas também empoderados da cultura social. O problema central do orkut está na sua plataforma, que sempre ficou relegada, que ficou estagnada, pouco adequada a cultura 2.0 – um beta estratificado.

    PS: Meu comentário são ideias soltas e precisam ser mais estruturadas, mas o caminho é por aí.

  • vanessanunes diz: 10 de setembro de 2011

    teu comentário fez eu me dar conta que coloquei um hífen onde não tinha. arrumei lá.

  • vanessanunes diz: 10 de setembro de 2011

    Também lembrei de um estudo do Garnter apontando para uma tendência de fadiga de mídias sociais principalmente entre early adopters: http://wp.clicrbs.com.br/vanessanunes/2011/08/16/?topo=13,1,1,,,13

  • PC,O PC diz: 10 de setembro de 2011

    Tenho perfil nos dois. Entro neles toda vez que o cometa Halley passa pela terra….

  • ffff diz: 10 de setembro de 2011

    kiiii bommm

  • Sandra Bento diz: 10 de setembro de 2011

    O que ainda me prende ao orkut são as comunidades.

  • Arno diz: 10 de setembro de 2011

    Pois é. Como sempre, é o povo brasileiro copiando os americanos. Uma vez macaco, macaco eternamente…. – que povo mais incapaz de ter idéia própria.

  • Celo Carvalho diz: 10 de setembro de 2011

    Definitivamente não gosto do Facebook e do Twitter. Prefiro ainda, com certeza, o Orkut.

  • gringo diz: 10 de setembro de 2011

    o orkut na pratica soh existe no Brasil. fb pode ajudar na integracao com o resto do planeta. so precisamos parar de chamar o fb de face…please

  • gringo diz: 10 de setembro de 2011

    o orkut na pratica soh existe no Brasil. fb pode ajudar na integracao com o resto do planeta. so precisamos parar de chamar o fb de face…please

  • Dionatan diz: 10 de setembro de 2011

    Não achei nada demais… veja a porcentagem!!! empate tecnico, e sem falar que a contagem não revela o grande nicho das lan houses, como o próprio texto fala. Como assim, face desbanca orkut??? Exagero com certeza… Mas sempre que consigo leio suas materias, pois acho muito importante e atual… boa sorte…

  • Paulo Boeno diz: 10 de setembro de 2011

    Não sei se eu tenho problemas de adaptação ou o que pode ser, mas quando o facebook começou a dar seus primeiros passos no Brasil eu ouvia falar que era a melhor rede social e tal, mas preferi fazer meu perfil lá num primeiro momento. Após algum tempo, coloquei meu perfil no facebook, tenho vários amigos por lá, mas é uma plataforma que não me chama a atenção em nada, sei lá, acho muito confuso, complexo, não consegui me adaptar, sendo que sou adepto do Orkut, e se afundar o barco como você falou Vanessa, pode ter certeza que junto com o capitão, serei um dos últimos a saltar fora.

    Twitter, também, não consigo entender essa febre toda em volta dessa rede social. Eu uso twitter só pra ler notícias de alguns jornais e sites interessantes. Pra quem curte redes sociais, estilo twitter, dá uma olhada nesse link http://doddly.com.br/, criado por uns guris de Amaral Ferrador interior do Rio Grande do Sul, mas claro, sem a fama e o dinheiro que está por trás do Twitter.

  • vanessanunes diz: 10 de setembro de 2011

    Eu acho brega chamar o Facebook de "Face". Até pensei em fazer um post sobre isso, mas isso ia ser pedir para ser xingada aqui na caixa de comentários, então achei melhor ficar quieta e evitar o #mimimi. :(

  • Marcos diz: 10 de setembro de 2011

    Eu só tenho orkut e uso mais para participar de comunidades, não tenho mto interesse pelo Facebook, acho que o Facebook ficará mais pra quem está entrando agora no mundo da internet como jovens, adolescentes para o meu caso e de muitos que ja passaram dos 30 preferem o orkut, é mais fácil de usar. Opinião pessoal.

  • bia diz: 10 de setembro de 2011

    concordo com o Paulo…..muito ruim de mexe…

  • bia diz: 10 de setembro de 2011

    concordo com o Paulo…..muito ruim de mexe…esse face kkkkk

  • rita maria hamester diz: 10 de setembro de 2011

    tenho os dois, mas prefiro o ORKUT, jamais o abandonarei!

  • Liliane diz: 10 de setembro de 2011

    Detesto facebook e twitter. Continuo fiel ao orkut, tenho certeza que ele não acabará…

  • paulo diz: 10 de setembro de 2011

    olha o nome do cara….
    Dionatan
    maldita inclusão digital….

  • Jeferson Antunes diz: 10 de setembro de 2011

    Juuusto… Certamente não vale a pena, mas que seria interessante seria :D . Pois há rótulos que não se entende ou não são para se entender.

  • joao diz: 10 de setembro de 2011

    o orkut sempreeee….

  • Ramon diz: 10 de setembro de 2011

    Orkut morreu pra mim a mais de tres anos… Plataforma que nao evolui perde seus usuarios, ou cai no esquecimento… Orkut eh chato sem graca.

  • vanessanunes diz: 10 de setembro de 2011

    Tá sendo BEEEEM TRI receber esse feedback de usuários cativos do Orkut. Obrigadão, pessoas! :)
    Pergunta para vocês: por que vocês preferem o Orkut? É por causa das comunidades? Vocês acham que é mais fácil de usar? É por que seus amigos estão lá?
    Pergunto isso porque, pessoalmente, acho o uso do Facebook mais amplo. Vejo o Facebook como uma rede mais séria, com um conteúdo informacional maior. Por exemplo, acompanho novidades por lá (vindas de empresas que divulgam suas ações/novos produtos/promoções mas também conteúdo jornalístico, blogs etc). De qualquer forma, quando o assunto é rede social, não adianta, a gente vai aonde nossos amigos estão, ainda mais se a lógica é interagir com eles, né?
    O que vocês acham sobre isso? Pitacos, please. :)

  • vanessanunes diz: 10 de setembro de 2011

    Oi Liliane, por que tu preferes o Orkut? Por que tu não gostas do Facebook e do Twitter? Queria entender tuas razões. Obrigada! :)

  • Paulo diz: 10 de setembro de 2011

    Concordo com o Paulo, a RBS apoia o face, tanto que em uma materia da ZH sobre paginas sociai nem incluiu o orkut.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Que matéria?

  • Dionatan diz: 11 de setembro de 2011

    Com certeza paulo, porem meu nome foi escolhido a 28 anos atraz,, nem as palavras "INCLUSÃO DIGITAL " existia…
    Mas entendi sua linha de raciocinio…não deixa de estar com a razão…
    Grande abraço p/ vcs ae….

  • Pedro diz: 11 de setembro de 2011

    Olha os pleiba contra o povão na internet! Vai dormir meu irmão. Quer "exclusividade"? Vai pra marte.

  • Dionatan diz: 11 de setembro de 2011

    Acho que vc conclui bem o assunto quando diz que "VAMOS, AONDE NOSSOS AMIGOS ESTÃO," pois a idéia e objetivo é interagir… Perfeito…. Parabens e sucesso p/ vc Vanessa.

  • Pedro diz: 11 de setembro de 2011

    Acho que o que não está sendo dito até agora é que grande parte das pessoas no Brasil ainda prefere o Orkut por uma questão de classe. O facebook, embora cada vez mais popularizado (uns chamam de "orkutização" do facebook), ainda é identificado pelo povo das lan houses como um rede que seus amigos/conhecidos pouco utilizam. É uma questão, dentre outras, de identidade social. Brasil, um país em que todo mundo conhece as marcas da diferenciação social, não poderia deixar de manter esse traço nas redes virtuais. Mas acho que aos poucos isso vai mudar.

  • Dionatan diz: 11 de setembro de 2011

    Não entendi o que vc quiz dizer Marcos, mas saliento que a pesquisa tinha que incluir sim o pessoal das lan house, com certeza… nada contra ninguem… fik na boa…

  • Thaila diz: 11 de setembro de 2011

    Tenho orkut a mais de 5 anos, mas atualmente prefiro o face… é novidade e td mundo está lá, td é instantâneo e parece mais prático… uso o orkut muito raramente, só para vr se tem recados novos.

  • Dionatan diz: 11 de setembro de 2011

    Desculpa, é p/ o Pedro… e não marcos…

  • Humberto Delgado diz: 11 de setembro de 2011

    Oi Vanessa, coloquei meu e-mail no teu blog para receber sobre tuas postagens, pois achei interessante! Parabéns! Também tenho um blog e quero que visite e seja bem vinda! é http://www.delgadohumberto.blogspot.com/ . Um abraço! Humberto.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Tks! Vou dar uma espiada. :)

  • Antonio Antunes. diz: 11 de setembro de 2011

    Olá, Vanessa:

    Conheço os dois, e gosto mais do Orkut, acredito que além de dar mais resultados em contatos e no trabalho que faço, pois trabalho com publicidade, sempre tenho respostas mais rápidas e em maior quantidade, com ótimos resultados, por isso gosto do Orkut. No Orkut as pessoas participam muito mais de todos os assuntos.
    Valeu, e até a próxima enquete.

  • Ismael diz: 11 de setembro de 2011

    Sonhou.

    Só vai integrar se o boato de tradução automática for verdadeiro, e assim mesmo, teria de ser 100% e isso é impossível praticamente, principalmente com o tanto de gírias e diferenças culturais.

    Eu espero é que a migração para o face* acabe criando dele o mesmo nojinho que todo mundo tem hoje em relação ao orkut.

    Redes sociais servem como "internet for dummies", mas o custo disso é criar uma internet fechada, controlada por um grupinho.

    Tudo que está em redes sociais se acha na internet desde o início. Redes sociais como estão são prejudiciais a uma internet livre, que se comunique com todos. E pior, difícil de escapar, já que seus amigos o "forçam" a ficar.

    *Falei "face" só pra sacanear mesmo ;)

  • sidnei diz: 11 de setembro de 2011

    parece reportagem comprada, desculpe.

  • Ismael diz: 11 de setembro de 2011

    "Vejo o Facebook como uma rede mais séria, com um conteúdo informacional maior."
    E lá vou usar clichê: A rede é o que se faz dela.

    Foi necessário porque isso não existe, o Orkut tbm já foi a febre das empresas e até em programas de TV.

    Não existe nada que force essa "seriedade". Simplesmente é o uso que tu tem feito do teu facebook. E no momento que começa a encher mais, isso se vai, começa a ter mais diversidade.

    Exemplo meio tosco: Uso o orkut pouquíssimo, não gosto, mas tenho uma comunidade e as vezes entro pra ver se não avacalharam. Meu uso é restrito e sem muita miguxice, já que a comunidade é de assunto sério. Mas se por exemplo eu procurar por alguma sacanagem.. no momento que se entra numa, se puxa e puxa mais e mais. Não acaba.

    Exemplo tosco, pode ser, mas serve para reforça o clichê que usei.

  • Ismael diz: 11 de setembro de 2011

    Isso é verdade Vanessa. Não intencional, mas é um daqueles casos em que a repetição de uma opinião, cria um fato. (Deve haver algum artigo do curso de jornalismo sobre isso)

    Exemplo: O povo do Pretinho básico vive repetindo "Orkut já era", sei que não é nada pago, simples opinião deles, impressão. Mas o pretinho tem audiência de 1M de pessoas em SC/RS. Então eles ajudaram a tornar fato o que falaram.

    Agora um exemplo pago. ICQ no auge, todo mundo tinha, muitos sabiam seu número, o UIN, de cor. Ok, a MS fez campanha maciça do MSN na MTV, comerciais, programas patrocinados, o contato do programa era feito por MSN, como hj acontece via Twitter. Os VJs ensinavam a usar, tudo.

    Resultado.. sabemos :)

  • gringo diz: 11 de setembro de 2011

    o pessoal que insiste em ficar no orkut deve ser o mesmo que ainda prefere a Rua da Praia ao shopping, orelhao a celular, cheque a cartao de credito, etc. Nada contra, cada um com sua preferencia. Tomara que o Brasil perca o medo do ingles e se integre mesmo, sem ser macaco ou perder a identidade.

  • Deezy diz: 11 de setembro de 2011

    oiee vanessa:
    Eu tambem prefiro o orkut porque vc pode interagir melhor cm as pessoas e sempre tem resposta mais rapidas, tenhu tbm o FACE ,TWITTER mias poucas vezes mecho neles porque na minha opínião nao vejo nada de intereçante por la (minha opinião) mais todo mundo tem sua opinião mais eu nao queria que o ORKUT termina-se porque eu gosto muito….
    bjos :*
    xau .-.

  • Vinicius diz: 11 de setembro de 2011

    Mas se ate o Google (dono do Orkut) abandonou o barco e lancou a sua nova rede social Google Plus nao sei nem o que se esta discutindo sobre o Orkut. Não vejo a hora de surgir uma nova moda na Internet e acabar de vez com essas redes sociais. Isso ai tah parecendo a modinha do Second Life – que todos diziam que era a revolucao, que todos tinham que participar e hoje em dia nem se ouve falar mais.

  • Dinarte diz: 11 de setembro de 2011

    Eu e minha esposa(mais de 40) só usamos orkut e nossos filhos(menos de 20) só usam o facebook. É isso que está acontecendo.

  • Paulo Orion Moreira diz: 11 de setembro de 2011

    É verdade, há vários anos fui "forçado" pelos meus contatos a migrar para o MSN. E meu UIN era 152798870 =D

  • Gustavo Fernandes diz: 11 de setembro de 2011

    o twitter irá desbancar em breve o orkut e o facebook pela simplicidade e objetividade; quanto ao orkut, considero sua estrutura defasada frente às demais redes sociais; já o facebook se mostra bem integrado ao orkut e penso que essa característica dará sobrevida à ferramenta social

  • Normitcha diz: 11 de setembro de 2011

    Embora tenha perfil no Facebook, ainda não consegui me adaptar ao mesmo, prefiro o Orkut. Como disse Paulo Bueno, se o Orkut afundar, o que espero não aconteça, também ficarei até o fim.

  • Izáh diz: 11 de setembro de 2011

    A impressão que, tenho, é que, no fb e tw, as pessoas, ficam mais expostas.

  • Guilherme diz: 11 de setembro de 2011

    O que estragou o orkut foi a tal inclusão digital….

  • ana cristina diz: 11 de setembro de 2011

    Eu ainda tenho o orkut por causa das comunidades,mas depois que entrei no FACE abandonei um pouco o orkut.quando abro a internet a primeira coisa que faço é entrar no FACE.é um vício…

  • Marcelo diz: 11 de setembro de 2011

    Orkut morreu. Só não foi enterrado ainda porque o Google+ ainda está engatinhando e, mesmo esse, não sei se vai engrenar. Oferece quase nada de vantagem sobre o FB. Praticamente mais do mesmo.

  • Ronaldo diz: 11 de setembro de 2011

    Um dia boa parte dos usuarios do Facebook ja foram usuarios do Orkut. O que realmente me preocupa sao os comentarios acidos e boa parte preconceituosos de alguns. E verdade que o Orkut tem um lado pegacao, brega na maioria das vezez, mas qual o problema de se possuir um perfil em redes sociais das massas? Quando eu ainda tinha um perfil no Orkut, foi por conta desse perfil que tive a oportunidade de ser localizado por um irmao que eu nao conhecia, viva a inclusao digital :-) Ela tambem pode unir familias

  • robson camacho diz: 11 de setembro de 2011

    Já me cadastrei no doddly e estou iniciando uma campanha, vamos todos para estas bandas.
    Grande dica!

  • Ru Italiano diz: 11 de setembro de 2011

    Vanessa,

    sou aki de Porto Alegre e fui um orkuteiro por 4 anos mas que apartir de 2011, após conhecer mesmo o facebook, mudei totalmente e virei um FACEMANIACO e exclui meu "KUT" à um mês atrás…….do Orkut digo q apenas as comunidades são um ponto forte ainda, mas de resto o FACE ganha disparado…..um dos pontos fortes do FACE em relação ao KUT e tbm pq nao dizer ao TWITTER, é a rápida interatividade entre os contatos….tipo, no orkut qdo eu postava algum comentário ou postagem levava horas ou até dias pra ter alguma outra resposta de algum contato meu…..no facebook as respostas são praticamente em poucos segundos e são varias…..ou seja, se o proposito basico das midias sociais é a interação rapida e objetiva entre todos seus amigos e contatos, o face tah conseguindo manter isso tri bem…..por isso optei pelo FACEBOOK……
    Abração a todos aki de POA e pra ti tbm, Vanessa……..=))

    Ru Italiano
    Porto Alegre, RS

  • FLAVIO SILVEIRA diz: 11 de setembro de 2011

    Eu uso os dois mas não abro mão do Orkut, para mim ele ainda é o melhor. Tenho notícias que o Google vai melhor a plataforma.

  • Paulo Boeno diz: 11 de setembro de 2011

    Respondendo sua pergunta Vanessa, prefiro o Orkut, porque tenho contatos por lá mais que no facebook, acho mais fácil de mexer isso podendo ser por falta de prática em outra plataforma, considero o Orkut mais limpo, ou seja, os cliques para você achar algo é muito menor em relação ao Facebook, as ferramentas são mais diretas, entendo também, que o interesse na internet é manter o usuário mais tempo conectado a aquele site, por isso do face forçar mais o usuário a demorar a achar determinado comando. Quanto a segurança, o Orkut e o Google Plus possuem sistema de confirmação de e-mail durante o cadastro, o que não acontece com o Face, permitindo que usem outro e-mail, mas claro, o Facebook possui um sistema que identifica e elimina perfis fakes (falsos). Quanto a privacidade de meus dados, considero que os dois cumprem esse requisito muito bem. O Orkut se destaca por permitir bloqueio de usuários, aviso de links maliciosos, denúncia de ações ilegais, tendo uma página de segurança para acessar links externos, já o Face permite a denúncia de links suspeitos. Mas sendo mais direto, considero o Facebook seguro também, mas sendo muito difícil de mexer, o que acaba fazendo com que a gente fique mais tempo procurando por um comando ou aplicativo para realizar uma configuração. E no meu caso, (disse meu caso) detesto perder tempo. Concordo em partes com o Paulo e o Ismael, que a mídia dando ênfase a um assunto de interesse ou não, acaba influenciando a opinião das pessoas, e isso é fato, por isso, não me deixo influenciar e vou continuar a usar o Orkut. kkkkkk abraços

  • Luiz CArlos Pauli diz: 11 de setembro de 2011

    Tenho Orkut e Facebook, mas com certeza, o Orkut é o preferido., Acho mais fácil, mais leve, mais amplo o Orkut. O Facebook é na minha opinião, pesado na estrutura.

  • Ana Mazzarolo diz: 11 de setembro de 2011

    Nada tenho contra o Orkut, mas depois que comecei a viajar para fora do Brasil e fazer contato com estrangeiros, eu sempre ouvia a mesma pergunta: "Orkut! Não tenho, nem conheço direito. E você, tem Facebook?" Então, me obriguei a abrir uma conta no Facebook, senão perderia meus correspondentes internacionais. Como tenho mais de 30, acabei deletando meu Orkut, porque não tinha paciência de atualizar um e outro. Responder scraps cá e lá. Infelizmente, na minha opinião, é nosso mundo globalizado quem vai ditar qual será o próximo Facebook! É inevitável!

  • Robbie Fowler diz: 11 de setembro de 2011

    Melhor que deixem o orkut para a turma da inclusão digital e da lan house como é hoje, assim livra o fbk destas pestes, pelo menos por um tempo antes do orkut ser extinto.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Obrigada pelo relato, Paulo. :)

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Nossa, que legal, Ronaldo. :)

  • Rodrigo Pedroso Tolio diz: 11 de setembro de 2011

    Eu praticamente só uso o facebook, mas acho que o orkut ainda é muito melhor quando se trata do uso em comunidades. Da para organizar informação de forma muito melhor no orkut do que no facebook.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Sou da opinião de que o Google+ tem sido importante para fazer com que o Facebook acelere o ritmo de melhorias e atualizações no serviço globalmente, como os novos recursos de privacidade a la Google+ (comentei no post http://migre.me/5FvmP). Ë fundamental que tenhamos concorrência na área, assim ninguém fica acomodado e nós usuários ganhamos redes sociais melhores. Na minha opinião, quem mais tem se beneficiado com o G+ são os usuários cativos do Facebook devido às melhorias que o serviço tem implementado desde então) – até abordei esse assunto na minha coluna no caderno ZH Digital da semana passada.
    Ah, no G+, também curto o Hangout.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Mais uma vez, obrigada pelos pitacos, pessoal.
    Vou abordar este assunto também na coluna Tecnologia na Cabeça da próxima quarta-feira no caderno ZH Digital.

  • Luciano diz: 11 de setembro de 2011

    Olha, como um internauta e outro comentaram, tenho perfil nos 2, acesso os 2 mas, não me atrai nada o "Face".
    Acabei tendo de te-lo em função da necessidade de contato com outras pessoas que já não usavam mais o orkut ou, simplesmente não o tinham! São as gerações se adaptando e numa velocidade muito maior!
    Vejo que o pessoal do "Face" parece mais ágil e articulado nas mudanças e adaptações com o seu público, enquanto que o orkut tem uma postura um tanto quanto mais conservadora.
    Particularmente prefiro o orkut, uma plataforma mais simples e mais dinâmica para as minhas necessidades…

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Estuda-se mesmo isso em cursos de jornalismo. É a chamada "teoria do agenda-setting".
    E esse teu comentário me remete ao que aconteceu com o Twitter lááá em 2009, quando começou a cair no gosto de formadores de opinião. Lembra do primeiro tweet da Oprah? Ou da disputa entre o Ashton Kutcher e a CNN para quem chegava primeiro à marca de 1 milhão de seguidores? Pois é.

  • João diz: 11 de setembro de 2011

    A principal diferença entre o Facebook e o Orkut é que no primeiro as pessoas escrevem "COM CERTEZA" e no segundo, escrevem "CONCERTEZA"

  • ana diz: 11 de setembro de 2011

    prefiro o orkut também.
    acho mais organizado, mais interessante e melhor para interagir com os amigos. além disso, têm as comunidades, onde sempre é possível trocar informações e compartilhar interesses.

  • vanessanunes diz: 11 de setembro de 2011

    Para os orkuteiros, lembrando: este blog tem uma comunidade lá: http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=95827346
    E o blog também tem uma página no Facebook: http://www.facebook.com/BlogdaVanessa

  • Pedro diz: 11 de setembro de 2011

    Dionatan, minha resposta foi para o Paulo, não para você. Paulo está deliberadamente tirando onda com seu nome, identificando ele como originário de classe popular, que agora está acessando a internet, o que para ele não deveria acontecer. Concordo que o pessoal que acessa a partir das lan houses deveria ter sido incluído na pesquisa. Abraço.

  • Augusto diz: 11 de setembro de 2011

    Tenho perfil no Facebook e no Orkut. A grande vantagem do último são as comunidades. O Orkut também me parece ser de mais fácil interatividade, com ferramentas mais intuitivas e uma plataforma mais simples. Lamentavelmente o site foi forçado a implementar certas barreiras que protegem a privacidade de seus usuários. Antigamente uma das coisas mais legais era poder bisbilhotar à vontade o perfil das outras pessoas, ver fotos e ler todos os scraps. Com as limitações de hoje, o Orkut perdeu a graça. O Facebook, no meu modo de ver, só é bom pra encontrar amigos e colegas que já não vemos há muitos anos. Não tenho a menor afinidade com a filosofia Facebook. Acho aquilo muito chato e confuso.
    O Twitter então….sei lá como aquela porcaria deu certo. Só serve pra divulgar as atividades de pessoas e entidades públicas e famosas. Pra mim é uma grande perda de tempo…visto pelos olhos de um usuário desconhecido do grande público. Não frequento aquilo lá há vários meses.

  • Cleber diz: 11 de setembro de 2011

    Orkut vai acabar, só é questão de tempo, se ñ fosse o caso o Google investiria nele e ñ criaria uma nova rede social. Aliás todos os esforços do Google estão no Plus. Vai ser cada vez mais inseguro utilizar o Orkut.

  • dionatan diz: 11 de setembro de 2011

    O paulo se expressou muito mau, pois entendi que meu nome vem originario do estrangeiro… Dionatan,Dionathan, dionatha e por ae vai,,, inclusão digital…referente ao nome… tipo, jhon, poul etc…

  • Tiago diz: 11 de setembro de 2011

    Também tem que parar de chamar de "FB". Qual é o critério?

Envie seu Comentário