Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um pinguim para chamar de seu

25 de julho de 2012 0

A melhor forma de entender o que são as distribuições do sistema operacional GNU/Linux é pensá-las como diferentes "sabores" da plataforma. Há sabores para todos os gostos. Então, se você perguntar a um usuário do GNU/Linux por quais distribuições ele já aventurou, não estranhe se a resposta for longa. É mesmo comum experimentar várias delas até achar a mais adequada as suas necessidades e preferências, ou seja, um Linux para chamar de seu.

Essa característica do mundo Linux é decorrência do fato de ser software livre, em que o código-fonte (a receita do software) pode ser visto, copiado, modificado e distribuído livremente, permitindo assim criar distribuições com diferentes focos. Mas será que isso não acaba sendo confuso para aqueles que desejam dar os primeiros passos no mundo Linux?

- Pela ótica de que as pessoas estão acostumadas com um conjunto pronto, sim - responde Rodrigo Troian, coordenador de conteúdos do 13º Fórum Internacional Software Livre (Fisl13).

Testes como um oferecido em http://tinyurl.com/testelinux tentam ajudar internautas a escolher a distribuição voltada ao seu perfil. Mas a dica de Troian é ter calma e se divertir testando:

- O Linux é ótimo para curiosos - afirma.

É o caso do desenvolvedor Álvaro Justen, 25 anos, de Niterói (RJ), que se aproveita dos diferentes focos possibilitados pelos sabores do Linux. Ele usa Ubuntu em um laptop devido à facilidade característica dessa distribuição. Em um servidor que possui, colocou o Debian por causa da estabilidade que oferece. Já no desktop, a escolha foi o Arch Linux pelo controle e rapidez proporcionada.

- Não ia instalar o Arch no computador da mãe. Com o Linux, você tem liberdade de escolher a distribuição de acordo com o foco. Há mais flexibilidade - resume Justen, que deu os primeiros passos no mundo Linux com o Kurumin, a extinta distribuição nacional.

O estudante de análise de sistemas Alisson Silveira, 18 anos, de Alegrete,  já passou pelo Kubuntu, Debian, Mandriva e Open Suse, mas hoje é usuário do Ubuntu. Entre os motivos, a facilidade de instalação e uso, além do fato de que essa distribuição tem uma comunidade de apoio bem grande. É que o Ubuntu é o "sabor" Linux mais conhecido. Distribuições como RedHat e Suse são forte em nível empresarial, e o Debian é bastante usado em servidores. Entre usuários domésticos, o Mint é outra distribuição que está ganhando cada vez mais atenção.

As especificidades das diferentes distribuições do GNU/Linux e como a comunidade brasileira contribui com elas serão tema de um painel que será realizado no sábado, às 11h15, em uma parceria do Fisl13 e da Campus Party Recife. Em Porto Alegre, estarão usuários do OpenSuse, Gentoo e Fedora; em Recife, defensores do Ubuntu e do Debian. A atividade terá transmissão ao vivo pela internet (vejam como acompanhar o Fisl13 sem sair de casa).

* Texto da coluna Tecnologia na Cabeça desta quarta-feira no ZH Digital, com adendos. Crédito da foto: Tadeu Vilani, banco de dados, Zero Hora

Confiram também:

Uma rede social só para quem curte software livre

Dica de vídeo: 20 anos de Linux, completados em 2011

Tirem suas dúvidas sobre software livre

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

Envie seu Comentário