Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Na briga dos sistemas operacionais móveis

11 de julho de 2012 0

Crédito: Mozilla, divulgação

Quando a gente olha o mercado de dispositivos móveis, o que salta aos olhos é uma briga já bem acirrada entre o mundo iPhone e Android, com o Windows Phone correndo atrás e o BlackBerry ficando cada vez mais para trás. Só que essa disputa promete ficar ainda mais interessante a partir do início de 2013, quando chegarão ao mercado os primeiros smartphones com o sistema operacional móvel da Mozilla, que passou oficialmente a ser chamado de Firefox OS.

E vejam só: o Brasil será o primeiro país em que aparelhos com a plataforma serão lançados, como parte do portifólio da Vivo. Dois fabricantes já embarcaram no projeto, a Alcatel e a ZTE.

O grande destaque do Firefox OS é ser uma plataforma baseada na tecnologia HTML5 e voltada a aparelhos mais baratos. Antes de se empolgar demais, não dá para esquecer que o sucesso de um sistema operacional móvel passa por ter um ecossistema forte, ou seja, apps – e isso não é algo que se constrói de uma hora para outra. De qualquer forma, é de se levar conta o que Carlos Domingo, diretor de produto e inovação da Telefônica, parceira da Mozilla no projeto, disse ao site TechRadar: 75% dos apps no Google Play e Apple App Store são feitos em HTML5 e, portanto, poderão ser portados facilmente para o Firefox OS.

Siri vs. Google Now

A grande tendência do mundo smartphone é que o aparelho assuma cada vez mais o papel de assistente pessoal. A Apple levantou essa bola com a Siri, mas é o Google Now que agora está prometendo dar um passo a frente. Com o novo recurso do Android 4.1 (Jelly Bean), a proposta é apresentar aos usuários informações personalizadas como rotas alternativas para um congestionamento e os resultados do seu time de coração sem que a pessoa precise perguntar por isso (vejam só no vídeo abaixo, em inglês).

Como o Google Now faz isso? Ora, levando em conta a sua agenda, localização e histórico de buscas. Alguém aí ainda duvida que o smartphone é o novo Big Brother?

* Texto da coluna Tecnologia na Cabeça desta semana (com adendos)

Bookmark and Share

Envie seu Comentário