Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A quase suspensão do Facebook no Brasil

11 de agosto de 2012 0

Crédito: Facebook, reprodução

Possivelmente você já está sabendo: um juiz de Florianópolis tinha decidido suspender o Facebook no Brasil por 24 horas, mas depois voltou atrás por entender que a rede social está colaborando com o TRE catarinense.

Ufa, prevaleceu o bom senso.

Eu estava aqui martelando minha cabeça tentando entender o que leva um juiz a tomar uma decisão dessas. A justificativa era de que o Facebook não tirou do ar uma página com agressões a um candidato em Floripa. No meu entendimento, isso significaria penalizar todos os “facebookeiros” brasileiros por causa de uma página anônima contra um político. Então essas foram as explicações que cogitei:

1) Um juiz que ESTÁ QUERENDO GANHAR HOLOFOTES;

2) Um juiz que QUER DEMONSTRAR PODER;

3) Um juiz QUE NÃO ENTENDE A INTERNET.

A Justiça brasileira tem um histórico de mancadas quando o assunto é internet. O caso mais célebre é, claro, a retirada do YouTube do ar no Brasil por causa de um vídeo íntimo da modelo Daniella Cicarelli.

Já o caso mais patético ocorreu nas eleições de 2008, quando uma decisão da Justiça Eleitoral do Ceará de tirar o Twitter do ar por causa de um perfil falso de uma candadita acabou vitimando um blog homônimo.

@@@

A quase suspensão do Facebook no Brasil deve servir de alerta já que recém estamos no início do período eleitoral. Como a internet está apinhada de fakes e trolls, mandar tirar do ar Facebook ou Twitter é o tipo de decisão que só serviria para ridiculizar o sistema judiciário brasileiro.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário