Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Eu pedia bonecas, crianças de hoje querem apps

02 de julho de 2012 1

Quando eu era pequena, pedia bonecas e ursinhos de presente para os meus pais – ou jogos novos para o videogame quando um pouco maiorzinha. Crianças de hoje – vejam só – pedem apps, ou então créditos para avançar fases nos games.

Mas eu cresci nos anos 80, em um mundo sequer sem banda larga, enquanto hoje é como se tablets, cada vez mais populares, fossem feitos para os pequenos. Um bom retrato disso vem daquele vídeo com mais de 3,7 milhões de visualizações no YouTube passando a ideia de que, para uma criança, uma revista é um iPad que não funciona.

Essa realidade, claro, traz um novo desafio para os pais, como mostra uma reportagem bem bacana da Marina Goulart publicada no domingo na ZH (leiam aqui): as crianças não só têm seus aplicativos preferidos como querem que os pais comprem créditos para avançar nos jogos. E mais: no caso do desenvolvedor Pedro Nunes, como contei aqui no blog lá em 2011, ele chegou a criar um aplicativo para iPad atendendo a uma demanda de sua filhinha.

Vendo as opções que as novas gerações encontram no mundo tecnológico, eu confesso, tenho uma certa inveja. Principalmente quando me deparo com aplicativos como o ABC da Abelhinha, que custa US$ 2,99 e  ajuda no aprendizado do alfabeto de uma forma tão lúdica. Testei o aplicativo e fiquei encantada com as possibilidades.

Imagens: reprodução

Há vários outros aplicativos educacionais para criançada, oferecendo formas bem instigantes de estudar geografia, ciências etc. em tablets e smartphones (é só dar uma pesquisada com calma na App Store ou Google Play, para citar as duas lojas de apps mais populares), mas ainda não há tantas opções em português como se gostaria. Não que isso seja um empecilho para os pequenos. Há apps em que o idioma pouco importa. Aliás, um dos tipos de aplicativos que mais fazem sucesso são os de pintar e desenhar. Em vez de lápis de cor ou giz de certa, os próprios dedinhos. Muito mais divertido (e ainda sem o risco da mesa, da roupa ou do corpo da criança terminarem coloridos também). Abaixo, uma opção gratuita para o iPad, o Draw Free.

Leiam também:

Dicas de sites e apps para a criançada

Dica de vídeo: Ética hacker para crianças e adolescentes

Bookmark and Share

Comentários (1)

  • Sandman diz: 2 de julho de 2012

    Eu jogava bolinha de gude e pião! hoje em dia as crianças nem sabem o que é isso.

    Meu filho me surpreendeu essa semana, a alguns dias comprei um Nintendo Ds para ele, e tem uma função que parece o Paint Brush, poren tem apenas cores basicas, e ele pegou o kit de esmaltes d aminha esposa e usando a camera do DS ele capturava a cor do esmalte para poder usar no Paint Brush, eu demorei para compreender a dinamica dele, fui surpreendido. E fiquei muito feliz com ele. Mas para uma criança de 5 anos, acho que ele se superou hauhauahahu Geek já nessa idade! São assim as crianças de hoje em dia! Se soubermos educar, dar acesso a informação, serão adultos, muito mais criativos que nós.

    Bem vinda a evolução!

    Vo procurar alguns app para o tablet da minha esposa, que ele usa! hauhauhauha

Envie seu Comentário