Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma esfera touchscreen

10 de fevereiro de 2012 0

Foto: Vanessa Nunes

Esta foto aí é do Furo Olho, que pode ser visto na Zona Expo, área do evento de tecnologia Campus Party que é aberta ao público, no Anhembi, em São Paulo. Trata-se de uma tela esférica sensível ao toque.

A criação é da OVNI Lab, uma empresa de sistemas interativos do Rio. A tela exibe imagens do relevo de Marte, as temperaturas dos oceanos na Terra e informações sobre a superfície de outros planetas, tudo com base em dados da Nasa. É uma verdadeira aula de geografia.

Téo Ferraz Benjamin, sócio da empresa, explica que a estrutura conta com uma câmera com filtro infravermelho que capta o movimento das mãos e  que as imagens projetadas precisam ser distorcidas por software para serem exibidas na tela esférica. Quando se fica com a mão por cinco segundos no topo da estrutura, muda o cenário. É possível navegar pelos ambientes como se faz girando um globo.

Benjamin conta que o produto foi criado em outubro a pedido de uma empresa que queria mostrar os pontos no globo terrestre onde está localizada. Mas como dá para ver pela demonstração na Campus Party, há grande potencial educacional, principalmente em aulas de geografia.

Vanessa Nunes cobre a Campus Party a convite da organização do evento

>>> Confiram tudo o que já foi publicado sobre a Campus Party aqui no blog

>>> Acompanhem o blog pelo Facebook e Google+

Bookmark and Share

Envie seu Comentário