Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Conheça a impressora 3D gaúcha

10 de fevereiro de 2012 0

Fotos: Vanessa Nunes

Imagine fabricar em casa um porta fone de ouvido, como este aí da foto acima. Com a tecnologia de impressão 3D, esse tipo de tarefa será cada vez mais comum. E quem está de olho nesse novo mercado é Rodrigo Krug, que fundou a Cliever, empresa pré-incubada na Raiar da PUCRS.

A Cliever aproveitou o evento de tecnologia Campus Party, em São Paulo, para lançar uma impressora 3D. O produto chegará ao mercado nacional em maio custando cerca de R$ 4 mil.

O foco inicial será nas vendas para pequenas empresas que precisem fazer protótipos de produtos e maquetes, mas Krug também sonha ver a tecnologia de impressão 3D disseminada entre usuários domésticos. Por exemplo, na quebra do bocal da mangueira de um aspirador de pó, uma dona de casa poderia usar uma impressora 3D para “fabricar” um substituto.

A impressora desenvolvida pela Cliever cria objetos com dimensões de até 18x18x18cm. Como mostra a imagem abaixo, uma impressão está em andamento:

Para ajudar na popularização da tecnologia, Krug pretende oferecer no seu site uma espécie de rede social – uma “rede das coisas”, brinca – onde será possível compartilhar projetos 3D para impressão. Esses designs podem ser construídos em softwares de modelagem como o Autocad. Além disso, a tecnologia ganhou um incentivo extra com o site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay passou a oferecer uma seção “Physibles”, que traz modelos de objetos físicos para impressão 3D.

A impressora exibida nas fotos deste post – que é um protótipo final – é conectada ao computador e usa um software livre para o controle da impressão, mas o modelo que chegará ao mercado terá entrada USB, assim será só conectar uma pen drive com o arquivo para impressão, explica Krug.

Em vez de papel e tinta, a impressora 3D usa um filamento plástico, como dá para ver na imagem a seguir. A Cliever também fornecerá o suprimento, que custará cerca de R$ 60 o quilo.

Vanessa Nunes viajou para a Campus Party a convite da organização do evento

>>> Confiram tudo o que já foi publicado sobre a Campus Party aqui no blog

>>> Acompanhem o blog pelo Facebook e Google+

Bookmark and Share

Envie seu Comentário