Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Siri mais poderosa

11 de junho de 2012 0

CEO Tim Cook apresenta novidades da Apple na conferência mundial de desenvolvedores da empresa. Crédito da foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Talvez os lançamentos da Apple desta segunda-feira não tenham dado as manchetes que muitos jornalistas gostariam (afinal, nada de um novo iPhone), mas eu achei os anúncios bem significativos sob dois pontos de vista:

1) Teve um lançamento que é mais importante do que pode parecer.

Como aguardado, a Apple apresentou o iOS6, a nova versão do sistema operacional para os seus dispositivos móveis, que estará disponível na primavera. Alguns destaques:

- O iOS6 será totalmente integrado com o Facebook.

- A assistente pessoal por voz Siri estará disponível também para iPad.

- Siri passará a informar resultados esportivos.

- Devido a uma parceria com o site Rotten Tomatoes, Siri contará com informações sobre filmes e poderá até comprar o seu ingresso para o cinema.

- Siri poderá abrir aplicativos para você.

-  Siri contará com informações sobre estabelecimentos comerciais a partir de uma integração com o Yelp. Ou seja, ela poderá até sugerir restaurantes para você com base nos reviews que esses estabelecimentos receberam.

- O iOS passará a ter uma ferramenta própria de mapas 3D da Apple (na imagem abaixo, sendo apresentada por Scott Forstall, vice-presidente de iOS). Destaque para o bacanérrimo Flyover, recurso que permite “voar” sobre uma cidade. A ferramenta também terá navegação ponto a ponto e informações sobre trânsito.

Crédito: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Bem, o que considero mais importante sobre a Apple ter uma ferramenta própria de mapas não é fato de competir com o Google Maps. Lançar uma ferramenta própria de mapas faz todo o sentido estrategicamente para a Apple. E o motivo para isso é a Siri. Esta, afinal, é uma forma de deixar a Siri ainda mais poderosa. Digo isso chamando a atenção para o que considero um recurso-chave anunciado nesta segunda-feira: a integração da Siri com a ferramenta de mapas da Apple.

Por isso, as novidades do iOS precisam ser vistas como um todo. Soma-se aí mais o anúncio do Eyes Free. É que a Apple fechou uma parceria com nove grandes montadoras para que implementar a Siri em seus veículos. Algo que promete.

Ah, é importante avisar: a Siri ainda não aprendeu a falar português. :(

2) Teve um lançamento rotineiro que era exatamente o que eu queria.

Nesse caso, refiro-me às atualizações dos computadores da Apple. O motivo é bem pessoal: tenho adiado a compra de um computador novo no aguardo pela nova geração de Macs.

grande destaque foi o lançamento da versão de 15 polegadas do MacBook Pro com tela Retina (ou seja, de alta definição, como no novo iPad). A máquina (foto abaixo) impressiona ainda pelo peso de apenas 2,02 kg e pela espessura de 1,8 cm.

Crédito: Apple, divulgação

Ah, a linha Air também foi atualizada. Vale sempre lembrar que, se hoje ultrabook é palavra da vez no PC, é porque a Apple mostrou antes que ultrafinos potentes era o caminho a ser seguido.

Ainda falando sobre Macs: a nova versão do sistema operacional para computadores da Apple, o Mac OS X Mountain Lion, chega no mês que vem. O grande destaque ali é uma maior integração dos Macs com iPhones e iPads. Uma das novidades interassantes é a inclusão do recurso de ditado.

Como se pode ver, a Apple quer mesmo emplacar a voz como meio de interação dos usuários com os seus gadgets.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário