Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

O que vem pela frente

04 de janeiro de 2012 0

Comandos por voz e por gestos serão grandes hits do mundo tecnológico em 2012. Gigantes como Apple, Google e Microsoft estão de olho em uma mudança ainda mais drástica no jeito em que interagimos com os eletrônicos porque usar o toque dos dedos para controlar os hoje onipresentes smartphones e tablets foi mesmo só o começo. A onda da vez é falar com o aparelho.

Apesar dos comandos de voz não serem nenhuma novidade, até então não tinham se popularizado para valer. Com o hype em torno do Siri, o inteligente assistente pessoal do iPhone 4S, crescem as apostas de que o Google também esteja preparando algo do gênero a partir de seu crescente investimento em serviços de indicações locais. Em dezembro, comprou a Clever Sense, que desenvolve o Alfred, um aplicativo de recomendação de bares e restaurantes disponível para iOS e Android. A Zagat, famosa por seus guias com reviews de restaurantes, foi outra aquisição do Google em 2011.

E que tal gesticular para os seus gadgets? Nesse caso, é bom ficar de olho na evolução do Kinect, acessório de captura de movimentos do Xbox 360. Em 2011, a Microsoft liberou o SDK (kit de desenvolvimento) do Kinect para PC, permitindo a criação de aplicativos para o Windows que sejam controlados por gestos, o que deve estrear em 2012. Para uma prévia do potencial dessa tecnologia, assistam a este vídeo aí:

Sua voz, os seus gestos e também o seu rosto. Em 2011, o Google lançou o Face Unlock, recurso do Android 4.0 que permite destravar o telefone com reconhecimento facial, o que ajudou a colocar essa tecnologia sob holofotes. E o iPhone pode ser o próximo a contar com uma novidade do tipo, como se especula a partir da informação de que a Apple registrou uma patente de reconhecimento facial. Também vale lembrar que a IBM está prevendo no seu relatório de tendências para daqui a cinco anos o fim da senhas, com a popularização do reconhecimento de voz e varredura da retina como meios de identificação.

*Texto (com adendos) da coluna Tecnologia na Cabeça desta semana

Bookmark and Share

Envie seu Comentário