Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Resumão tech da semana

29 de julho de 2012 0

Foto: ASL, divulgação

Este será um resumão tech três em um. Separei destaques do Fisl, da Campus Party Recife e mais uma seção com outros assuntos da semana.

Começando pela 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (Fisl13), em Porto Alegre:

* Com 7709 inscritos de 22 países, o Fisl13 fez de Porto Alegre mais uma vez a capital do software livre e da defesa da liberdade na internet. O Tux, pinguim-símbolo do Linux, e o mascote do Firefox marcaram presença (foto acima). O Konqi (abaixo), mascote do KDE, também estava lá.

Crédito da foto: ASL, divulgação

* Em outros posts daqui do blog, vejam fotos do ônibus hacker estacionado no Fisl13, conheçam um projeto de robótica livre apresentado no fórum e confiram o relato de quem mudou o rumo de sua vida graças ao evento.

* Em ZH Economia, leiam: Fundador do Partido Pirata vê Brasil como líder em defesa da liberdade na internet.

* Lá do Link Estadão: Fórum do Software Livre atinge maturidade.

* Do TechTudo: Jon Maddog Hall ensina como ganhar dinheiro com software livre.

Presidente da Linux International, Maddog é figurinha carimbada no Fisl, e vejam só: as palestras dele sempre lotam. Crédito: Flickr do Percurso da Cultura, divulgação

* Anunciado o Banco Colaborativo da Ada Digital (BCAD), que tem a proposta de facilitar a divulgação de projetos de software livre. Mais sobre o projeto em www.bcad.adadigital.com.br.

* Este foi um Fisl não só de software livre, mas também de hardware livre. Aliás, vocês já ouviram falar em Brasuíno? É a versão tupiniquim do Arduino. Confiram em brasuino.holoscopio.com.

* Do site oficial do Fisl13: Lançado projeto que resgata a história do software livre no Brasil. Aliás, lá também dá para conferir várias entrevistas com participantes do evento (softwarelivre.org/fisl13/videos).

Crédito: ASL, divulgação

@@@

Outro evento de tecnologia importante realizado nesta semana foi a Campus Party Recife:

* Para ter uma ideia da beleza que é um evento desses, cheguem aqui para conferir uma foto em 360º da arena dos campuseiros.

Foto: Eudes Santana, divulgação

* O blog oficial da Campus Party no Brasil é um excelente ponto de partida para quem quer ficar por dentro do que rolou em Recife. O endereço é blog.campus-party.com.br.

* O mais bacana é que vídeos das palestras da Campus Party Recife já estão no YouTube. Então aproveitem o resto de domingo  para conferir, em especial, as apresentações de Bel Pesce (empreendedora brasileira que faz sucesso no Vale do Silício), Alexandre Hohagen (vice-presidente do Facebook para América Latina), Mike Comberiate (engenheiro emérito da Nasa)Rick Falkvinge (fundador do primeiro Partido Pirata do mundo)Gina Gotthilf (que comanda o Tumblr no Brasil).

@@@

Mais notícias da última semana no mundinho tech:

* Vocês sabiam que as Olímpiadas, que começaram na sexta-feira, têm três apps oficiais? Vejam neste post.

* A Apple lançou o Mountain Lion, nova versão do sistema operacional para Macs, disponível por 20 dólares na Mac App Store. A plataforma aumenta a integração com o iOS, plataforma de iPhones e iPads. Destaque para a estreia no Mac do Notification Center, Game Center e Dictation.

* A central de apps do Facebook, que tinha sido inaugurada em junho, chegou aos usuários brasileiros. Espiem em www.facebook.com/appcenter. Sobre a estreia do Facebook no mundo das apps stores, eu já tinha comentado neste post aqui.

* A Nokia lançou dois smartphones no mercado brasileiro: por R$ 1799 o Lumia 900 (com Windows Phone) e o 808 PureView por R$ 1999 (é aquele que tem uma poderosa câmera fotográfica de 41 MP e, infelizmente, roda Symbian).

* O Google anunciou um serviço de BANDA REALMENTE LARGA e TV por assinatura por meio de fibra óptica que estará disponível, inicialmente, em Kansas City, nos Estados Unidos. No Google Fiber (fiber.google.com), um pacote de internet de 1 Gbps sairá por 70 dólares mensais. Este vídeo aí divulga a novidade:

* Comentei aqui outra novidade do Google: a possibilidade de escrever à mão (em vez de digitar) na tela de tablets e smartphones um termo para pesquisa no Google.

DICA DE VíDEO DA SEMANA:

* Espiem este curta-metragem feito como projeto de graduação de alunos de um curso de artes que mostra uma visão de um futuro em que carregaríamos a internet nas nossas lentes de contato:

Bookmark and Share

Envie seu Comentário