Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

"Como o Fisl mudou o rumo da minha vida"

28 de julho de 2012 0

Por Paula Siqueira*

Dei umas voltinhas pelo 13º Fórum Internacional Software Livre (Fisl13), evento encerrado neste sábado em Porto Alegre, para sentir um pouco da atmosfera nerd que, um ano antes, me motivou a mudar o rumo da minha vida. Quando participei do fórum pela primeira vez, em 2011, eu cursava o quarto semestre de Relações Públicas. Hoje, estudo informática.

Estar envolvida em todas aquelas discussões de democratização do conhecimento no Fisl12 foi algo único pra mim. Conhecer esse universo abriu meus horizontes, me fez pensar que a minha carreira poderia ter um outro norte. Foi umas das vezes em que eu senti que realmente queria fazer parte disso. Foi mágico.

Tecnologia era uma área que sempre me fascinava, tanto sempre que busquei qualificações paralelas na área enquanto eu estudava comunicação. De certa forma, eu já aliava esses dois mundos ao trabalhar como webdesigner.

Também fui influenciada pelo convívio com duas pessoas: Diego Silveira, meu “namorido”, que também é da área de informática, e Gabriel Zigolis, que foi meu professor em um curso de webdesign e hoje é meu amigo.

Mesmo assim, mudar de curso não foi uma decisão fácil. As pessoas achavam até que eu estava ficando louca. Não dei bola e segui em frente, mas tenho que confessar: a primeira aula, de Introdução a Sistemas de Informação, foi um choque. O professor falava várias siglas que não faziam sentido nenhum pra mim, ensinava contas com códigos binários, sem citar que entrar numa sala em que 98% são homens – calados e concentrados – é um pouquinho assustador (e algo bem diferente da Famecos, onde eu estudava antes). No final, deu tudo certo. Penei em matemática, mas passei nas disciplinas.

Se eu me arrependo? Só de não ter me aventurado pelo Fisl antes.

* Paula Siqueira (na foto com o Tux) tem 25 anos, é webdesigner e estudante de Sistemas de Informação na PUCRS. No Twitter, é a @tevaagustar. Em 2011, Paula escreveu vários posts legais aqui no blog sobre o Fisl. Crédito da foto: arquivo pessoal.

Leiam também o relato de quem conseguiu um emprego graças ao Fisl

Bookmark and Share

Envie seu Comentário