Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Smartcâmeras para a geração Instagram

29 de agosto de 2012 0

Pode até parecer exagero falar em morte das câmeras tradicionais, aquelas que só fazem fotos e vídeos, mas o ocaso desses gadgets é um dos grandes símbolos da geração Instagram, de fotógrafos de smartphones. Se você não é muito aficionado por fotografia nem um profissional da área, não faz mesmo muito sentido sair por aí carregando um gadget extra só para tirar fotos e fazer vídeos.

O argumento de que câmera de celular não faz foto de qualidade já não cola mais. Um exemplo disso foi visto nas Olimpíadas de Londres, quando o fotojornalista Dan Chung, do jornal The Guardian, ganhou notoriedade por fotografar o evento de um iPhone 4S. Com ajuda de acessórios e do aplicativo Snapseed, conseguiu um belo resultado (confiram em http://tinyurl.com/danchung).

Outro indicativo da evolução das câmeras de smartphones é o Nokia 808 PureView com o seus 41 MP. O aparelho só não impressiona mais porque roda o decadente sistema operacional Symbian.

De qualquer forma, ainda há esperança de uma sobrevida para as câmeras tradicionais, algo que passa pela tendência de esses gadgets ficarem mais parecidos com os seus algozes.

Crédito: Nikon, divulgação

A Nikon, um das marcas mais renomadas do mundo da fotografia, anunciou na semana passada um modelo de bolso com 16 MP de resolução que não apenas tem Wi-Fi e GPS como também roda o sistema Android, do Google. Ou seja, você pode até mandar e-mails e jogar Angry Birds na sua câmera fotográfica. A Coolpix S800c (foto acima e vídeo abaixo) só não tem a função de telefone – que é a que menos importa mesmo para muitos usuários de smartphones.

O produto será lançado no mercado brasileiro, mas a data e o preço ainda não foram divulgados (nos EUA, chega em setembro por US$ 350). Vale lembrar que a Coolpix S800c não é a primeira smartcâmera do mercado (a Polaroid SC1630 também roda Android), mas diante um setor que precisa se reinventar para dar conta desta geração Instagram, também não deverá ser a última.

O texto acima foi publicado minha coluna desta quarta-feira no caderno ZH Digital.

De lá para cá, tem novidade. É que a Samsung apresentou nesta quarta-feira um produto que comprova e reforça esta tendência de smartcâmeras que comentei no ZH Digital.

Trata-se da Galaxy Camera (abaixo), que também tem 16 MP e roda Android. Além de Wi-Fi, tem suporte 3G e 4G.

Crédito: Samsung, divulgação

Leiam também:

Precisamos de 41 MP na câmera do smartphone?

Bookmark and Share

Envie seu Comentário