Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Hoje faz cinco anos que os primeiros iPhones chegaram às lojas

29 de junho de 2012 0

Este aí é o iPhone 4S, a quinta geração do smartphone da Apple. Crédito: divulgação

Cinco anos podem até não ser um tempo tão grande assim, mas parecem uma vida inteira se considerarmos a velocidade em que as coisas evoluem no mundo tecnológico.

Pois é essa a minha impressão ao pensar que faz cinco anos nesta sexta-feira, 29 de junho, que os primeiros iPhone chegaram às lojas. Como hoje os smartphones com telas sensíveis ao toque são onipresentes, chega a ser até difícil imaginar como fazíamos para usar telefones antes do iPhone.

Devemos ao telefone da Apple o início da era pós-PC. O aparelho foi um divisor de águas, muito embora não tenha sido o primeiro smartphone – o BlackBerry, por exemplo, já fazia sucesso naquela época, principalmente entre executivos.

Mesmo no próprio iPhone, o salto foi gigante nesses cinco anos: a primeira geração, lá em 2007, não tinha 3G, loja de apps e sequer o recurso de copiar e colar. O aparelho foi lançado inicialmente apenas nos Estados Unidos e atrelado a um contrato de três anos com a operadora AT&T. No Brasil, chegou às prateleiras apenas em 2008.

Mas os consumidores já estavam em listas de espera em uma loja de Porto Alegre  antes mesmo das vendas no mercado americano começarem naquele 29 de junho de 2007. A expectativa dos gaúchos pelo primeiro iPhone é o que relato nesta reportagem que reproduzo a seguir, que foi publicada há cinco anos na Zero Hora. Naquela época, produtos da Apple não eram tão populares como são hoje.

Chamo ainda a atenção para o que me disse a analista do Garter Elia San Miguel lá em 2007: “Apesar da pouca informação sobre o iPhone, há muita expectativa. A Apple não é do mercado de celular, mas tem tradição de que todos os produtos que faz são um marco.”

Pois é, e o iPhone foi mesmo!

Bookmark and Share

Envie seu Comentário