Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

A "facebookização" do Instagram

09 de abril de 2012 0

Imagem: reprodução

Chega a ser irônico. Com a estreia do Instagram para Android na semana passada, muito se falou de “orkutização” do aplicativo, que era até então exclusivo para iOS.

Na cabeça do brasileiro, “orkutizar” significa popularizar, mas o termo traz também um certo preconceito besta em relação à inclusão digital que povoou o Orkut de “miguxos” com seus erros de português e fotos sem noção tiradas em frente ao espelho do banheiro. A propósito, a página orkutgram.tumblr.com se propõe a reunir cenas “instagramadas” que pecam em glamour.

Nesta segunda-feira, com o anúncio de compra do Instagram pelo Facebook, descobre-se que o futuro do Instagram passará por um fenômeno ainda maior que o de “orkutização”, a sua “facebookização”.

Rede social mais popular do planeta, o Facebook tem um potencial e tanto para impulsionar a popularização do Instagram, e é exatamente esta a intenção, fazer o Instagram crescer ainda mais, como afirmou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

Aliás, Zuckerberg também disse que nada mudará no Instagram, que continuará como um serviço independente. Resta torcer que seja verdade.

A compra do Instagram foi uma bela jogada do Facebook, ainda mais considerando a compulsão que as pessoas têm em compartilhar fotos (algumas até bem desnecessárias) em redes sociais. Como há vários outros aplicativos por aí que fazem a mesma coisa que o Instagram, o segredo do seu sucesso não está na tecnologia que desenvolveu, mas na marca que construiu e comunidade que formou.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário